Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas por Autor "AGAZZI, Giselle Larizzatti"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Adequação dos planos pedagógicos dos cursos de administração à luz das linhas pedagógicas(2018) CHING, H. Y.; LUPINACCI, M. F.; AGAZZI, Giselle LarizzattiEsse artigo objetiva mapear a presença de linhas pedagógicas nos Planos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Administração e verificar sua aderência às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e, com isso, discutir se o PPC serve como instrumento de desenvolvimento das competências dos estudantes. A pesquisa é descritiva e de caráter documental. Por meio de um roteiro com cinco questões e, por meio de análise de conteúdo, procurou-se identificar elementos que dessem sentido às respostas dessas questões. A amostra foi restrita para as IESs notas 3, 4 ou 5 no ENADE 2012. A subamostra de 16 IESs foi do tipo probabilística e por conveniência. As IESs com nota 3 apresentam um número menor das Diretrizes inseridas nos seus PPCs do que aquelas com nota 4 e 5. Embora 15 de um total de 16 IES tenham objetivos do curso explícitos nos seus PPCs, uma boa parte delas (notadamente das IESs nota 3) não coloca em diálogo objetivos e metodologias bem como não deixa explícita a linha pedagógica A relação entre a leitura crítica dos PPCs das IESs e os resultados por elas obtido no ENADE sugere que ações pedagógicas mais significativas para os alunos podem emergir da elaboração desse documento de modo mais crítico, já que ele serve para que se consolide uma visão sobre o curso. Esse é o valor desse estudo, o de mostrar que quanto mais completo e consistente é o documento, melhor parece ser o trabalho das instituições com relação ao desenvolvimento das competências dos alunos.Artigo Vasco Pratolini em dois tempos: a flor e a náusea(2016) AGAZZI, Giselle LarizzattiEste artigo pretende discutir como a trajetória ficcional do escritor florentino Vasco Pratolini (1913-1991) expressa o seu projeto literário, vincado pelas relações entre ética e estética. O percurso temático e estético das obras, quando lidas em conjunto, ilumina a crise do intelectual de esquerda, que vai da adesão ao projeto da revolução comunista – e a função da literatura nesse contexto – à percepção da impossibilidade de realizá-la. Para tanto, o texto se debruça com mais atenção sobre Una trilogia italiana, porque, na escritura dos três romances que a compõem (Metello, 1955; Lo scialo, 1960; Allegoria e derisione, 1966), pode-se ler a gradativa perda da perspectiva revolucionária e o crescente estado de melancolia que se sobrepõe à utopia dos textos de juventude de Pratolini.