Navegando por Assunto "Automóveis-Embreagens"
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Dissertação Desenvolvimento de um modelo de simulação do acoplamento da embreagem durante a partida do veículo(2010) Duque, E. L.O sistema de embreagem trabalha basicamente como uma interface entre o motor e o veículo. O motor gera potência e torque em uma dada rotação enquanto o veículo parte do repouso. A fase de escorregamento é uma fase crítica para a embreagem durante a partida. Vários estudos têm sido feitos para se estimar o tempo total de escorregamento e a energia gerada durante o acoplamento da embreagem. Considerações sobre essa energia para análise da capacide da embreagem são feitas, resultando em um modelo dinâmico compostos pelos componentes principais do powertrain do veículo. Através de estudo de caso, o modelo proposto é comparado com um modelo simplificado encotrado na literatura e com medições de um veículo para se avaliar sua eficácia. Também são discutidos alguns novos modelos de atrito, além do conhecido modelo de atrito de Coulomb, para se verificar qual melhor se adapta a essa situaçãoDissertação Estudo da influência do material de atrito dos discos de embreagem sobre o fenômeno de trepidação (judder) em veículos(2010) Gregori, I. R. S.Trepidações veiculare (judder0 são vibrações que ocorrem em baixas frequências e em grandes amplitudes e que, dependendo da intensidade, podem gerar algum grau de desconforto aos usuários do veículo. Atualmente, existem bancos de provas especificamente desenvolvidos para medir a sensibilidade do material de fricção do disco da embreagem a judder, porém a teste da demanda muito tempo para ser realizado. Em virtude disso, o trabalho foi desenvolvido, basicamente, em três partes. Na primeira parte, foi desenvolvida uma alternativa para simular os resultados do banco de provas a judder de maneira mais rápida, através de uma simulação numérica e para executá-la foi necessário informar o gradiente de atrito do material de fricção, ou seja, o comportamento do atrito versus a velocidade relativa de deslizamento. O gradiente de atrito foi determinado através de um teste padrão existente de durabilidade. Os resultados das simulações do modelo proposto mostraram uma boa aproximação entre três nmateriais testados, tanto em banco de provas em laboratório externo, como na simulação numérica. Na segunda parte do trabalho, para um melhor entendimento e aprofundamento do assunto, foi decidido caracterizar o problema do judder no veículo, propriamente dito, através de simulação numérica como cinco graus de liberdade. A simulação numérica se dividiu em duas partes: a) fase deslizamento da embreagem e b) fase pós sincronização entre motor e transmissão, ou seja, sem deslizamento do disco da embreagem, reduzindo a quatro graus de liberdade o modelo. Na simulação numérica do veículo, foi muito claro verificar o problema de judder, principalmente na interação com as outras partes do powertrain do veículo. O trabalho encerra, com uma terceira parte, com testes experimentais de judder no veículo, para uma comprovação prática do problema e a validação da eficiência das simulações numéricas- Trepidação em veículos equipados com embreagens a seco:uma abordagem multivariada do sinal de torque no comportamento do atrito dos materiais de fricção(2016) Gregori, I. R. S.Nos últimos anos, a indústria automobilística tem promovido, e testemunhado, uma série de avanços tecnológicos e científicos em sistemas veiculares de embreagem com o intuito de proporcionar melhor conforto aos motoristas e automóveis cada vez mais eficientes energeticamente. Entretanto, um dos problemas mais básicos e conhecidos ainda inerente aos sistemas de embreagem dos veículos atuais, tais como carros de passageiros e caminhões, é um fenômeno natural e complexo chamado de trepidação. A trepidação é o termo usado na indústria automobilística para descrever a oscilação longitudinal em um veículo durante a sua fase de acoplamento da embreagem. Pesquisas anteriores mostram que a trepidação pode ser explicada pelo torque transmitido pela embreagem, em função da velocidade e da temperatura de deslizamento. Neste contexto, esta tese propõe e implementa um sistema de aprendizagem de dados, baseado na análise estatística multivariada do sinal do torque como um todo, para melhor caracterização do fenômeno de trepidação. Os experimentos foram realizados utilizando os seguintes recursos principais: sistema de embreagem a seco, automóvel de passageiros, bancada de testes e seis materiais de fricção orgânicos. A abordagem proposta permitiu o desenvolvimento de um modelo de reconhecimento de padrões computacionalmente eficiente e altamente preciso para classificar os sinais de torque em relação aos diferentes materiais de fricção investigados, utilizando as informações mais expressivas dos dados e uma versão regularizada de um classificador linear. Correlacionando os padrões aprendidos com um material de fricção de referência (padrão ouro), foi possível também prever em laboratório o problema de trepidação no veículo. Acredita-se que os resultados alcançados desta tese, possam permitir uma redução considerável no tempo e nos custos de desenvolvimento de novos materiais de fricção para fabricação de sistemas veiculares de embreagem isentos de trepidação.