Teses e Dissertações

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  • Tese
    Efeitos das fusões e aquisições nos desempenhos de inovação e financeiro: como são afetados pelo setor econômico em que as firmas adquirentes atuam?
    (2022) HSUN, S. C.
    As fusões e aquisições (M&As, mergers and acquisitions) remontam ao surgimento da economia de mercado como uma das estratégias preferidas pelas grandes corporações para alavancar economias de escala e de escopo, participação e poder de mercado, além de prestígio e reputação. É esperado que as M&As contribuam para as firmas crescerem, aumentarem os lucros e obterem mais inovações em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos. A inovação, por sua vez, sustenta o crescimento e prepara as firmas para a competição diante das flutuações cíclicas da economia. Devido à complexidade dos temas, a literatura tem reportado trabalhos que relacionam M&As e inovação sob recortes teóricos que limitam a compreensão do fenômeno de maneira mais abrangente. Consequentemente, torna-se mais difícil identificar os possíveis desempenhos causados pelas M&As em cenários multifacetados. Para endereçar a lacuna, esta tese oferece três trabalhos que exploram o tema de forma complementar. Como introdução ao universo intrigado de M&As e inovação, o primeiro contribui à literatura com uma revisão sistemática com o uso de métodos mistos (revisão guarda-chuva e bibliometria). As novas direções descobertas pavimentaram o caminho para outros dois trabalhos hipotético-dedutivos em busca de respostas sobre as relações causais entre M&As e o desempenho das firmas adquirentes frente aos seus concorrentes em diferentes setores econômicos. Ambos os trabalhos contribuem à literatura sobre como as M&As afetam os desempenhos de inovação e financeiro entre os setores com diferentes perfis de inovação, competição e concentração. A rica nuance descoberta pelas múltiplas perspectivas setorial e temporal revela que os efeitos causados pelas M&As nos desempenhos de inovação e financeiro são distintos. Partindo do desempenho de inovação das adquirentes, as M&As geram resultados variados conforme o contexto setorial, sendo negativo no ambiente competitivo e positivo no inovativo ou no concentrado. Deve-se ressaltar que, entretanto, todos os setores caracterizados por algum perfil específico melhoraram a inovação das adquirentes quando comparados à amostra de todas as firmas sem diferenciação setorial. Por fim, como esperado, as M&As prejudicam o desempenho financeiro das firmas adquirentes. Como verificado com o desempenho de inovação, as características setoriais também afetam de maneira distinta o desempenho financeiro, sendo positivo no setor concentrado e negativo nos setores inovador ou competitivo. É notável que nenhum dos cenários é capaz de reverter a decadência do desempenho iniciada após as M&As
  • Tese
    Social business entrepreneurs' intuition in decision making: a proposal for the integration of the Garbage Can Model and the Cognitive-Experiential Self-Theory
    (2022) Dias, S. E. F.
    A maioria dos estudos e práticas organizacionais tem focado na racionalidade na tomada de decisão. Estudos indicam que o uso da intuição é importante para maior inteligência e otimização do desempenho dos negócios. Em tempos de crise, como os vivenciados atualmente no mundo (COVID-19), o uso da intuição e da análise de forma complementar torna-se ainda mais relevante. Os negócios sociais possuem uma característica única de hibridismo e semelhanças que podem potencializar o uso da intuição, diante disso e pela carência de estudos com esse objeto empírico, optou-se por centralizar a coleta de dados nesse público. Objetivo: O objetivo geral é entender como os empreendedores de negócios sociais tomam decisões, examinando o uso de intuição e análise deles. Adicionalmente, o objetivo específico é apresentar um framework que explique o uso da intuição e da análise na tomada de decisão, integrando as lentes teóricas Garbage Can Model (GCM) que explica a tomada de decisão não linear e a Teoria do Self Cognitivo-Experiencial (CEST) que explica intuição e análise como parte do processamento dual de informações do indivíduo. Método: Realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, utilizando o método indutivo por meio de entrevistas em profundidade realizadas com aplicação da Técnica de Incidentes Críticos. Estudos prévios também foram realizados para auxiliar no desenvolvimento da lacuna teórica e revisão sistemática da literatura. Resultados Encontrados: Nossos resultados indicam que os perfis cognitivos opostos dos empreendedores de negócios sociais se complementam no processo de tomada de decisão, quando há um alinhamento entre eles bem claro em relação ao propósito social do negócio. Esse resultado avança o conhecimento na literatura recente que indica uma tensão paradoxal entre intuição e análise na tomada de decisão nos negócios. Adicionalmente, nossos achados sugerem uma integração multidisciplinar entre as abordagens teóricas que explicam a intuição (CEST) e a tomada de decisão não linear (GCM). Contribuições Teóricas: Esse estudo avança o conhecimento de forma multidisciplinar por meio da introdução do GCM como uma nova lente teórica para o estudo da intuição. Além disso, ao contrário do que se esperava da revisão da literatura recente sobre intuição, tensões paradoxais não se mostraram relevantes na tomada de decisão dos empreendedores de negócios sociais, desde que haja a presença conjunta de alguns fatores indicados. A partir disso, propõe-se um framework conceitual integrando GCM e CEST. Contribuições Práticas: Os empreendedores de negócios sociais podem se beneficiar ao se conscientizar de como certos fatores podem afetar sua escolha no processo de tomada de decisão, o que pode ajudá-los a entender melhor sua relação com sua intuição. Além disso, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de ensino e treinamento a fim de otimizar a tomada de decisão. Originalidade: A visão multidisciplinar integrando duas abordagens teóricas para avançar e esclarecer conhecimentos sobre o uso da intuição na tomada de decisão, respondendo a uma lacuna no tema sobre a compreensão de conceitos aplicados a um objeto empírico inédito, o negócio social
  • Tese
    Garbage Can Model sob a perspectiva do Sensemaking: proposição do “Can” dos docentes que atuam nas plataformas MOOCs
    (2023) Correa, R. M. P.
