Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1636. Acesso em: 05 out. 2021.MARTÃO, Monica Aparecida De SordiDEMAJOROVIC, Jacques2021-10-052021-10-052019-09-01MARTÃO, Monica Aparecida De Sordi; DEMAJOROVIC, Jacques. Universidades Corporativas e o ensino para a sustentabilidade. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 20, p. 1-25, 2019.2358-0917https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3364Este artigo tem por objetivo verificar como universidades corporativas promovem a educação para a susten-tabilidade de seus colaboradores e stakeholders externos de forma a integrar esta temática nas estratégias organizacionais. Para esta pesquisa qualitativa, a técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista semies-truturada, realizada com 16 Gestores de universidades corporativas sediadas no Estado de São Paulo. Os re-sultados apontam que, embora a sustentabilidade seja um componente estratégico presente no discurso orga-nizacional, é praticamente inexistente modelos específicos e ações educacionais, relacionados propriamente com o tema. Destaca-se a falta de uma cultura para a sustentabilidade efetiva nas organizações e concentração do conhecimento relativo ao tema nos departamentos específicos de sustentabilidade, que contribui para um aprendizado fragmentado e pontual, dificultando a apropriação deste conhecimento nas demais unidades organizacionais e a incorporação da temática na estratégia das organizações pesquisadas. O principal desafio encontrado se refere à construção de diálogo colaborativo entre as universidades corporativas, áreas de sus-tentabilidade e demais setores organizacionais que facilite um processo formativo efetivo nas organizações, conciliando objetivos econômicos, ambientais e sociais.The purpose of this paper to verify how corporate universities promote education for sustainability among its employees and external stakeholders in order to integrate this theme into the organization strategies. For this qualitative research, the data collection technique chosen was the semi-structured interview, performed with 16 corporate universities managers based in the state of São Paulo. The results indicate that although sustainability is a strategic component, present in the organizational discourse, there are practically non-existent specific models and educational actions related to the theme. The barriers are the following: the lack of a sustainability culture in the organizations and the concentration of the knowledge of this theme in specific sustainability departments. By assigning sustainability education to these departments, learning ends up being fragmented and punctual, hindering the appropriation of this knowledge in other organizational units and the incorporation of this theme into the strategy of organizations researched. Thus, the main challenge founded is the construction of collaborative dialogue between corporate universities, sustainability areas and other organizational departments that foster an effective learning process in organizations reconciling economic, environmental and social objectives.Acesso AbertoUniversidade CorporativaEducaçãoSustentabilidadeCorporate UniversityEducationSustainabilityUniversidades Corporativas e o ensino para a sustentabilidadeCorporate university and the education for sustainabilityArtigo10.13058/raep.2019.v20n3.1636