Guilherme Alberto Wachs LopesPAULO VICTOR RANIERI SETÚBALPEDRO HENRIQUE NARDONI RUIZPIETRO MONTORO RIGETTO2024-08-142024-08-142020-12-10https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5475Ao longo dos anos, e com o surgimento e popularização da computação, a automati- zação de tarefas repetitivas se tornou frequente e atrativa para a melhor qualidade de vida. À medida que novos problemas mais desafiadores do ponto de vista de implementação de siste- mas especialistas foram surgindo, a pesquisa e aplicação de modelos baseados em inteligência artificial se tornaram uma ferramenta fundamental para dar suporte a essa demanda. Por meio do uso de inteligência artificial, foi possível criar detectores de objetos mo- dernos capazes de serem aplicados a novos problemas e conceitos. Um desses problemas, desafiador e emergente, é o de condução de veículos autônomos. Discute-se tanto sobre veículos autônomos atualmente que, se estivessem consolidados, haveria algumas vantagens para a sociedade no quesito de mobilidade urbana. Algumas delas são a otimização do trânsito e a diminuição do fator humano na condução do veículo, conse- quentemente aumentando a segurança. Graças aos simuladores, atualmente é possível testar e validar diferentes modelos rela- cionados a direção autônoma. Isso torna o desenvolvimento de tais tecnologias mais baratas, uma vez que alguns deles possuem código aberto, não sendo necessário pagar pela utilização. Apesar dos veículos autônomos ainda estarem fora de alcance da maioria da população, os simuladores podem ser um ponto de conexão viável para tornar a ferramenta mais acessí- vel. Assim, o objetivo deste trabalho é criar e implementar um modelo de desvio autônomo. Espera-se que os resultados possam mostrar o quanto essa tecnologia pode ser promissora na popularização da condução autônoma.56pt-BRRestritoUM MODELO DE DESVIO MARKOVIANO PARA VEÍCULOS AUTÔNOMOSTrabalho de Conclusão de Curso