Engenharia Mecânica
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Trabalho de Conclusão de Curso e-CVT(2021-11) Silva, Enrique Climaco de Freitas e; Virga, Igor Rodrigues; Magalhães Neto, José Thales; Bertti, Karina Regina Souza; Lopes, Lucas Vieira; Sampaio, Renato do Carmo; Aharonovitz, Salomão José Soares; Batista, Yuri Farah FernandesAtualmente, os veículos cuja propulsão provém de combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais extintos no âmbito global devido à poluição gerada. Grandes potências mundiais já traçam previsões para extinguir esse tipo de motorização e desta forma, abre-se novas oportunidades para explorar novas tecnologias, como por exemplo, os motores elétricos que não dependem de energia não renovável. Apesar dos motores elétricos serem capazes de gerar mais de 90% de rendimento, cenário totalmente oposto ao motor à combustão interna, a aplicação dessa nova propulsão vem gerando incertezas no mercado automobilístico, devido à autonomia do veículo elétrico. A fim de corrigir esse problema, o projeto e-CVT tem como objetivo viabilizar com que o motor elétrico trabalhe pelo maior tempo possível no intervalo de rotação que oferece a maior eficiência tendo como resultado o aumento de autonomia de veículo. Por meio das simulações realizadas, nota-se a melhoria do conjunto ao integrar a CVT ao motor elétrico, pois há um aumento considerável da eficiência energética do motor elétrico.