Engenharia Civil
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Trabalho de Conclusão de Curso Solos moles(2022-12-08) Gallera, Caroline Freitas; Modesto, Nicholas Casconi Melari; Araujo, Willian Meneses deSolos moles são frequentemente encontrados nas regiões litorâneas brasileiras e, quando não compreendido seu comportamento com base em estudos e ensaios de caracterização, podem ser um problema à obra, principalmente em obras de infraestrutura, e um problema muito comum que ocorre devido a esse tipo de solo é o recalque. Costumeiramente, a solução de substituição total ou parcial dos solos moles fora praticada ao longo do tempo, contudo, novas metodologias foram surgindo e a engenharia foi se atualizando, exemplos dessas novas soluções são os aterros leves, aterros de sobrecarga temporária, aterros sobre geodrenos, entre outros, com especial atenção a solução de aterros de pré-carga que fora objeto de análise no estudo de caso. Visou-se analisar as diferentes metodologias em comparação com as soluções empregadas em obra, seus dados de solo e resultados analíticos, apresentando uma revisão bibliográfica baseados em artigos e um estudo de caso com dados reais de obra. Dos resultados colhidos e analisados dos documentos de obra, viu-se que o recalque de 10,2mm não será problema na fase de obras, mas na fase operacional, eles podem prejudicar de maneira significativa a operação do empreendimento, no caso de uma obra de infraestrutura. Considerando que a fase operacional pode ser prejudicada, por vezes opta – se por acelerar os recalques que acontecem posteriormente à construção do empreendimento (os chamados recalques secundários) com o tipo de aterro que seja mais adequado para acelerar o recalque secundário. Com a intenção de acelerar todos os recalques presentes na obra, este estudo sugeriu um aterro de pré-carga a ser alocado no ponto de interesse (na região onde há presença de solo mole). Por vezes, para prever melhor os recalques que surgirão, é comum o uso de softwares que a partir da modelagem do terreno possibilita essa análise. A modelagem realizada por este estudo estimou que a obra sofreria 10,2mm de recalque imediato sendo 232,7mm o recalque total. Em contrapartida, o recalque imediato causado pelo aterro de pré-carga resultou em 351mm de recalque total, sendo 11,8mm recalque imediato.