    A literatura Garbage Can Model foi escolhida nesse estudo porque, dentre os diversos modelos não lineares de processo de decisão, é uma das proposições teóricas existentes que contribui na compreensão e no sentido de acúmulo de experiências e incidentes que foram ocorridos e que dão guarida para explicar as atitudes futuras. A metáfora “lata” apresenta-se neste estudo, como recurso metafórico, para ilustrar que as soluções acumuladas ao longo do tempo e que antecedem os problemas e desafios e, em geral, relacionadas às experiências marcantes ao longo da vida, ficam acumuladas na nossa “lata”, isto é, na memória de cada pessoa. No momento de decisão, a solução é retirada da “lata” e utilizada mesmo antes de existir o problema; portanto, é um processo de decisão não linear. E, sobretudo, em situações em que a decisão geralmente acontece quando a pessoa está diante de experiências inusitadas, complexas e dinâmicas. O objetivo desse estudo é avançar na metáfora “can” ou “lata” como nova proposição para a literatura Garbage Can Model, sob a perspectiva da teoria do Sensemaking. A proposta é compreender os tipos de “latas” em volume e consistência dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs, de cursos online abertos e massivos, massive open online courses. Para isso, refletir sobre o sentido que as suas experiências significativas nos âmbitos pessoal, profissional e acadêmico contribuem para a decisão de atuar nas MOOCs. Como contribuição teórica, após cinco décadas do artigo seminal (1972), esse estudo indica que a "lata" não pode ser vista de forma homogênea para diferentes indivíduos e distintos contextos organizacionais. Portanto, não houve proposição para a compreensão da metáfora “lata”, sendo que o "can" pode ser distinto para cada pessoa. A partir dessa descoberta, a lacuna teórica foi identificada na revisão teórica e nas entrevistas com 18 pesquisadores prolíficos que investigam a teoria Garbage Can Model. Além disso, mesclou-se as bases teóricas dos campos das organizações e gestão sobre o uso das metáforas. Esse estudo qualitativo e descritivo foi realizado utilizando a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), juntamente com o Método Dialógico. Ambos se constituíram como recursos metodológicos indutivos e interativos de investigação. Optou-se por entrevistas semiestruturadas e foi utilizada a técnica (TIC) na perspectiva do processo de sensemaking, a fim de compreender o sentido que as experiências significativas revelaram como solução para a decisão de atuar nas MOOCs, bem como apoiar as análises retrospectivas. Escolheu-se o Método Dialógico para refletir sobre as perspectivas de importantes pesquisadores que foram além do estado da arte. Esses caminhos permitiram tornar mais clara a compreensão dos tipos de “latas” dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs. Os resultados encontrados fundamentam nova proposição teórica do uso do modelo “Garbage Can” e, assim, se avança na metáfora “can”, isto é, a “lata”, para tomada de decisão como contribuição desta tese. Então, para o docente que apresenta processo de decisão não linear e tem obtido êxito em sua atuação, no contexto organizacional das plataformas MOOCs, sua “lata”, metaforicamente, indica maior volume e consistência leve e flexível. A contribuição prática indica a importância de acumularmos experiências, pessoais, profissionais e acadêmicas, em intensidade (esforço) e frequência (continuidade), de forma a elevar as chances de êxito em situações inusitadas, com pouca ou nenhuma referência anterior, a partir de um processo decisório não linear
  • Tese
    Matriz de avaliação de externalidades dinâmicas nos ecossistemas de inovação de dois programas estratégicos do setor aeroespacial de defesa
    (2022) Ramalho, T. de S.
