Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: <https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/> Acesso em: 19 nov. 2020.PEREIRA, Marcelo DiasPIETROPAOLO, R. C.2019-08-172019-08-172016PEREIRA, Marcelo Dias; PIETROPAOLO, R. C.. Uma análise das normatizações nacionais do século 20 para os cursos de formação inicial de professores de matemática da educação básica. Research, Society and Development, v. 01, n. 01, p. 63-87, 2016.2525--3409https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/842O artigo tem comoobjetivo apresentar uma análise das resoluções e pareceres que normatizaram os cursos de formação de professores para a Educação Básica, do século 20, especialmente os documentos relacionados aos cursos de formação inicial para lecionar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.Trata-se, portanto, de uma análise documental, de cunho qualitativo, na qual se pôde ter uma compreensão da trajetória da formação de professores no referido período, com vistas a analisar essa formação nos dias atuais.The article has the objective of introducing an analysis the guidelines that regulate the training courses for teachers for Basic Education, in twentieth century, especially the documents related the initial training courses to teach Mathematics in final years of Elementary School and High School. It's, consequently, a documental analysis, with qualitative nature, in which we can have an idea about teachers formation trajectory in the cited period, focusing to analyze this formation nowadaysAcesso AbertoNormatizaçãoSéculo 20Licenciatura em matemáticaUma análise das normatizações nacionais do século 20 para os cursos de formação inicial de professores de matemática da educação básicaAn analysis of national guidelines to twentieth century for the teacher training courses to teach mathematics in the basic educationArtigo10.17648/rsd-v1i1.5NormingMinimum curriculumTwentieth centuryLicentiate of mathematics