Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8228. Acesso em 07 out. 2021.SOUZA, WARTON DA SILVAHUERTAS, Melby Karina ZunigaMORAIS, FÁBIO ROGÉRIO DEBATISTA, JULIANA MOREIRA2021-10-072021-10-072019-08-01SOUZA, WARTON DA SILVA; HUERTAS, Melby Karina Zuniga; MORAIS, FÁBIO ROGÉRIO DE; BATISTA, JULIANA MOREIRA. Ajude me por favor! o efeito da cocriação na persuasão de consumidores. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 5, n. 5, p. 454-481, 2019.2447-4266https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3376Na revisão da literatura sobre cocriação detectou-se lacunas teóricas relacionadas à resposta do consumidor observador (que não participou do processo de cocriação) aos resultados da cocriação. O objetivo desta pesquisa é estudar o efeito de se informar a cocriação (empresa/consumidor e empresa/especialista) do produto, na persuasão do consumidor observador, considerando-se diferentes apelos de propaganda. Em 2 experimentos foram manipuladas as variáveis “tipo de parceiro de cocriação” (consumidores/ especialistas) e “tipo de apelos da mensagem” (racionais/emocionais). Os resultados não comprovaram os efeitos esperados. No entanto, as médias das medidas de persuasão apontam que as hipóteses formuladas podem ser confirmadas em estudos posteriores.In reviewing the literature on co-creation was detected theoretical gaps related to the observer consumer response (which did not participate in the co-creation process) to co-creation results. The objective of this research is to study the effect of informing the co-creation (company / consumer and company / expert) of the product as an observer consumer persuasion, considering different advertising appeals. In two experiments were manipulated variables "type of co-creation partner" (consumers / experts) and "type of message appeals" (rational / emotional). The results did not confirm the expected effects. However, the means of persuasion measures show that the assumptions can be confirmed in further studies.Acesso AbertoCocriaçãoPersuasãoConsumidor ObservadorCo-creationPersuasionObserver ConsumeAJUDE-ME POR FAVOR! O efeito da cocriação na persuasão de consumidoresHELP ME PLEASE! The effect of cocreation on consumer persuasionArtigo10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p454