Creative Commons "Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 3.0). Fonte: http://www.sustenere.co/index.php/rbadm/article/view/CBPC2179-684X.2020.004.0003. Acesso 30 set. 2021Edson Coutinho da SilvaLas Casas, A. L.2021-09-302021-09-302020-08-24SILVA, Edson Coutinho; Las Casas, A. L. Torcedores enquanto clientes: esportes enquanto experiências. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, v. 11, n. 4, p. 1-14, 2020.2179-684Xhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3348Eventos esportivos juntam-se aos torcedores para compartilhar suas emoções, excitações e paixões em uma partida e, eles se tornam um mero jogo em uma incrível experiência esportiva. Constata-se que os profissionais de marketing vêm projetando atividades de marketing considerando os torcedores como clientes. Este ensaio teórico tem o objetivo descrever e discutir os atributos dos torcedores para planejar e definir (por um clube e stakeholders) um evento, uma experiência e um entretenimento esportivo alinhados às necessidades e desejos dos torcedores, entendendo-os como clientes de bens esportivos de um clube. Para abordar e discutir os torcedores enquanto clientes e o esporte enquanto experiência, cinco tópicos foram descritos para delinear o objetivo: (a) definição de torcedores, (b) torcedores desejam experiências, (c) torcedores enquanto clientes, (d) torcedores buscam para novas plataformas de mídia dialogarem com seu clube favorito; (e) e sócio-torcedor como a base das receitas de um time esportivo. Nos Estados Unidos e nos países da Europa, muitos clubes esportivos vêm implementando estratégias de marketing para criar orientação ao cliente, focalizando o torcedor como cliente, buscando atingir novas receitas e lucros. Portanto, este trabalho tem como objetivo promover este tema em equipes esportivas no país.Acesso AbertoTorcedorClube EsportivoMarketing EsportivoConsumidor EsportivoTorcedores enquanto Clientes: Esportes enquanto ExperiênciasArtigo10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0003