Engenharia Mecânica
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/23
Navegar
Trabalho de Conclusão de Curso Projeto safeboard - Plataforma skateboard - BR shutlle(2021-12-16) Monteiro, Vinícius Moreira; Niiyama, Vitor; Silva, Matheus Dirani; Vallada Jr, Ademar Caetano; Carreiro, Artur Brait; Honório, Arthur Queiroz; Molina, GabrielA automobilística está passando por uma imensa transformação, sendo os veículos elétricos cada vez mais presentes na sociedade. Para a aplicação elétrica, é necessário que os veículos tenham um pack de baterias, geralmente de Lítio-Polímero (LiPO), para fornecer a energia demandada pelo funcionamento e, por consequência, alguns riscos intrínsecos ao seu uso. Ainda neste contexto, em uma colisão desses veículos específicos, caso ocorra uma perfuração ou rompimento das baterias, ocorre uma reação exotérmica podendo gerar chamas e até mesmo explosões, colocando a segurança dos ocupantes em risco; muito diferente das incêndios normais, dentro das baterias estão contidos o combustível e o comburente, sendo muito difícil extinguir as chamas. Posto isso, este presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um absorvedor de energia com o intuito de minimizar o risco à integridade do pack de baterias em caso de colisão. Dentre todos os modos de impacto existentes, o lateral se apresenta de maior periculosidade para a ocorrência da problemática e, neste, será direcionado; como estudo de caso, será abordado um veículo autônomo proposto através do programa Rota 2030 da FEI, o BR-Shuttle, para utilização em um conceito Last Mile. Como estratégia de absorção de energia, foi aplicado o design Honeycomb atrelado ao conceito de flambagem progressiva, que através de estudos e pesquisas atuais, vem demonstrando grande eficiência na absorção de energia de impacto. Também, será apresentado simulações preliminares referente ao comportamento da ideia proposta, bem como uma solução preliminar para aplicação no BR-Shuttle.