Pimentel, Fagner de Assis MouraMoraes, Gabriel Martinho S. deKonishi, Henrique KenjiSilva Neto, José Joaquim daPereira, Lucas GuglielmiLopes, Vinicius Gabriel Ferreira2025-03-102025-03-102024-12-04https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5706Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de transformar, em parte, a dinâmica e modelo de aprendizagem da instituição universitária FEI com a implementação de um ambiente virtual gamificado, onde alunos podem se conectar, acompanhar aulas e realizar atividades, em forma de jogos, enquanto aprendem e têm uma experiência agradável, além de possuírem acesso a conteúdos complementares. O ambiente gamificado, inspirado em jogos clássicos, incorpora mecânicas como customização de personagens, desafios, recompensas e ranques, adaptadas para o contexto acadêmico. Mais do que uma plataforma, é uma nova forma de enxergar a educação, trazendo vantagens que vão além do modelo tradicional. Os resultados obtidos com o uso do ambiente gamificado trouxeram uma melhoria no engajamento e no desempenho dos alunos em comparação ao método tradicional. Os participantes que utilizaram o jogo ou ambos os métodos em conjunto obtiveram uma média de desempenho superior, além disso, a maioria dos participantes consideraram o ambiente fácil de navegar e intuitivo, porém algumas críticas construtivas foram apontadas, fornecendo espaço para uma recomendação futura e novas possibilidades.This academic work was developed with the aim of transforming, in part, the dynamics and learning model of the FEI university institution with the implementation of a gamified virtual environment, where students can connect, follow classes and carry out activities, in the form of games, while they learn and have a pleasant experience, in addition to having access to complementary content. The gamified environment, inspired by classic games, incorporates mechanics such as character customization, challenges, rewards and ranks, adapted for the academic context. More than a platform, it is a new way of seeing education, bringing advantages that go beyond the traditional model. The results obtained using the gamified environment brought an improvement in student engagement and performance compared to the traditional method. Participants who used the game or both methods together obtained a higher average performance, in addition, the majority of participants considered the environment easy to navigate and intuitive, however some constructive criticisms were pointed out, providing space for future recommendations and new possibilities.63pt-BRAbertoambiente virtualaprendizado gamificadoinfluência socialmotivação educacionalvirtual environmentgamified learningsocial influenceeducational motivationImplementação de um ambiente de aprendizado virtual gamificadoTrabalho de Conclusão de Curso