Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7051. Acesso em: 19 out. 2021.Seimor WalchhutterHANNA , EDUARDO KALILSOUZA, WARTON DA SILVA2021-10-192021-10-192019-08-01WALCHHUTTER, S.; HANNA, E. K. ; SOUZA, W. DA S. Inovação verde: produtos e processos como fator de vantagem competitiva. Revista Observatório , v. 5, n. 5, p. 797-820, 1 ago. 2019.2447-4266https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3398O objetivo desse estudo foi analisar emque medida a inovação verde se constitui como fator de vantagem competitiva para as organizações.Foi realizado um estudo quantitativo em uma indústria do setor automotivo para relacionaros resultados entre inovação de produtos e processos verdes com a vantagem competitiva. Os resultados da pesquisa demostram que há correlação positiva entre produtos verdes e vantagem competitiva, entretanto, não há correlação positiva entre processos verdes e vantagem competitiva confirmando uma das hipóteses da pesquisa.Acesso Abertoeconomia verdedesenvolvimento estratégicogerenciamento ambientaldesenvolvimento sustentávelINOVAÇÃO VERDE: Produtos e processos como fator de vantagem competitivaGREEN INNOVATION:Products and Process as Factor of Competitive AdvantageArtigo10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p797