Engenharia Mecânica
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Trabalho de Conclusão de Curso Driver technology(2021) Santos, Diego Ortiz dos; Kawahisa, Felipe; Votre, Gabriela Constantino; Fanucchi, Gabriel Lobo; Sanches, Luca Adriano Barros Campos; Aímola, Lucas; Callegare, Lucas Mascarenhas; Crudo, Mateus; Cirillo, Nicholas Vilas Boas; Domingues, Ricardo Nocera; Aranda, Rodrigo BaghinCom o objetivo de termos mais conforto e otimizar os esforços físicos humanos, os desafios tecnológicos na indústria automobilística estão cada vez maiores. Veículos autônomos e inteligentes estão sendo desenvolvidos no mercado à fora, porém, devido à situação econômica, em países emergentes, como o Brasil, esta realidade ainda está pouco quanto distante. Em conversa com a JSL, maior empresa de logística rodoviária do Brasil, foi levantado o ponto de que é necessária uma grande quantidade de motoristas no setor de manutenção para ficarem alocando os cavalos mecânicos e carretas nas devidas docas para realizar os serviços de manobra no pátio da empresa. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de condução capaz de ser operado remotamente e, consequentemente, diminuir a quantidade de motoristas utilizados no setor de manutenção e focar seus esforços no deslocamento de cargas nas estradas. Um sistema de mobilidade teleguiada, ou seja, guiar um veículo através de sistemas de controle mecânicos sem a necessidade de estar dentro do cockpit, é uma das possíveis soluções para uma maior agilidade nas operações das empresas logísticas, que utilizam hoje uma equipe de operadores que entram e saem dos caminhões diversas vezes ao dia para fazer movimentações simples e previstas. Uma única pessoa conseguirá fazer essas movimentações apenas trocando o equipamento para qual veículo for guiar. Nesse projeto se busca através de dimensionamentos de dispositivos mecânicos de transmissão de torque, simulações por método dos elementos finitos e experimentos práticos em laboratório iniciar a construção de um protótipo para aplicação descrita acima.