Engenharia Mecânica
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Trabalho de Conclusão de Curso E-REX(2022-06-23) Barbosa, Alexandre Oliveira; Freitas, Caio da Luz; Rodrigues, Caio Henrique Silveira; Ferrari, José Almeida; Chechi, José Tadeu; Aguiar, Pedro; Silva, Rodrigo Barbosa Briano daAtualmente o Brasil possui o maior índice de transporte de carga através do sistema rodoviário no mundo, o que representa 61% da matriz de transporte de carga no país e como o brasil é um grande exportador de grãos, como a soja, e outras commodities, o fluxo de transporte de carga rodoviária para estes produtos escoa desde o interior do país até o litoral, para portos e do litoral para o interior com a função de abastecimento do país com insumos provenientes de importação. Como consequência estes veículos enfrentam subidas e descidas de serras com elevado delta de altitude, e como temos um território com revelo diverso, isso implica em enfrentamentos de condições de rampa para os veículos que transportam carga em todas as estradas do país. O consumo de combustível de veículos pesados de carga é uma das principais parcelas do custo do frete rodoviário e no mesmo compasso, a busca pela economia de combustível se tornou um dos principais pilares para o desenvolvimento de novas tecnologias de transporte, visando extrair o máximo de trabalho com o mínimo de recursos. Por este motivo sistemas que propiciem uma melhor eficiência energética são o foco do desenvolvimento de produtos para operações sustentáveis. Desta forma, baseado nos pilares de sustentabilidade, eficiência energética e redução de custos, foi definido o projeto E-REX, que oferece uma solução na redução de consumo de combustível de veículos pesados de carga, principalmente no enfrentamento de aclives. Atuando como auxílio para o motor principal, se torna uma alternativa adaptativa a atual frota e a futuras, com o objetivo de otimizar a eficácia energética e desempenho do veículo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de mercado a fim de verificar as soluções existentes no mercado para esse problema proposto, e concluiu-se que um sistema auxiliar de propulsão, com reconhecimento de terrenos adversos e aclives, permitiria uma melhor eficiência e desempenho, com o mínimo de alterações no veículo. O foco deste trabalho foi no desenvolvimento de um sistema, onde com a energia recuperada através das frenagens em declives, reaproveitasse está para auxiliar no enfrentamento de aclives, ultrapassagens e situações que necessitem de estresse do motor.