    Os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas (FA) utilizam as estratégias de gestão da inovação radical e da inovação aberta em seu processo de escolha e desenvolvimento de P&D complexa, pois constituem na prática plataformas que integram conhecimentos diversos de alta intensidade tecnológica e científica. Entre os diversos programas desenvolvidos pelas FAs, estão o ASTROS 2020 do Exército Brasileiro (EB) - cuja empresa focal é a EMBRAER - e o F-X2 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB) - cuja empresa focal é AVIBRAS- ambos pertencentes ao setor aeroespacial de Defesa. Eles foram escolhidos para este estudo, por serem indutores de transformação das FAs, por possuírem incentivo de grande magnitude financeira e por auxiliarem o desenvolvimento e busca da autonomia de tecnologia sensíveis para o País. Baseado nesse argumento, é de extrema relevância avaliar os impactos da aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas que os dois programas possuem, bem como suas externalidades nos ecossistemas de inovação de Defesa aeroespacial. Lacuna de pesquisa: Ausência de estudos e de métodos para o desenvolvimento de externalidades dinâmicas nos ecossistemas de Programas Complexos de Defesa orientados para a inovação radical. Falta de abordagens sobre estratégias, estruturação, arquitetura e modelagem para a execução dos Programas Complexos no setor aeroespacial de Defesa. Objetivo: o objetivo principal deste estudo foi avaliar os resultados da aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas e a estratégia de gestão de dois programas estratégicos do setor aeroespacial ou de Defesa - F-X2 GRIPEN e ASTROS 2020 e suas externalidades dinâmicas nos ecossistemas de inovação de Defesa aeroespacial. Método: Foi realizada pesquisa aplicada com abordagem qualitativa tendo como unidade de análise os dois programas estratégicos e como método de pesquisa um estudo multicaso integrado aos seus ecossistemas de inovação – empresas focais, fornecedores, complementadores, desenvolvedores e universidades. Realizaram-se análises documental e de conteúdo, bem como entrevistas abertas e semiestruturadas com os atores envolvidos nos dois programas. Contribuição Teórica: O estudo acrescentou como principal contribuição acadêmica a elaboração de um modelo analítico teórico com meios para identificar os principais resultados quanto a externalidades geradas nos ecossistemas dos dois programas estratégicos de inovação, visto que tais programas possuem focos diferentes, em que um é mais voltado para a capacitação técnica do País (F-X2 GRIPEN) e o outro, para a competição de mercado, ou seja, visa ao produto (ASTROS 2020). Contribuição Prática: Este estudo contribuiu com o conhecimento sobre os programas estratégicos do setor aeroespacial de Defesa e com a informação sobre a aprendizagem para a acumulação de capacidades tecnológicas e as externalidades geradas nos ecossistemas tanto do ASTROS 2020 quanto do F-X2 GRIPEN. Além disso, poderá auxiliar a criação de políticas públicas para ecossistemas de inovação
  • Dissertação
    Ensino e aprendizagem em empreendedorismo: revisão sistemática e agenda de pesquisa
    (2021) Rebelo, M. G.
    O estudo identifica, organiza e analisa a produção científica internacional sobre ensino e aprendizado empreendedor (AE) disponível no Web of Science. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são analisados os conteúdos de 71 artigos de forma qualitativa. Como resultado encontra-se um crescimento recente no campo, principalmente empiricamente na análise do fenômeno. Além disso, esse estudo apresenta os principais trabalhos, países, instituições, metodologia/métodos e resultados encontrados na literatura e seu panorama. Reunidas as pesquisas por temas pesquisados, agrupou-se as pesquisas conforme sua dimensão de estudo, se dando foco nos artigos sobre instituições de ensino, professor e aluno, sendo através do aluno que a AE ocorre. Por fim, listou-se as possíveis pesquisas futuras que englobam: o papel do aluno e professor; educação para o empreendedorismo; modelo de gestão universitária; stakeholders de instituições de ensino e de organizações; e características do processo de AE - incluindo o desenvolvimento de capacidade, experiências e fracassos organizacionais. Tais possíveis pesquisas podem auxiliar pesquisadores a continuarem a investigação do campo
  • Tese
    Serviços digitais inteligentes: a influência da motivação e da satisfação com a vida no comportamento inovativo e na usabilidade
    (2021) Lui, M. L. C.
    A transformação digital, por meio de plataformas inteligentes de e-commerce, canais de consumo on-line e da oferta de novos serviços pessoais, com a aplicação da IA (Inteligência artificial), está modificando dramaticamente a lógica de atuação no mundo dos negócios. Os desafios das novas estratégias de mercado para a criação de valor, em prol da competitividade digital, estão cada vez mais centrados na compreensão analítica e preditiva do comportamento do consumo e na experiência de uso da inovação digital pelo usuário. A crise pandêmica de Covid-19 acelerou ainda mais tais mudanças, atestadas pela maior interação homem-máquina, proporcionada pelas plataformas digitais. Compreender o comportamento de consumo de serviços digitais, que passam a ser bens de experiência, pode ajudar as empresas em sua adequação à nova arena competitiva, na busca por novas oportunidades em mercados e por tecnologias emergentes, com alto potencial de impacto, de transformação de mercado e de lock-in do consumo. Grande parte das pesquisas relacionadas ao consumo de produtos tecnológicos, com destaque aos modelos Technology Acceptance Model (TAM) e Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), não se interessa ou pouco avançou no esclarecimento do grau de inovatividade do consumidor, assim como na mensuração da usabilidade de inovações, restringindo-se às dimensões clássicas (adoção e aceitação tecnológica) da Teoria de Difusão da Inovação (IDT) (Innovation Diffusion Theory). Refletir criticamente acerca de tal teoria, nesse novo cenário, compreendendo quem são os consumidores, qual é a usabilidade da IA na oferta de serviços digitais, e como se dão as relações com as motivações e a satisfação com a vida, constituem uma oportunidade para responder a um gap teórico existente na literatura. Na era da transformação digital, a complexidade das relações de consumo pessoal aumenta e passa a ser direcionadora das decisões das empresas digitais que, cada vez mais, desenvolvem soluções centradas na personalização e na cognição inteligente do seu comportamento preditivo. O objetivo desta tese, portanto, é eliminar a lacuna teórica existente na agenda de pesquisa sobre o consumo inovativo, verificando as relações estabelecidas entre motivação e satisfação com a vida e o binômio usabilidade e consumo inovativo de serviços digitais inteligentes. Para tanto, realizamos pesquisa com uma amostra de n = 517 participantes, usuários de assistente pessoal inteligente, no período de maio a junho de 2020. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais e pela técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS), com o uso do software SmartPLS-3. Optamos por um modelo mais parcimonioso e, por isso, usamos o construto motivação como 2ª ordem. Apoiada nos resultados da Modelagem de Equações Estruturais, esta pesquisa evidencia – e essa é a sua principal contribuição – que satisfação com a vida e as motivações, esta última, desde que seja mediada por domínio específico de inovatividade e inovação inata têm, ambas, influência na usabilidade e no comportamento inovativo. O modelo utilizado apresentou um ??2 de 32% da variável dependente usabilidade, e 14% da variável dependente comportamento inovativo; e demonstrou validade preditiva, por intermédio do indicador ??2, e tamanho do efeito, pelo indicador ??2 – resultados estes satisfatórios
  • Dissertação
    O efeito do uso de filtros de beleza na intenção de compra: a mediação da autenticidade e o papel do ceticismo
    (2023) Gonçalves, A. de O.
