Lima, FabioEsteves, AlineSakamoto, André YuukiSantos, Keilla da SilvaNascimento, Nathália de Oliveira2021-07-012021-07-012020-12-07https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3251O referido estudo visa avaliar os impactos da implementação da realidade aumentada (RA) como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos. Primeiramente, foi feita a contextualização do setor industrial através das revoluções industriais, que tiveram início no século XV e hoje, com a quarta revolução, tem-se discutido bastante sobre a Industria 4.0 e suas aplicações. Nesse ponto, foi introduzida a RA pois esse é um dos pilares que suportam os avanços da Industria 4.0. Dessa forma, os conceitos referentes a essa tecnologia, incluindo seus requerimentos e funcionamento foram apresentados. A seguir, detalhou-se a aplicação da RA com maior destaque no processo de desenvolvimento de produto, evidenciando o que hoje já se tem aplicado no ramo automobilístico em âmbito global, e as ferramentas que estão sendo aplicadas especificamente na engenharia de produtos. Para finalizar, também foram apresentados os principais ganhos e desafios frente a implementação das transformações digitais e o que pode ser feito para evitar armadilhas na aplicação da tecnologia.The purpose of this study is to review theimpacts of theapplications of augmented reality (AR) that was used in the product development process. Firstly, the industrial sector was contextualized through the industrial revolutions, whichstarted by the 15th century and are nowin thefourth revolution, which brought a lot of discussion about Industry 4.0 and its applications. At this point, AR was introduced, as this is one of the pillars that supports the advances of Industry 4.0. After that, it was explained the AR application focusing in the process of product development, showing the current applications in the automotive industry globally, and the tools that are being applied in the product engineering line of business. To conclude,it was also presentedthe mainbenefits andchallenges regarding the implementation of digital transformations,and what can be done to avoid such pitfalls in the companies.57pt-BRAbertoIndústria 4.0Realidade aumentadaDesenvolvimento de produtoIndustry 4.0Augmented realityProduct developmentAplicação da realidade aumentada em uma etapa no processo de desenvolvimento de produto no setor automobilísticoTrabalho de Conclusão de Curso