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    Aplicação do Método AHP na Tomada de Decisão na Seleção de Sistemas de Fundação Profunda de Edifícios
    (2019) CRUZ, R.B.C; BALLARDIE, J. C.; SALVADOR, F. A. A.
    Um desafio da engenharia de fundações é estabelecer métodos que apoiem na escolha do tipo de fundação para se obter um projeto otimizado. Portanto, de forma exploratória com apoio de revisão bibliográfica e estudo de caso este trabalho tem o objetivo de demonstrar a aplicação do modelo multicritério para selecionar alternativas de fundações profundas do tipo estaca em projetos de edifícios em centros urbanos. Nesse complexo cenários autores como Cruz et. al (2016), Santos e Cruz (2013) e Cruz (2012), já demonstraram a aplicabilidade de métodos multicritérios que auxiliam na tomada de decisão, dentre eles o método AHP (Analytic Hierarchy Process) desenvolvido em 1970 por Thomas Saaty, caracterizado pela capacidade de analisar o problema de forma hierárquica, com sucesso em problemas de construção civil. Analisando os critérios selecionado a estaca pré-moldada de concreto é a alternativa mais preferível e a estaca Franki por sua vez é a menos preferível. Assim como mencionado anteriormente, a estaca pré-moldada de concreto é muito utilizada como sistema de fundações profundas de edifícios, sendo assim, este estudo de caso apresenta um resultado esperado e coerente, constatando a efetividade dessa ferramenta de apoio à tomada de decisão.
  • Artigo
    Stresses analysis on a rail part
    (2013) PAIVA, Cássio Eduardo Lima de; SOUSA, José Luíz Antunes de Oliveira e; ALMEIDA, L. C.; AGUIAR, P. R.; CORREIA, Luiz Fernando de Melo; WATANABE, Juliana Silva; CARVALHO, Rodrigo Moreira de; PEIXOTO, Creso de Franco; PASCHOALIN, Denis Palomo
    The EFVM (Vitoria Minas Railroad) is one of the main railways in Brazil. It transports freight trains of ore, 220 wagons each. These wagons have 2 boogies of 2 axles each and 32 metric tons on metre gauge. Elastic strains were measured on a special part of this railway due to these trains. The main load to evaluate stresses and strains was a G 16 Locomotive, a C-C kind from Vale, a Brazilian Company. The measurements were obtained by dynamic deflectometer installed on a main line of this railway, near Ipatinga, a city from Minas Gerais, one of Brazil states. This track was equipped to obtain stresses under an equal repeated static load. A simulation of the stresses was made under critical strain by Ferrovia 1.0 software. It was also made an evaluation of unequal results from neighbor sleepers taking in comparison two equipped parts of this railway, one with compacted ballast and no compaction to the other. The results were strain limited, avoiding breakage or damage to the studied rails. This work analyses these measurements focusing on the improvement of track quality.
  • Artigo
    Influência das variáveis atmosféricas na degradação dos materiais da construção civil
    (2016) DE SOUZA, Rui; REBOITA, M. S.; WERLE, A. P.; COSTA, E. B. C.
    Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o tema impacto de variáveis atmosféricas em materiais da construção civil. Ao longo do trabalho é apresentada a definição das variáveis atmosféricas e a relação destas com a degradação de materiais cerâmicos, metálicos, poliméricos e madeiras. Por exemplo, a temperatura do ar pode causar dilatação e retraimento em materiais cerâmicos causando o colapso desse material. Essa variável atmosférica também é responsável pela alteração estrutural de polímeros. Já os materiais metálicos sofrem corrosão pelo efeito da umidade do ar; nas madeiras, esta variável favorece o desenvolvimento de agentes biológicos degradadores. Por fim, destaca-se que este estudo serve de referência para graduandos em engenharia civil e arquitetura bem como para aqueles interessados no tema.
  • Artigo
    Ensaio de flexão de uma viga como ferramenta para o ensino de transformações de tensões
    (2018) HIGAKI, Bruno Eizo; RIBEIRO, F. C. D.; CHEREM, M.
    Este trabalho apresenta uma metodologia utilizada no ensino do assunto “transformação de tensões e estado plano de tensões” da disciplina Teoria das Estruturas I do Centro Universitário FEI. Anteriormente à aula expositiva sobre o assunto, 32 alunos voluntários participaram de uma atividade extraclasse que consistia na resolução de quatro exercícios e no ensaio de uma viga de concreto armado submetido a flexão a quatro pontos. Os alunos procuraram e marcaram as fissuras para ao final do ensaio observar o padrão de fissuração da viga. Observou-se uma maior motivação e participação dos alunos na atividade experimental do que no método tradicional de ensino. Conclui-se que a atividade cumpriu seu objetivo pois os alunos mostraram-se mais motivados e participativos, além de entenderem mais facilmente os significados das direções dos planos principais.
  • Artigo
    Análise comparativa dos sistemas estruturais de lajes convencionais e lajes lisas
    (2018) CRUZ, B. C. Rafael; MAESHIRO, T. T.; KOJIMA, T. A.; ALONSO, P. S.; MACEDO, F. S.; ESTABILE, H. M.
    A escolha do sistema estrutural envolve diversos fatores e apresenta uma grande variedade de métodos construtivos. Nesse diapasão a demanda de insumos de construção varia de acordo com o modelo estrutural adotado, com isso é relevante estabelecer a variabilidade deste consumo em função de cada modelo. O objetivo deste trabalho é apresentar analisar o consumo de concreto, aço e formas em estruturas de concreto armado do tipo convencional e laje lisa com apoio de sistemas informatizados. A metodologia sedimentada com estudo de caso, cujo objeto é um edifício residencial de 8 pavimentos analisado segundo a NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, com o apoio do software CAD/TQS®. Os resultados serão representados em uma análise comparativa gráfica relacionando a variação dos insumos.