    O estudo investigou o efeito do uso de filtros de beleza por influenciadores na intenção de compra dos consumidores. Na literatura de marketing, a autenticidade na propaganda é valorizada pelos consumidores, pois cria uma conexão genuína e confiável com os influenciadores. Do outro, o ceticismo do consumidor sobre a propaganda é cada vez maior e pode variar dependendo do tipo de produto. Filtro de beleza é uma ferramenta utilizada pelos usuários de redes sociais a fim de melhorar a sua aparência. Esses filtros são utilizados por influenciadores digitais para recomendar produtos. Da falta de explicações sobre as relações entre o uso de filtros de beleza, autenticidade do influenciador, ceticismo do consumidor e comportamento de compra surge o problema de pesquisa desta dissertação: falta de entendimento sobre como o uso de filtros de beleza por influenciadores, quando recomendam um produto de beleza, afeta o comportamento do consumidor. O objetivo é entender o efeito do uso de filtro de beleza por influenciadores quando recomendam produtos na intenção de compra do consumidor. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa por meio de levantamento. A amostragem foi por conveniência e os dados analisados por equações estruturais. Nossos achados revelam que o uso de filtros de beleza por um influenciador, quando percebido pelo consumidor, influencia a autenticidade percebida no influenciador e a intenção de compra do produto recomendado pelo influenciador. O ceticismo influenciou a autenticidade percebida, porém não houve interação com o uso do filtro de beleza. Concluiu-se que os influenciadores, ao recomendarem produtos, devem refletir sobre o uso dos filtros de beleza, buscando equilíbrio entre aprimoramento visual e autenticidade
  • Dissertação
    Qual a voz e o tipo de discurso que os assistentes digitais precisam ter para influenciar mais?
    (2021) Martins, J. V D.
    A Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple são alguns exemplos de como algoritmos matemáticos são colocados em produtos e serviços de fácil acesso à população. As vozes dessas IAs presentes no mercado são, predominantemente, femininas e com caráter assertivo. Esse trabalho investiga o gênero das vozes e dos tipos de discursos das IAs através de um experimento em um cenário de recomendação financeira e em um cenário de viagens. Os resultados sobre recomendações financeiras sugerem que o discurso tentativo é sempre mais mal avaliado em comparação ao assertivo. Além disso, o gênero feminino parece ser ponto-chave para entendimento dos resultados encontrados, pois as IAs femininas tentativas são avaliadas mais negativamente do que as IAs masculinas tentativas, tanto por homens, quanto por mulheres. Nota-se que as próprias mulheres são quem mais avaliam de maneira negativa as IAs femininas tentativas, em comparação aos homens. No cenário de viagens, as mulheres não veem diferença entre o gênero das IAs, nem entre o tipo de discurso das IAs. Os homens, no entanto, seguiram os esterótipos de gênero. Portanto, esse trabalho contribui para a literatura de computadores como atores sociais
  • Dissertação
    The model-viewer body size gap effect on behavior and the moderation of viewer's body satisfaction
    (2021) Doro, P. R.
    Uma extensa literatura demonstra os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre a imagem corporal. Especialmente a influência da imagem corporal em anúncios que tiveram sua discussão proliferada através do movimento de positividade corporal e a aceitação do próprio corpo. Este cenário tornou ativo o debate sobre o uso de modelos maiores ou obesas nos anúncios. Estudos recentes indicam que é mais provável que as pessoas sejam mais favoráveis quando a modelo do anúncio for mais pesada do que o observador, uma estratégia controversa. O principal objetivo deste estudo foi examinar a influência moderadora da satisfação corporal na relação entre a diferença de tamanho corporal entre observador-modelo sobre a atitude em relação à marca e consequentemente na intenção comportamental. Foram realizadas duas experiências as quais, na primeira investigação, 410 mulheres foram selecionadas aleatoriamente e, na segunda etapa, 729 participantes do sexo feminino. Os resultados confirmaram que quando há média e alta satisfação corporal há uma preferência por mulheres mais magras nos anúncios e, portanto, têm uma atitude positiva em relação à marca quando expostas a essas modelos. Tendência essa que está suportada no estudo da Teoria da Comparação Social. Essa pesquisa também fornece aos anunciantes razões para continuar usando a diversidade nos anúncios, incluindo manter modelos magras nos anúncios
  • Dissertação
    Como ecossistemas de inovação influenciam a trajetória empreendedora de startups digitais
    (2021) Iachan, I.
