Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/16270. Acesso em: 13 out. 2021.MATSUDA, Patrícia MariMACLENNAN, Maria Laura Ferranty2021-10-132021-10-132019-05-18MATSUDA, Patrícia Mari; MACLENNAN, Maria Laura Ferranty. Incubadoras de cooperativas populares e a extensão universitária: o caso INCOOP-UFSCar. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA, v. 18, n. 4, p. 630-650, 2019.2176-0756https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3380Objetivo : esta pesquisa analisar o vínculo entre incubadoras de cooperativas populares e a Universidade por meio da atividade de extensão. Metodologia / Abordagem : A metodologia aplicada é um estudo de caso no INCOOP-UFSCar com o objetivo de avaliar como a Cooperativa contribui para o desenvolvimento dos atores da Universidade. Originalidade / Relevância : Atividades com futuros colegas de trabalho geram benefícios socioeconômicos conjuntos para colegas de trabalho e acadêmicos, mas os benefícios para a Universidade têm avaliações mais escassas. Principais resultados : A Incubadora, como projeto de extensão, pode ser considerada um meio de operacionalizar o papel da Universidade junto à comunidade na qual está inserida, atendendo às demandas locais e também servindo como lócus de desenvolvimento da academia. Contribuições teórico-metodológicas : Neste estudo, observa-se que a Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) impacta positivamente não apenas os cooperadores, mas também contribui para o desenvolvimento das atividades de extensão de alunos e técnicos administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Acesso AbertoIncubadoras Tecnológicas de Cooperativas PopularesINCOOP-UFSCarEconomia solidáriaExtensão UniversitáriaUniversidadeINCUBADORAS DE COOPERATIVAS POPULARES E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO INCOOP-UFSCarArtigo10.5585/riae.v18i4.16270