Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Autor "Amann, Kurt André Pereira"
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Trabalho de Conclusão de Curso Estudo de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais(2022-12-08) Rodrigues, Giovanna Alves; Rodrigues, Marina Magalhães; Cavalcanti, Sther GiulliaO concreto é o produto industrializado mais utilizado pela sociedade e sua indústria é responsável por impactos ambientais negativos, uma vez que o principal insumo para a sua produção, o cimento, contém clínquer em sua composição, que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis e descarbonatação do calcário, o que torna a indústria da construção civil a segunda mais poluente do mundo. A geração de resíduos de construção e demolição também é um item recorrente, que se pronuncia nos passivos ambientais e grandes áreas de deposição. Com base no desenvolvimento sustentável e tecnologia do concreto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a viabilidade de implementação de concretos ecoeficientes em obras prediais, validando a tecnologia do concreto produzido em macro escala. A metodologia adotada está embasada na formulação de traços de concreto com incorporação de resíduos de construção e demolição para substituição de agregados no concreto referência e com baixo consumo de cimento a partir de um projeto de empacotamento de partículas, que permite a redução da porosidade e aumento da eficiência dos ligantes; prototipagem em escala reduzida em laboratório. Os concretos ecoeficientes foram comparados com um concreto referência dosado pelo método IBRACON, a partir dos indicadores de comportamento: resistência a compressão, módulo de elasticidade; e indicadores de ecoeficiência: intensidade de CO2 e intensidade de ligantes. Além disso, foi realizado o ensaio de carbonatação acelerada para os compósitos de modo a avaliar sua durabilidade. O estudo mostrou que as duas propostas de concreto ecoeficiente possuem validação técnica para aplicação estrutural, mas seus gargalos se concentram na correção da trabalhabilidade, a qual pode impor dificuldades de aplicação dos compósitos na realidade de canteiro de obra. Os indicadores de ecoefiência validam o potencial sustentável da proposta, o que em hipótese agrega na aplicação do desenvolvimento tecnológico no mercado, considerando que o mercado de carbono e a cultura ESG são pautas atuais que se fazem presente nas construtoras e incorporadoras.Trabalho de Conclusão de Curso Plano de negócios para abertura da startup res-engenharia voltada para a engenharia civil(2022-12-09) Domingues, Eduardo Guagliardi; Mancuso, Giovani Faile; Vale, Igor do; Gonçalves, Ricardo Taveiros; Dantas, Rodrigo FerreiraFoi feito um estudo sobre a cadeia de valores da Engenharia Civil, além de realizada uma pesquisa de mercado com profissionais que estão inseridos na Engenharia Civil, a fim de identificar os elos que possuem pior otimização de tempo. Com isso, a Startup RES- engenharia está criando um produto com o objetivo diminuir a extensão dos processos envolvidos na área da Engenharia Civil. Para a execução dessa ideia, os empreendedores da startup criaram um plano de negócios, o que serve como um manual de como prosseguir com a pesquisa, além de possibilitar identificar a viabilidade de toda a ideia.Trabalho de Conclusão de Curso Solos moles(2022-12-08) Gallera, Caroline Freitas; Modesto, Nicholas Casconi Melari; Araujo, Willian Meneses deSolos moles são frequentemente encontrados nas regiões litorâneas brasileiras e, quando não compreendido seu comportamento com base em estudos e ensaios de caracterização, podem ser um problema à obra, principalmente em obras de infraestrutura, e um problema muito comum que ocorre devido a esse tipo de solo é o recalque. Costumeiramente, a solução de substituição total ou parcial dos solos moles fora praticada ao longo do tempo, contudo, novas metodologias foram surgindo e a engenharia foi se atualizando, exemplos dessas novas soluções são os aterros leves, aterros de sobrecarga temporária, aterros sobre geodrenos, entre outros, com especial atenção a solução de aterros de pré-carga que fora objeto de análise no estudo de caso. Visou-se analisar as diferentes metodologias em comparação com as soluções empregadas em obra, seus dados de solo e resultados analíticos, apresentando uma revisão bibliográfica baseados em artigos e um estudo de caso com dados reais de obra. Dos resultados colhidos e analisados dos documentos de obra, viu-se que o recalque de 10,2mm não será problema na fase de obras, mas na fase operacional, eles podem prejudicar de maneira significativa a operação do empreendimento, no caso de uma obra de infraestrutura. Considerando que a fase operacional pode ser prejudicada, por vezes opta – se por acelerar os recalques que acontecem posteriormente à construção do empreendimento (os chamados recalques secundários) com o tipo de aterro que seja mais adequado para acelerar o recalque secundário. Com a intenção de acelerar todos os recalques presentes na obra, este estudo sugeriu um aterro de pré-carga a ser alocado no ponto de interesse (na região onde há presença de solo mole). Por vezes, para prever melhor os recalques que surgirão, é comum o uso de softwares que a partir da modelagem do terreno possibilita essa análise. A modelagem realizada por este estudo estimou que a obra sofreria 10,2mm de recalque imediato sendo 232,7mm o recalque total. Em contrapartida, o recalque imediato causado pelo aterro de pré-carga resultou em 351mm de recalque total, sendo 11,8mm recalque imediato.