    O presente trabalho investiga a interferência dos ecossistemas sobre o modelo de negócios ao longo da trajetória empreendedora das startups digitais, conduzindo a análise a partir do processo de julgamento e da crença de oportunidade do empreendedor. Pesquisas sobre ecossistemas de inovação focam, em sua maioria, nas vantagens e desvantagens das startups em participarem de ecossistemas de inovação sem, contudo, investigarem o poder da influência que as empresas âncoras podem exercer sobre o projeto de criação de valor de suas parceiras. Neste trabalho, as motivações dos empreendedores e as mudanças ocorridas em seus modelos de negócios durante sua permanência nos ecossistemas de inovação são analisadas, por meio de uma pesquisa qualitativa e estudo de multicasos. Foram entrevistados líderes fundadores de quatro startups digitais que interagiram, ao longo da sua trajetória empreendedora, em diferentes ecossistemas de inovação. Também participaram desse estudo dois representantes de grandes empresas que lideram ecossistemas de inovação. A principal contribuição acadêmica consiste em responder como os empreendedores modificaram o modelo de negócio das startups, a partir de decisões tomadas pelos critérios de julgamento e incerteza diretamente envolvidos na interação com os ecossistemas de inovação. Como resposta à questão motivadora desta pesquisa, encontra-se que as empresas líderes exercem um poder de influência nos ecossistemas, porém seu grau é reduzido de acordo com a maturidade das startups envolvidas, a evolução de suas principais necessidades de melhoria e com a própria vocação do ecossistema no qual estão inseridas
  • Dissertação
    Transparência para gestão da sustentabilidade em cadeias de suprimentos: análise de um modelo multidimensional por meio de uma revisão sistemática da literatura
    (2023) Comitre, A. L.
    A transparência é fundamental para fornecer informações precisas e atualizadas sobre os processos produtivos, permitindo que consumidores e investidores avaliem a sustentabilidade das empresas e sua cadeia de suprimentos (CS). Apesar da pesquisa já realizada sobre a transparência e sustentabilidade no âmbito da gestão de CS, a relação entre essas ideias ainda não está consolidada. Esse estudo conduz uma RSL em busca de responder: Como a literatura aborda a relação entre os temas transparência e sustentabilidade no âmbito da CS? Desta forma, adota como objetivo compreender como a literatura aborda o debate sobre a contribuição da transparência para a sustentabilidade das CS. Como objetivos específicos, busca: (i) descrever a base de artigos mapeada; (ii) listar os principais temas abordados na literatura; (iii) analisar como as dimensões da Transparência da Cadeia de Suprimentos Sustentável são abordadas; (iv) propor como a governança pode complementar as dimensões da Transparência da Cadeia de Suprimentos Sustentável; (v) elaborar uma agenda de pesquisas futuras no tema. As bases Scopus e Web of Science foram escolhidas, considerando filtros de pesquisa predefinidos, artigos publicados entre 2000 e 2022, resultando em 126 artigos analisados. Com uma análise descritiva e temática dos artigos coletados, este estudo se baseia nas definições sobre três dimensões de transparência propostas por Schäfer (2023): informações da CS sustentável, partes interessadas envolvidas e perspectiva e avança ao sugerir uma nova oportunidade de estudos para a inclusão da governança como uma quarta dimensão. O estudo promove reflexões, aponta lacunas de pesquisa e sugere uma agenda futura para aprimorar a transparência na busca de CS sustentáveis
  • Tese
    Competências tecnológicas digitais na oferta global e internacionalização online de empresas de software
    (2023) Gava Junior, D.
    Este estudo avalia como as competências digitais de uma empresa viabilizam seu processo de internacionalização, com ênfase em empresas digitais de software. Com base em um conjunto de competências tecnológicas para negócios digitais, investigamos 7 empresas digitais de software internacionalizadas. Para o desenvolvimento do trabalho empírico, recorremos a insights teóricos “Ativos Específicos da Empresa” - FSA “Firm Specific Assets” proposto por Kirca et al. (2010) e estendidos por Banalieva e Dhanaraj (2019) que nos permite distinguir FSA de Tecnologia central e periférica, e FSA de Capital Humano genéricos e avançados, para um aprofundamento da complexidade de habilidades e competências específicas e como estas empresas digitais de software buscam a complementação destes ativos, na internacionalização. Os resultados fornecem uma oportunidade para examinar a dimensão tecnológica na oferta global e internacionalização de empreendimentos digitais. Usando uma metodologia de estudo de caso múltiplo indutivo, desenvolvemos um novo construto que chamamos de "Competência Tecnológica Digital Internacional" (CTDI). O CTDI consiste em recursos essenciais compreendendo cinco competências digitais para essas empresas: Competências em infraestrutura digital, em arquitetura digital, em interoperabilidade digital, em automação digital e em segurança de informação e privacidade de dados. A posse do CTDI permite que as empresas digitais de software se expandam internacionalmente de forma online. Propomos, portanto, que a expansão internacional online permite as estas empresas digitais realizar ativos externos por meio de modos de entrada não patrimoniais e com investimentos diretos (FDI) reduzidos. Também concebemos que a estratégia de expansão internacional online de empresas digitais de software é moderada pela adaptação de sua tecnologia, ou adaptação feita por parceiros estratégicos, direcionadas ao mercado alvo
  • Tese
    A influência da educação empreendedora extracurricular e dos traços de personalidade na intenção de empreender dos estudantes das Etecs
    (2023) Ramos, I. M. L.
