Paulo Sérgio Silva RodriguesÉVERTON CARDOSO ACCHETTAHELMUTH AUGUST RISCH FILHOLUCAS PAMPOLIN LAHERASVINICIUS LUIZ OLIVEIRA PINHEIRO DOS SANTOS2024-08-142024-08-142020-12-09https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5474Os investimentos em Realidade Aumentada (RA) vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, atingindo US$ 4.1 bilhões em 2019. Este avanço é devido ao aumento da utilização da RA em áreas como educação, treinamentos, jogos e medicina. Somado a isso, os avanços tecnológicos em hardware possibilitam dispositivos que a poucos anos atrás, eram impensáveis. Um exemplo popular é o Microsoft Hololens 2, que permite que o usuário utilize as próprias mãos como meio de interagir com a experiência em RA. Porém, a desvantagem deste dispositivo é seu alto custo devido à seus diversos sensores. Assim, este projeto propõe uma arquitetura de RA que utiliza como sensor somente uma câmera RGB monocular, permitindo que o usuário interaja com a experiência RA utilizando suas próprias mãos para realizar gestos similares à arquitetura do Microsoft Hololens 2, onde é possível manusear o objeto virtual da mesma maneira que um objeto real seria manipulado. Os resultados obtidos são promissores, onde a verificação da interação da mão com o objeto virtual funcionou em aproximadamente 80% dos testes efetuados, respeitando o caminho definido pela movimentação da mão.92pt-BRRestritoRealidade AumentadaMonocularReconhecimento de ObjetosMETODOLOGIA E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ARQUITETURA PARA INTERATIVIDADE MANUAL EGOCÊNTRICA EM REALIDADE AUMENTADA MONOCULARTrabalho de Conclusão de Curso