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O Repositório do Conhecimento Institucional FEI tem como objetivo: reunir, organizar, preservar e disseminar a memória e a produção cientifica e intelectual do Centro Universitário FEI.
Submissões Recentes
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise comparativa entre métricas financeiras e comerciais que auxiliam na tomada de decisões estratégicas: um estudo exploratório. São Bernardo do Campo 2021
(2021-05-22) PEDRO AUGUSTO VIEIRA
O tema central deste trabalho enfatiza o índice retorno sobre vendas e os papéis das áreas de vendas e finanças, com a principal finalidade de compreender o que é necessário para alcançar retornos efetivos, assim como o controle de indicadores de desempenho e suas funcionalidades auxiliadoras de tomada de decisão estratégica. Após o desenvolvimento do capítulo de referêncial teórico, foi realizada a pesquisa quantitativa de caráter explorátorio a fim de responder a pergunta problema proposta e aproximar o conteúdo produzido com a realidade vivida pelos executivos de ambos departamentos, os quais, ao responderem as perguntas elaboradas, recomedaram outras métricas financeiras e comerciais que igualmente podem simbolizar um indicador de lucratividade para uma organização.
Trabalho de Conclusão de Curso
Plano de Negócios: X-Clean
(2022-05-24) Pessoa, Eduarda Zafra; Silva, Fagner Aparecido Fernandes da; Souza, Gregory Ferreira de
Dissertação
Ambiente de otimização dinâmica e simulação para obtenção de perfis de velocidade ótimos de veículos pesados com calibração simplificada
(2023) Barbosa, Pedro Muniz
Uma quantidade significativa de combustível fóssil consumido e poluentes emitidos em
todo o mundo pode ser atrelada ao transporte em modal rodoviário. Além disso, o combustível
sempre foi uma das principais parcelas em relação à precificação dos transportes de cargas e
com isso, a economia dele se tornou um dos pilares para o desenvolvimento de novas
tecnologias veiculares. A ecocondução, que consiste em conduzir o veículo visando condições
de alta eficiência energética, tem sido amplamente estudada nos últimos anos devido aos seus
possíveis benefícios na redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Uma das
frentes de estudo da ecocondução é a otimização de perfis de velocidade, que se traduz em,
através de um problema de controle ótimo, minimizar o consumo de combustível de uma rota
tendo como variável de controle a velocidade do veículo. Boa parte das montadoras de veículos
pesados já possuem soluções que buscam economizar combustível através desta estratégia,
porém, tais soluções só são introduzidas no mercado através de veículos novos. Devido à alta
idade média dos veículos rodoviários no Brasil e ao constante aumento dela, métodos que sejam
também aplicáveis para esta frota já existente poderiam auxiliar no aumento da eficiência
energética dela mais rapidamente. Neste trabalho é proposto um ambiente computacional
baseado em otimização dinâmica e simulação numérica rigorosa para minimização do consumo
de combustível em veículos pesados, através da otimização de perfis de velocidade em trajetos
rodoviários que seja de aplicação genérica, ou seja, aplicável em qualquer marca ou modelo de
veículo e que não necessite em sua calibração dados altamente custosos a serem obtidos, como
fazem as soluções já existentes disponibilizadas por algumas montadoras. A metodologia
utilizada consiste em definir um modelo de consumo de combustível de elevada exatidão e de
fácil calibração, um modelo de dinâmica veicular que abrange os principais parâmetros de
movimento do veículo, elaborar e resolver o problema de controle ótimo e por fim, verificar o
desempenho da solução em um ambiente de simulação dinâmica que aborda diversos aspectos
dimensionais e cinemáticos do veículo e do trajeto através do programa TruckSim. Os
resultados mostraram, nos cenários de estudo, que tal solução tem capacidade de reduzir 8,32%
em média do consumo de combustível de um caminhão quando comparado a um perfil de
velocidade constante
Tese
Estudo do uso da geometria de porta do tipo meio-diamante da segunda geração de estilos de leiaute não convencionais para MOSFETS
(2023) Silva, G. A.
