Engenharia Mecânica
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/23
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Dissertação Simulação dinâmica de um veículo sob diferentes geometrias de direção(2010) Martins, Hugo Leonardo MendesO presente trabalho visa o estudo da variação do comportamento dinâmico de um veículo automotor com quatro rodas sob diferentes condições de geometria de direção, tais geometrias possuem diferentes porcentagens de Ackerman e foram otimizadas por uma rotina criada em Matlab. Criaram-se modelo em Adams/Car completos com tais geometrias de direção e foram analisados estática e dinamicamente. Testes dinâmicos como fish hook, skidpad, single lane change e ramp steer foram utilizados com objetivo de verificar se os modelos possuem comportamento condizente em diversas situações. Com o objetivo de validar o modelo foram feitos testes em um protótipo Formula SAE utilizando equipamento de aquisição AIM racing Data Power e os valores foram comparados com as simulações feitas. Desta forma pode-se gerar uma metodologia de análise e modelos multicorpos que podem servir como referência para outros projetos.Dissertação Aquisição de dados em um veículo de competição F-SAE(2010) Serralvo Neto, R.This work has the internet to present the preparation and instrumentation of a student competition racing vehicle FSAE, developed by Fei University students, for the data acquisition using AIM system. The main focus of this work is to explore the software potential to present thousands of data obtained by various sensors installed on the racing vehicles RS3 and RS4. This data can be used to input a lot of information con computational tools for example: MSC ADAMS, NASTRAN, ANSYS, etc. Data analysis techniques will be shown , aiming the differences visualization and the potential gains that the team could have, depending on the set-up or component choice. With the data acquisition system, it is possible to achieve better results in a shorter time and less cost. The different types of driving styles will be discussed on this work. Every single possibility to improve the final vehicle performance should be explored, with all the information registered on the data acquisition system.