Cozza, Ronaldo CâmaraIplinsky Neto, George de ResendeUchoa, Juan Gustavo FerreiraGalvão, Júlia BibianoStorani, Luca Archângelo ToledoRodrigues Jr, Marcelo SchwabMejuto, Pedro PincelliOjea, Rafael Jun MukayCattacini, Renato de Pieri2022-08-302022-08-302022-06-28https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4564No Brasil, 65% do transporte logístico é realizado por caminhões, segundo a Pesquisa Anual de Serviços (PAS). Entre 2009 e 2018, o setor movimentou o equivalente a 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, tendo uma forte importância em diversos setores da economia, que depende deste setor para movimentar seus insumos, como combustíveis, alimentos, água, gás entre outros. No país, a frota de caminhões é superior a 2,4 milhões de veículos, que apresentam uma idade média de, aproximadamente, 14 anos, fato que acaba influenciando em graves acidentes nas rodovias devido à diversos fatores e sendo um deles, falha no mecanismo de parada do caminhão. Uma alternativa utilizada em autoestradas são as áreas de escape, acesso criado como rota de fuga em situações de perda do sistema de frenagem. Quando não há esta opção, o resultado é um elevado número de caminhões desgovernados, incapacitados de pararem. Com isso o objetivo deste trabalho é projetar um sistema de parada de emergência acoplado no eixo cardan de forma a evitar tais situações. Tal mecanismo não irá substituir os atuais mecanismos de parada embarcados nos caminhões, mas sim, será uma opção de emergência para o motorista.In Brazil, 65% of the logistical transport is carried out by trucks, according to the Annual Service Research (PAS). Between the years of 2009 and 2018, the sector moved the equivalent of 6,4% of the Gross Domestic Product of Brazil (GPD), having a strong impact in several economic sectors, that depends of this sector to move commodities, like fuel, food, water, gas among others. In the country, the truck fleet is over 2,4 millions of vehicles, that presents an average age of proximally 14 years, fact that influences on serious accidents on the highways due to a lot of factors, one of them being mechanical failure in the truck’s brake system. Ah alternative used on the highways are escape areas, access created as a scape route in case the brake system fails. When there isn’t this option, the result is an elevated number of uncontrollable trucks, unable to stop. The objective of this project is to design ah emergence brake system coupled to the cardan shaft to avoid such accidents. This mechanism won’t replace the current truck’s brake system but will be an emergence option to the driver.116pt-BRRestritofreio de emergênciacaminhãoeixo cardanemergency braketruckscardan shaftBrake-AidTrabalho de Conclusão de Curso