Altos recursos são desprendidos em pesquisas e muitos estudos continuam sendo
realizados para reduzir as dimensões dos Transistores de Efeito de Campo Metal-Oxido-
Semicondutor (Metal-Oxide-Semiconductor Field Effect Transistors, MOSFETs) a fim de
melhorar suas características elétricas. Os estilos de leiaute do tipo Diamante, Octo e
Elipsoidal para MOSFETs são exemplos dos inovadores formatos de porta (primeira
geração), que foram patenteado no Brasil pelo Centro Universitário FEI, e que são capazes
também de potencializar os desempenhos elétricos, principalmente os analógicos desses
transistores, sem gerar qualquer custo extra para o atual e estabelecido processo de
fabricação de Circuitos integrados (CIs) Metal-Óxido-Semicondutor Complementar
(Complementary Metal-Oxide-Semiconductior, CMOS). Buscando melhorar ainda mais o
desempenho elétricos dos MOSFETs, esse projeto de pesquisa visa estudar o primeiro
elemento dos estilos de leiaute de porta para MOSFETs da segunda geração, isto é o “Meio-
Diamante”. Esse estilo de leiaute híbrido tem por objetivo reduzir ainda mais os
comprimentos de canais dos MOSFETs em relação aos que foram alcançados pelo estilo de
leiaute do tipo Diamante, e portanto são capazes de reduzir ainda mais a área de silício gasta
pelos CIs CMOS analógicos. Por exemplo, alguns dos principais resultados encontrados por
este projeto de pesquisa mostraram que o MOSFET do tipo Meio-Diamante foi capaz de
alcançar um aumento na corrente de dreno de saturação, um aumento na frequência de ganho
de tensão unitário e uma redução de resistência de estado ligado de 21%, 28% e 21%,
respectivamente, que aquelas encontradas pelo MOSFET do tipo retangular equivalente,
considerando-se que os dispositivos apresentam as mesmas áreas de porta, as mesmas
larguras de canal e as mesmas condições de polarização. Portanto, segundo os resultados
obtidos por este projeto de pesquisa, o estilo de leiaute de porta do tipo Meio-Diamante da
segunda geração pode ser considerado uma outra alternativa para também potencializar
ainda mais o desempenho elétrico dos MOSFETs, principalmente para aquelas aplicações
de CIs CMOS analógicos, sem causar qualquer custo adicional para o processo de fabricação
planar que são utilizados atualmente
Dissertação
Redes Complexas aplicadas à otimização de portfólio de ações
(2023) Varga, Felipe Souza
A compreensão dos mercados financeiros é algo que desperta grande interesse nas pessoas.
Eles foram estudados por diferentes áreas do conhecimento, tais como: economia, matemática
e física. Apesar deste interesse, apenas recentemente que estes mercados vêm sendo estudados
pela perspectiva de Redes Complexas. Assim, este trabalho modela e estuda o mercado
financeiro brasileiro pela perspectiva dessas redes. O mercado brasileiro foi escolhido como
objeto de estudo, pois o foco da literatura identificada é direcionado aos mercados financeiros
de países desenvolvidos ou aqueles cujas economias são muito fortes no contexto internacional.
As redes são construídas com base no coeficiente de correlação calculado para todos
pares de Ações do mercado. Estas correlações são obtidas a partir dos retornos logarítmicos
diários das Ações divididos em janelas de tempo. As redes construídas formam redes completas,
entretanto, para análise de suas estruturas, é necessário filtrar as informações da rede. Com
esse fim, são geradas Minimum Spanning Tree (MST) das redes. Então, é realizada a extração
e o estudo das propriedades físicas destas árvores. Desta forma, será possível estudar as dinâmicas das redes de mercado financeiro ao longo do tempo. Parte desse estudo será focado em
compreender a reação destas propriedades a crises financeiras. Uma vez que estas propriedades
foram compreendidas, elas são utilizadas para realização da seleção de portfólios de Ações. Para
isso, são selecionadas Ações com menor centralidade da rede, uma vez que são tais Ações que
costumam gerar maior diversificação para o portfólio. Essa ideia corrobora com a teoria moderna
de portfólio de Markowitz, na qual é descrito que a otimização de portfólios é dependente
do grau de diversificação de seus ativos. Os portfólios gerados foram avaliados e comparados a
portfólios de referência, tais como: Portfólio de Markowitz, Portfólio Igualmente Ponderado e
Índice Ibovespa