Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Engenharia Mecânica

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/23

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto do imposto (ICMS) na emissão de gás carbônico em um projeto de rede: estudo de caso em uma empresa de sementes
    (2019) Rodrigues, Wilian Barbosa
    Diversas entidades, especialmente na Europa, dedicam-se a mensurar os impactos que cada empresa causa ao meio ambiente, provendo recomendações sobre o consumo de milhões de pessoas. O descaso com o meio ambiente pode trazer consequências sérias às empresas e à sua reputação. Do outro lado dessa equação, estão governos de diversos países, tentando ao mesmo tempo manter suas empresas competitivas frente ao mercado global e ainda tirar o máximo proveito da tributação para ampliar a arrecadação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do ICMS na emissão de na malha logística de uma empresa de sementes com atuação em todo o território brasileiro. Foi realizado um estudo de caso para a coleta de dados e pesquisa operacional para a apuração dos resultados. O estudo detalha os valores de diversas linhas, como custos de produção, frete e armazenagem, comparando resultados em um cenário base com ICMS e outro sem o imposto. A pesquisa demonstra um aumento de 5% na emissão de proveniente de transporte de mercadorias, quando a empresa em estudo desenha sua malha de maneira a otimizar os custos operacionais incluindo o ICMS
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Big Data Analytics aplicado a logística:um estudo de multicasos
    (2019) Menezes, Guilherme Pereira de
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Lean e seis sigma em logística
    (2019) Carvalho, M. S.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto do nível de serviço logístico na satisfação e lealdade do cliente
    (2012) Su, Alexandre Fun Ghi
    As empresas estão sempre em busca de novos caminhos para manter e/ou aumentar sua competitividade e ganhar participação de mercado. Uma das iniciativas mais relevantes nos últimos anos é a oferta de níveis de serviços logísticos adequados que auxiliem os clientes a alcançar suas metas. O objetivo desta pesquisa é demonstrar o impacto do serviço logístico sobre a satisfação do cliente e, consequentemente, sobre sua lealdade. A evidência empírica fornecida é a avaliação das relações entre os desempenhos operacional e relacional, a satisfação, o comprometimento afetivo, o comportamento de compra e a lealdade dos profissionais da área de compras do setor químico brasileiro. É demonstrada a importância do desempenho relacional, que possui impacto direto e significativo na satisfação do cliente, além de influenciar diretamente a percepção de desempenho operacional por parte do comprador. Também é demonstrado que a satisfação do cliente não tem influência direta no comportamento de compra, mas sim influência indireta através do comprometimento afetivo. Em outras palavras, a satisfação pode levar ao comprometimento afetivo, e essa conexão emocional é que influencia o futuro comportamento de compra do cliente. Esta pesquisa possibilita uma visão mais complexa e completa do fenômeno da lealdade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Fatores que afetam o grau de maturidade do processo de planejamento de vendas e operações
    (2012) Rocha, Nadilson Pereira da
    O processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) sempre foi um campo de batalha para sincronizar as oportunidades de demanda com restrições de oferta. Apesar de ser cada vez mais popular nas empresas e de haver poucos estudos acadêmicos realizados sobre o assunto, já existem tentativas de implementação, mas que não atingiram um nível de maturação desejado. Consequentemente, não foi possível coletar as vantagens e benefícios do processo. A própria literatura já aponta que em muitos casos a implementação é falha (BREMER, AZEVEDO, MATHEUS, 2008). Como um processo estruturado, e já com uma existência aproximada de 30 anos, ainda é questionável no que diz respeito à sua efetiva implementação e execução? Esta pesquisa, portanto, teve o objetivo de investigar a maturidade do processo de S&OP nas organizações, bem como os fatores que viabilizam e inibem a implementação desse processo com sucesso.