Sumioshi, Silvio SizuoRibeiro, Bruno DiasVescovi, Bruno ReisCastro, Guilherme Mazzare deWarnke, IngoCorrea, João PedroDuarte, LucasKojima, Matheus Masayoshi2024-02-232024-02-232023-12-20https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5279Seguindo o interesse do Centro Universitário FEI em retornar as competições da Shell Eco-Marathon, muito influenciado pelo ganho de notoriedade do etanol, que está sendo muito discutido em questões de melhoras de emissões de poluentes. Seguindo o objetivo da competição, o projeto LFHE foi baseado a partir da remodelagem de cabeçotes já existentes para a construção de um novo cabeçote, para que ele tenha o maior rendimento energético possível na competição. Tendo isso em mente, este projeto tomou como base o ECO-FLOW feito anteriormente em 2018 e um motor da Shineray, sendo que os dois possuem em comum o peso excessivo ao se comparar com o trabalho que seria exigido, algo que para este tipo de competição compromete fortemente o principal ponto para o qual ela foi criada, sua eficiência. Além disso, para melhorá-lo ainda mais foi pensado em reduzir a rotação na qual atinja seu torque máximo, alteração no formato de sua câmara de combustão e mudanças na geometria original dos dutos de admissão e escape. Com as mudanças possíveis determinadas foram usadas ferramentas de engenharia para o planejamento de como cada alteração seria aplicada e calculada. Desta maneira, utilizou-se softwares de simulação de motores disponibilizados pela FEI, como o Engine Analyzer e AVL Cruise M, com isso obtendo-se resultados virtuais que atendessem as metas estabelecidas pelo grupo anteriormente. Com estes resultados foram feitos CADs do cabeçote, para que assim fossem feitas impressões 3D dele e posteriormente validando em um ambiente real os resultados obtidos anteriormente pelos softwares em uma bancada de fluxo de ar.Following the interest of Cento Universitário FEI in returning to the Shell Eco Marathon competitions, greatly influenced by the growing prominence of ethanol, which is being widely discussed in terms of improving pollutant emissions. Pursuing the competition's objective, the LFHE project was based on the redesign of existing engine heads to construct a new engine head, aiming to achieve the highest possible energy efficiency in the competition. Keeping this in mind, this project took as its foundation the ECO-FLOW created in 2018 and an engine from Shineray, both shared the common issue of excessive weight when compared to the workload expected from the engine, but for this type of competition any extra weight could significantly compromise its main purpose, efficiency. Furthermore, to make it even better, it was designed to reduce the RPM at which it reaches its maximum torque, modifications on the combustion chamber's shape and on the original intake and exhaust ducts geometry. According with the previous changes, engineering tools were employed to plan how each alteration would be implemented and calculated. Thus, engine simulation softwares provided by FEI, such as Engine Analyzer and AVL Cruise M, were utilized. Those softwares enabled obtaining virtual results that reach the goals set by the group earlier. Based on these results, engine head Computer-Aided Designs (CADs) were created. Subsequently, 3D prints of the engine head were produced and later validated on an air flow bench using the results previously obtained by the softwares.106pt-BRAbertocabeçoteconsumoeficiênciaengine headconsumptionefficiencyProjeto LFHE:desenvolvimento de um cabeçote de motor monocilíndrico de alta eficiência energética movido a etanolTrabalho de Conclusão de Curso