Engenharia Mecânica
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Dissertação Desenvolvimento de um modelo de programação linear para apoio à tomada de decisão em uma cadeia de suprimentos(2009) Ignacio, Bruno Alvarez FerreiraO cenário de negócios atual é caracterizado pela alta competitividade e pelo aumento do nível de exigência do consumidor. Ele exige das organizações novos padrões de custo, de qualidade, de agilidade e de flexibilidade que podem ser alcançados com o aumento da eficiência dos processos internos e externos. Nesse contexto, a configuração e a gestão da cadeia de suprimentos ganharam importância. As organizações começaram a vê-las como uma maneira para aumentarem seus retornos e obterem vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Na gestão da cadeia de suprimentos são tomadas diversas decisões que podem influenciar no resultado final da mesma. Este estudo propõe um modelo de programação linear para auxiliar a tomada decisão em uma cadeia de suprimentos. Ele procura maximizar o lucro total de toda cadeia ao longo de um determinado horizonte de planejamento, para isso o mesmo utiliza informações oriundas de todos os integrantes dessa cadeia. Para verificar susa eficácia ele é aplciado a uma cadeia de suprimentos hipotética em nove diferentes situações de variações de demandas e de capacidades de produção e estocagem dos vários integrantes da cadeia considerada. São feitas, ainda, comparações entre os resultados que seriam obtidos com a aplicação do modelo proposto e com outro modelo de gestãoDissertação Otimização do uso de salas cirúrgicas em um hospital escola público de cardiologia:(2015) Carvalho, T. N.Este estudo tem como objetivo propor um modelo de otimização a ser aplicado para a alocação de pacientes cardiopatas eletivos em um número finito de salas cirúrgicas, em determinado dia da semana e equipe médica, em um hospital escola público de cardiologia por meio da aplicação conjunta e sequencial de dois modelos de Beliën, Demeulemeester e Min, Yih. Atualmente, devido ao processo ser empírico, grande parte dos pacientes que aguardam cirurgias se encontra em um estado clínico crítico. Junto a isso, a carência de programação sistematizada causa uma espera prolongada de agendamento, a qual agrava ainda mais o estado do paciente e aumenta o índice de permanência do paciente nos leitos. Portanto, esse paciente, devido ao seu estado, acaba dando entrada pelo pronto socorro e tendo de fazer uma cirurgia de urgência, ou seja, isto leva ao desequilíbrio da rotina do centro cirúrgico e dificulta a programação. O uso conjunto dos dois modelos proporciona o agendamento semanal de cirurgias priorizando os pacientes por nível de criticidade e reduzindo o tempo de espera por um leito pós-operatório. A preocupação com o pós-cirúrgico, demonstrou uma melhora de 29% nas quantidades de leitos necessários para atender a demanda em relação a um agendamento aleatório destes pacientes, além de uma criteriosa seleção de pacientes baseado na condição atual da lista de espera.Dissertação Modelo de apoio à tomada de decisão para a seleção de projetos, tendo como critério a maximização do índice EBIT(2013) Paiva, M. C.Impulsionadas por uma crescente condição competitiva, grande número de empresas esta mudando a forma de medir seu desempenho. Os indicadores das empresas não devem ficar restritos aos índices financeiros,mas sim assumirem a necessidade de um constante alinhamento e integração entre os indicadores financeiros e não financeiros, fazendo com que ocorra também integração entre todos os departamentos. O uso do sistema de medição dos indicadores para gerenciar o desempenho das organizações apresenta algumas limitações, tais como a dificuldade de gestores em relacionar indicadores de processos com índices financeiros, assim como uma abundância de indicadores que impedem os gestores de tomar as decisões corretas sobre quais projetos e investimentos devem ser priorizados para que a organização consiga melhorar o desempenho estabelecido. Desta forma, este trabalho foca o desenvolvimento de um modelo matemático tendo como objetivo a maximização do índice EBIT, baseado no inter-relacionamento e hierarquia entre as métricas que forneça uma visão mais equilibrada, permitindo que os gestores vizualizem as melhores decisões quanto aos projetos de melhorias e investimentos, e que possibilite melhor resultado para a organização, tendo como critério, a maximização do índice financeiro EBIT.Dissertação Uso da programação linear no controle ótimo de um sistema carro-pêndulo(2011) Puglia, Luiz VascoEste trabalho discute o uso da Programação Linear como alternativa para a solução de problemas de controle ótimo de sistemas dinãmicos lineares no espaço de estados de tempo discreto onde os elementos do vetor de controle são as variáveis livres de projeto. Como o vetor de estado num instante qualquer de amostragem pode ser escrito como uma combinação linear do vetor de controle e das condições iniciais, essa forma resulta na estrutura padrão dos problemas de Programação Linear. A função do objetivo pode ser adaptada para o problema particular de otimização que se pretende resolver. Um dos objetivos possíveis em problemas de controle ótimo é minimização da somatória do módulo do controle em cada instante de amostragem. Uma outra possibilidade é a maximização da velocidade média de percurso para indiretamente resolver problemas de tempo mínimo. Essas e outras funções objetivo são facilmente colcodas na forma padrão do problema de Programação Linear, ou seja, como uma combinação linear do vetor do controle. Como o estado em um instante é função das condições iniciaisé possível incorporar restrições do estado em qualquer instante. Um estudo de caso foi usado para discutir algumas possibilidades dessa alternativa. Para tanto o controle de tempo mínimo de movimentação de um sistema carro-pêndulo real de um grau de linerdade foi considerado incluindo também a minimização da somatória do módulo do controle. O problema do esforço de controle foi tratado explicitamente na função objetivo e o problema de tempo mínimo foi tratado de forma indireta por meio de uma simples busca nos instantes de amostragem. Restrições de ângulo nulo nos extremos foram incorporadas além de outras restrições físicas do problema. Para compensar os inevitáveis erros de modelagem e distúrbios, a trajetória ótima foi mantida dentro de uma precisão pré-estabelecida por um sistema de controle em malha fechada, com uma ação do tipo avanço. Como o modelo do sistema carro-pêndulo é não linear, sua equações foram linearizadas para se poder aplicar a técnica. Os resultados obtidos ilustram que de fato a técnica analisada é bastante simples, poderosa e conclusiva, uma vez que os métodos de solução numérica da Programação Linear são sempre conclusivos quanto a existência de uma solução.