    Diante do desafio de inserir os jovens no mercado de trabalho, legitimado pelas exigências tecnológicas e sociais do mundo contemporâneo, que demandam competências e habilidades para o empreendedorismo, este estudo teve como propósito investigar a Educação Empreendedora desenvolvida de maneira extracurricular nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, verificando, nesse contexto, em que medida as atividades empreendedoras extracurriculares influenciam a intenção de empreender dos estudantes das séries e módulos finais, considerando os traços de personalidade e a existência de negócios na família. Para tanto, foi necessário abordar aspectos mais específicos relativos as atividades extensionistas criadas pelo Centro Paula Souza (CPS) ou pela própria Escola Técnica (Etec), e a outras atividades oriundas de parcerias com instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. A lacuna teórica encontrada na literatura nacional e internacional nesta temática permite reconhecer que a presente pesquisa traz uma contribuição aos gestores das escolas de nível médio, em particular às equipes acadêmicas e pedagógicas das Etecs, no que se refere ao potencial da oferta de atividades empreendedoras extracurriculares no efetivo desencadeamento da intenção de empreender dos estudantes, não se restringindo ao ensino ou à pesquisa sobre empreendedorismo. Desvelar tal realidade exigiu um olhar atento que permitiu ponderar quais os traços de personalidade dominantes nos indivíduos que apresentam a intenção de empreender. Assim sendo, os objetivos deste trabalho desdobram-se em: (i) identificar qual traço de personalidade tem maior influência sobre a intenção de empreender, (ii) verificar se a educação empreendedora extracurricular tem influência na relação entre traços de personalidade e intenção de empreender e (iii) analisar a influência da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. O alvo desta pesquisa situa-se, assim, na convergência entre os traços da personalidade e a decorrente intenção de empreender dos estudantes. A amostra foi constituída por estudantes matriculados nas séries ou módulos finais dos cursos técnicos e egressos da Etec. Por meio da análise multivariada de dados e modelagem de equações estruturais foi verificada a influência dos traços de personalidade, da educação empreendedora extracurricular e da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. Constatou-se que todos os traços de personalidade considerados (Abertura a Novas Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo) mostraram relação estatisticamente significante com a Intenção de Empreender dos alunos que participaram da pesquisa. Enquanto Abertura a Novas Experiências, Conscienciosidade e Extroversão apresentaram maiores coeficientes, denotando uma forte influência na intenção de empreender, os traços Amabilidade e Neuroticismo, embora também tenham mostrado efeito positivo, apresentaram menor poder de explicação, ou seja, uma fraca influência, como esperado. A influência das atividades empreendoras extracurriculares sobre a intenção de empreender, medida por Análise de Regressão Simples, apresentou uma relação positiva e significante, permitindo concluir que a participação dos estudantes nas atividades de Educação Empreendedora Extracurricular tem poder de predição e significância na intenção de empreender
  • Tese
    Economia circular: um modelo de governança florestal para conservação da Amazônia Legal Brasileira
    (2023) Souza, Débora Oliveira de
    Esta pesquisa, teve o objetivo de desenvolver um modelo de análise de economia circular aplicado à conservação das florestas nativas da Amazônia Legal Brasileira. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva, realizada mediante um estudo de caso único com unidades de análise incorporadas, com 36 entrevistas realizadas com os principais atores da governança floresta nos nove estados da ALB. Utilizou-se pesquisa documental e observação para construção dos resultados da pesquisa. Os resultados destacam a importância dos povos das florestas na conservação florestal por meio de suas práticas tradicionais de manejo sustentável, desempenhando um papel fundamental na conservação das florestas. Além disso, a pesquisa indica que a economia circular já acontece na ALB, o que oferece crescentes oportunidades para adotar esse modelo, uma vez que as florestas fornecem uma ampla variedade de produtos florestais não-madeireiros que são extraídos de maneira sustentável por algumas comunidades na região. Isso tem contribuído para criação de novos ciclos técnicos e biológicos que garantem a contínua disponibilidade desses recursos, além de contribuir com geração de empregos para os povos das florestas, renda para as famílias locais e uma economia mais equilibrada e sustentável. No entanto, comprovou-se diversas barreiras que dificultam a conservação florestal, como: falta de estabelecimento de uma governança florestal efetiva; as tomadas de decisão são feitas de maneira unilateral, sem a participação de atores considerados primordiais, em especial os povos das florestas; falta de apoio dos parlamentares; a descontinuidade de projetos com mudanças de governos; a falta de políticas públicas para o fortalecimento das cadeias produtivas dos PFNMs; a dificuldade logística para acesso às comunidades, principalmente para manuseio dos PFNMs extraídos das florestas; a infraestrutura básica das comunidades são consideradas precárias. Também, foi identificado que a fiscalização dos desmatamentos e incêndios florestais não acontecem de forma contínua, por falta de recursos financeiros, falta de recursos humanos, além da falta de tecnologias que contribuam na fiscalização constante. A pesquisa mostra a necessidade de promover a integração entre os diversos atores da governança florestal, em especial entre os nove estados da ALB, para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes e estratégias efetivas, contra os desmatamentos e incêndios florestais. Propõe-se investimentos em pesquisas, para aprimorar as estratégias de conservação na ALB, com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como por exemplo a inteligência artificial e o monitoramento avançado
  • Tese
    Economia circular em serviços: intenção de adoção de embalagens sustentáveis no delivery de alimentos
    (2023) Pedro, S. de C.
