Submissões Recentes

Trabalho de Conclusão de Curso
Captação de energia piezoelétrica para aplicação em plantadeiras agrícolas
(2023-12-07) Marcelino, Rodrigo Dias
Este trabalho aborda o uso da energia piezoelétrica como uma fonte de alimentação para dispositivos de baixa potência. Destaca-se a necessidade de encontrar alternativas às fontes tradicionais de geração em larga escala, a fim de atender às demandas dos dispositivos compactos e autônomos. O foco principal é explorar a capacidade do piezoelétrico em converter impactos mecânicos em energia elétrica, como os causados por sementes na tubulação de plantadeiras agrícolas, em seu processo de deposição das sementes no solo. O circuito desenvolvido é baseado no LTC3588-1, um circuito integrado dedicado à captação de energia. Ele oferece eficiência na conversão e controle da tensão de saída. Foram realizados testes práticos com diferentes níveis de tensão variando entre 1,8V e 3,6V para uma carga de 41k ohms. Os resultados mostraram que o sistema é capaz de gerar e manter tensões estáveis mesmo diante das variações no fluxo das sementes. A análise quantitativa revelou que, nos testes realizados, a energia entregue à carga variou aproximadamente entre 79μW e 311μW dependendo do nível de tensão aplicado. Essa informação destaca a viabilidade do sistema em fornecer energia útil para dispositivos com baixa potência, reforçando seu potencial para aplicações práticas. Os testes também evidenciaram o comportamento do sistema sob condições variáveis, como bloqueios temporários no fluxo das sementes e oscilações na disponibilidade do material. A capacidade de ajustar a tensão de saída e responder de forma eficiente às variações evidencia a resistência do circuito que foi desenvolvido. Este estudo contribui para o progresso das tecnologias de energia piezoelétrica ao apresentar uma solução prática e eficiente para alimentar dispositivos de baixa potência, consolidando a energia piezoelétrica como uma alternativa promissora no contexto de dispositivos embarcados com consumo energético reduzido.
Trabalho de Conclusão de Curso
Microgeração de energia elétrica através de radiofrequência
(2023-12-06) Pedrosa, Fellipe da Silva; Jesus, James Arthur Mendes Machado de; Melnik, Miguel Montenegro; Zeron, Rafaella Cavalcante
Visando aumentar a vida útil das baterias de dispositivos embarcados com baixo consumo de energia ou até mesmo substituí-las, o trabalho consiste em dimensionar um circuito de captação de energia através de ondas de radiofrequência. O circuito projetado é composto por antena, circuito de casamento de impedâncias, retificador e, para fins de otimização, pode contar com o uso de um multiplicador de tensão. A antena utilizada opera na faixa de frequência de 2400 MHz, na qual o sinal de entrada necessita estar direcionado e próximo à antena. O circuito de casamento de impedâncias garante a transferência máxima de potência para o retificador, que converte o sinal de corrente alternada em corrente contínua. Um multiplicador de tensão eleva a tensão de saída do retificador para alimentar o dispositivo desejado. A fim de validar o comportamento do circuito retificador, aplicou-se, em simulações, tensão eficaz de entrada igual à 100 mV e mensurou-se na saída um valor eficaz de aproximadamente 34 mV. As metodologias adotadas permitiram elaborar um protótipo experimental funcional condizente com os resultados obtidos nas simulações.
Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto LFHE:
(2023-12-20) Ribeiro, Bruno Dias; Vescovi, Bruno Reis; Castro, Guilherme Mazzare de; Warnke, Ingo; Correa, João Pedro; Duarte, Lucas; Kojima, Matheus Masayoshi
Seguindo o interesse do Centro Universitário FEI em retornar as competições da Shell Eco-Marathon, muito influenciado pelo ganho de notoriedade do etanol, que está sendo muito discutido em questões de melhoras de emissões de poluentes. Seguindo o objetivo da competição, o projeto LFHE foi baseado a partir da remodelagem de cabeçotes já existentes para a construção de um novo cabeçote, para que ele tenha o maior rendimento energético possível na competição. Tendo isso em mente, este projeto tomou como base o ECO-FLOW feito anteriormente em 2018 e um motor da Shineray, sendo que os dois possuem em comum o peso excessivo ao se comparar com o trabalho que seria exigido, algo que para este tipo de competição compromete fortemente o principal ponto para o qual ela foi criada, sua eficiência. Além disso, para melhorá-lo ainda mais foi pensado em reduzir a rotação na qual atinja seu torque máximo, alteração no formato de sua câmara de combustão e mudanças na geometria original dos dutos de admissão e escape. Com as mudanças possíveis determinadas foram usadas ferramentas de engenharia para o planejamento de como cada alteração seria aplicada e calculada. Desta maneira, utilizou-se softwares de simulação de motores disponibilizados pela FEI, como o Engine Analyzer e AVL Cruise M, com isso obtendo-se resultados virtuais que atendessem as metas estabelecidas pelo grupo anteriormente. Com estes resultados foram feitos CADs do cabeçote, para que assim fossem feitas impressões 3D dele e posteriormente validando em um ambiente real os resultados obtidos anteriormente pelos softwares em uma bancada de fluxo de ar.
