Mattos, Cláudia Aparecida deGrillo, André FleschBollini, Giovanni SilvaGarbim, Renan Russo2021-07-012021-07-012020-12-07https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3250O desenvolvimento de novos produtos tem adquirido crescente importância nas empresas devido à acirrada concorrência e a crescente demanda dos clientes dentro do mercado, exigindo melhores padrões de excelência e níveis de qualidade, preço e prazo de desenvolvimento. O objetivo geral do estudo consiste em uma modelagem econômica integrada à análise de riscos, com foco no desenvolvimento de novos produtos. O estudo ocorre em uma empresa multinacional do ramo nutricional, através da aplicação do método de Monte Carlo, onde serão realizadas análises probabilísticas com o auxílio da ferramenta Crystal Ball. Após a análise de diferentes cenários probabilísticos, o trabalho obtém resultados que suportam o processo de tomada de decisão referente ao projeto de um novo produto.The development of new products has acquired increasing importance in companies due to the fierce competition and a growing demand from customers, demanding better standards of excellence and levels of quality, price and lead time. The main objective of the study consists of an economic modeling integrated with risk analysis, focusing on the development of new products. The study takes place in a multinational company in the nutritional sector, through the application of the Monte Carlo method, where probabilistic analyzes will be performed by the Crystal Ball tool. After the analysis of different probabilistic scenarios, this study achieves results that supports the decision-makingprocess of a new product project.86pt-BRAbertoDesenvolvimento de produtosGestão de riscosMétodo Monte CarloRisk analysisMonte Carlo methodDevelopment of new productsProposta de integração da análise de risco em gestão de desenvolvimento de produtoaplicação em uma empresa do ramo nutricionalTrabalho de Conclusão de Curso