    A produção e o consumo de embalagens, embora inevitáveis na vida moderna, são predominantemente insustentáveis e ineficientes. Estima-se que uma parte considerável de resíduos venham de embalagens de alimentos, principalmente com o aumento considerável de usuários em aplicativos de delivery. Desse modo, o setor de alimentos desempenha um papel importante no combate à poluição por resíduos de embalagens, entretanto a investigação sobre a adoção e transição para embalagens sustentáveis por esse setor permanece limitada. Sabe-se que a responsabilidade do empresariado em relação à embalagem está crescendo, no entanto, a maioria das empresas está fazendo muito pouco para reduzir o desperdício de embalagens, especialmente em regiões que carecem de infraestrutura de gestão de resíduos, como as economias emergentes. O objetivo dessa pesquisa é mensurar os fatores que influenciam a intenção de adoção de embalagens sustentáveis para adequação aos princípios da economia circular no serviço de delivery de alimentos. Para isso, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que no contexto empresarial, possibilita o entendimento dos elementos que influenciam o processo de tomada de decisão. Ao compreender as forças que moldam as escolhas empresariais, as empresas podem implementar ações mais efetivas para promover a sustentabilidade, fomentando práticas que reduzam o impacto ambiental das embalagens, impulsionado um modelo mais circular e responsável em serviços. Para isso, a modelagem de equações estruturais (SEM) é utilizada, pois oferece uma abordagem que considera vários tipos de procedimentos estatísticos para avaliar as relações entre variáveis observadas, com o objetivo de permitir a realização de análises quantitativas sobre modelos teóricos hipotetizados pelo pesquisador. A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 315 respondentes, compreendendo proprietários ou gestores de comércio de alimentos com serviço de delivery. Os resultados obtidos revelaram valiosos insights acerca dos fatores que influenciam a intenção de adotar embalagens sustentáveis no contexto do serviço de delivery para o comércio de alimentos. Dentre esses fatores, destacam-se a norma subjetiva, o controle comportamental percebido, a atitude, a consciência das consequências, o benefício percebido, o conhecimento ambiental e a preocupação ambiental, todos eles desempenhando papéis significativos nessa intenção
  • Tese
    Relação de dependência entre matriz-subsidiárias e o desempenho financeiro de corporações multinacionais
    (2023) Teixeira, André Luiz
    Esta pesquisa analisa a relação entre o nível de dependência entre matriz-subsidiárias e o desempenho financeiro de corporações multinacionais (CMNs) ao longo do tempo, utilizando como base a Teoria da Dependência de Recursos (TDR). Para verificar esta relação, este estudo faz uso de método quantitativo de análise. Através da aplicação da técnica análise de regressão com dados de painel, foram analisadas 100 CMNs de capital aberto, do setor de bens de consumo defensivo e cíclico, contemplando 18 diferentes indústrias, presentes em 176 diferentes países. Totalizaram-se 419 pontos de medição que foram coletados entre o período de 1995 até 2020. Os resultados mostram a existência de relação entre o nível de dependência entre matriz-subsidiárias e o desempenho financeiro das CMNs Além disso, mostra que o nível de dependência entre matriz e subsidiárias são moderados pelos constructos transferência de conhecimento e recursos e distância entre matriz e subsidiarias. Portanto, esta tese contribui para a discussão do processo de internacionalização de CMNs. Supri a lacuna sobre a avaliação do nível de dependência entre matriz e subsidiárias e seu impacto no desempenho financeiro das CMNs ao longo do tempo. E propõem um modelo teórico que contribui para análise deste fenômeno presente nas CMNs
  • Dissertação
    Análise de riscos em projetos complexos associados ao prazo
    (2023) Assis, J. R. C. M. de
    A indústria da construção é uma das mais dinâmicas, arriscada e desafiadora. Com isso, o setor apresenta muitos problemas de gerenciamento alinhado a uma exigência cada vez maior em relação ao desempenho tanto nos aspectos de qualidade e custos, quanto nos aspectos associados aos riscos do empreendimento não terminar no prazo contratado. Neste cenário, as organizações precisam ser mais competitivas para sobreviverem às condições impostas pelas partes interessadas e, neste contexto, a análise dos riscos que impactam no prazo do projeto tem-se tornado um fator crítico de sucesso. No entanto, a maioria dos modelos de gestão de riscos avaliam os riscos como eventos independentes, desconsiderando as inter-relações existentes entre as atividades críticas e os riscos. A fim de vencer esta limitação o objetivo deste trabalho foi analisar os riscos com foco no cronograma em um projeto complexo do setor de mineração contemplando informações aleatórias de diferentes situações relacionadas às atividades e não somente a duração da atividade, assim com a interação entre as variáveis. E, por meio de simulação de Monte Carlo na análise dos riscos foi possível identificar e definir planos de mitigação com os resultados alcançados. O gerenciamento adequado dos riscos durante a implementação de um projeto complexo torna possível identificar, quantificar e abordar eventos de riscos potenciais antes que eles ocorram. Assim surge a análise do risco, a qual se torna uma aplicação de técnicas tanto qualitativas quanto quantitativas. Em relação à análise quantitativa, a simulação de Monte Carlo foi a utilizada nete trabalho. E, por meio da simulação de Monte Carlo na análise de risco no cronograma, seja possível destacar atividades que impactam diretamente no prazo final deste projeto e possibilitando a equipe a execução de ações mitigatórias. A simulação foi realizada com a correlação entre as variáveis e sem a correlação entre as váriaveis, considerando 1000 iterações no software cristal ball. Como resultado, em uma análise sem correlação entre as atividades foi identificado que existe a probabilidade de 41,81% das atividades do caminho crítico estarem entre a duração planejada e a média, e com correlação esta probabilidade é de 25,33%. Isto é, com a análise e seus resultados auxilia um gestor de projeto a desenvolver estratégias de mitigação, bem como a monitoramento dos riscos identificados, melhorando o processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumentando a taxa de sucesso do projeto
  • Dissertação
    Empreendedorismo negro: um estudo exploratório a partir de experiências de fundadores de startups
    (2023) Dias Junior, W.