Trabalho de Conclusão de Curso
Desenvolvimento de um software para controle de estoque hospitalar com aplicação de fitas de identificação por radiofrequência
(2023-12-07) Vasconcelos, Carlos Breno de O. M.; Kato Junior, Décio M. B.; Barata, Gustavo Mori; Calmon, João Carlos; Rossi, Matheus Kunter
Instituições de saúde enfrentam diversos desafios para serem capazes de atender à alta demanda no mundo atual, incluindo a gestão de estoque. Uma gestão inadequada pode levar a problemas como o desperdício de recursos e falta em momentos críticos. A gestão de estoques em hospitais possui grande dificuldade devido à alta rotatividade, datas de validade limitadas e alto custo. Buscando enfrentar tal desafio, é necessário encontrar alternativas capazes de melhorar essa gestão e torná-la capaz de realizar a reposição frequente, a fim de garantir aos pacientes um atendimento ininterrupto. A modernização da gestão de estoques hospitalares com o uso de tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), fitas de identificação por radiofrequência, é uma opção promissora. Essa tecnologia permite rastrear e identificar todos os itens que entram e saem do hospital, melhorando a eficiência e agilidade nesse processo da cadeia de suprimentos da instituição de saúde, minimizando os erros e a necessidade de interferência humana. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software que seja capaz, por meio da tecnologia RFID, de aprimorar o controle de estoque hospitalar, proporcionando a contagem e localização em tempo real de todo o estoque, automatizando os registros de entrada e saída e gerando relatórios para otimizar os processos de reposição e compra de materiais. Essa tecnologia beneficia instituições de saúde, melhorando a eficiência operacional e prevenindo problemas como a falta de suprimentos críticos. Nesta trabalho, foi desenvolvido um programa para ESP32 que intereja com o sensor RFID e mande os dados detectados por ele para uma interface Web que realizara todas as funções necessarias para aprimorar a gestão do estoque.
Trabalho de Conclusão de Curso
Implantação do EMAS no Aeroporto de Congonhas:
(2023-12-07) Sousa, Adenis Rocha; Oshiro, Bianca Tyemi; Rodrigues, Leonardo Granado; Souza, Luiz Eduardo Pereira de; Sanches, Matheus Berbet; Carletti, Pedro Gonçalves
A história do Aeroporto de Congonhas reflete o crescimento do transporte aéreo no Brasil e os desafios enfrentados para atender às demandas de uma cidade em constante expansão. O aeroporto passou por diversas modificações para atender ao crescente tráfego aéreo, como a construção de novas pistas, ampliações de terminais e criação de sistemas de navegação aérea, que foram atualizados para melhorar a eficiência e segurança das operações desde sua inauguração (1936). Por ser atualmente um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, questões relacionadas a segurança e mobilidade são assuntos que estão rotineiramente em pauta e que devem ser tratados com cautela pela equipe administrativa da Infraero. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia da implantação do Engineered Material Arresting System (EMAS) no Aeroporto de Congonhas, o qual é um sistema projetado para aumentar a segurança da pista e mitigar os danos causados por acidentes e incidentes aéreos, principalmente aqueles que ocorrem durante decolagens abortadas ou pousos de emergência. Neste estudo será realizado a análise de risco de acidentes no aeroporto antes e após a implantação do EMAS, além de uma simulação da situação pré pandemia com o EMAS. Para atingir este objetivo, o software de simulação "RSARA2" foi utilizado para realizar uma análise de risco nas três situações e verificar os verdadeiros impactos da implantação do EMAS no aeroporto.