    Buscou-se com esse estudo analisar as experiências vividas por pessoas negras ao empreenderem no universo das startups e quais obstáculos e oportunidades encontram e como agem para enfrentá-los ou aproveitá-las na gestão dos seus negócios. A pesquisa teve uma natureza exploratória e a abordagem metodológica adotada foi qualitativa, recorrendo-se a entrevistas em profundidade com três empreendedores e a dados secundários provenientes de surveys já realizadas por algumas organizações do ecossistema de inovação. Espera-se que o estudo tenha contribuído para a compreensão de como a questão racial interfere nas experiências dos empreendedores negros
  • Tese
    Universidades corporativas e a educação da sustentabilidade nas organizações
    (2017) Martão, M. Ap. de S.
    Universidade Corporativa e Sustentabilidade são temas contemporâneos, presentes nas organizações com maior ênfase a partir do século XXI. No entanto, eles parecem andar de forma paralela, com pouca interação entre si. Aparentemente existe um distanciamento que inviabiliza uma conexão entre ambos. Por um lado, a Universidade Corporativa tem como princípio promover a educação contínua, ativa e flexível dos colaboradores e stakeholders, com foco no desenvolvimento de competências essenciais que garantam o cumprimento das estratégias organizacionais, gerando vantagens competitivas sustentáveis. Por outro lado, a Sustentabilidade passa a ser entendida como um valor, um componente central presente na estratégia organizacional, podendo ser encontrado nas declarações de missão, visão e valores de algumas organizações. Dado este cenário, é esperada uma atuação por parte das Universidades Corporativas com o intuito de promover a educação da Sustentabilidade em todos os níveis organizacionais, bem como a existência de diálogos, ações conjuntas e até mesmo de modelos de atuação que envolvam esse tema. Porém, são raros os trabalhos que demonstrem a interação dos mesmos. Este trabalho se propõe a pesquisar como essa interação acontece na prática, no dia-a-dia das Universidades Corporativas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 gestores de Universidades Corporativas presentes no estado de São Paulo, pertencentes à organizações de diferentes setores de atuação, com os objetivos de entender como ocorre a educação da Sustentabilidade, de identificar a existência de modelos específicos que viabilizem essa educação e de discutir as barreiras e desafios relacionados à educação da Sustentabilidade. Os resultados apontam que embora a Sustentabilidade seja considerada um componente estratégico, presente no discurso organizacional, praticamente não existem ações educacionais e/ou modelos específicos nas Universidades Corporativas. As barreiras encontradas se referem a falta de uma cultura da Sustentabilidade efetiva nas organizações, ao desconhecimento do tema nos diversos níveis hierárquicos e ao fato de que em muitas organizações, os conhecimentos se encontram nos departamentos específicos de Sustentabilidade. Ao atribuir a educação da sustentabilidade exclusivamente ao departamento de Sustentabilidade, este aprendizado acaba sendo fragmentado e pontual pois não está diretamente relacionado à estratégia. Assim, o desafio principal se refere a construção de diálogo colaborativo entre as Universidades Corporativas e os departamentos de Sustentabilidade, que facilite a educação da Sustentabilidade de modo a atender a estratégia organizacional
  • Tese
    Reconstrução metodológica da Escala “General Regulatory Focus Measure” ao formato de escolha forçada e análise por meio da teoria de resposta ao item
    (2023) Chammas, C. B.
    A Teoria do Foco Regulatório é amplamente utilizada na área de ciências sociais e humanas, tendo destaque no campo de estudos do comportamento do consumidor porque consegue proporcionar explicações para uma ampla gama de fenômenos de consumo. Porém, apesar da alta relevância da teoria para a compreensão dos fatores relacionados à busca por objetivos e de possuir mais de 20 anos desde sua concepção, não existe consenso sobre a melhor escala a ser utilizada para a mensuração do foco regulatório individual. As duas principais escalas usadas atualmente para a mensuração do construto são a escala Regulatory Focus Questionnaire (RFQ) e a General Regulatory Focus Measure (GRFM). Os estudos que tiveram por objetivo comparar o desempenho dessas duas escalas mostraram que, além de não serem convergentes, ambas eram suscetíveis aos vieses dos respondentes, daí a necessidade de se aprimorar esses instrumentos. A presente tese propõe a reconstrução da escala General Regulatory Focus Measure, utilizando o formato de escolha forçada como alternativa para a estrutura inicialmente proposta por Lockwood, Jordan e Kunda (2002). Para a validação da escala, foi usada a Teoria da Resposta ao Item. Seis estudos com um total de 1.535 respondentes foram realizados para identificar as propriedades psicométricas da nova escala, incluindo confiabilidade, validade de critério preditiva e concorrente e validade de construto