Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Engenharia Elétrica

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    Tese
    Um agrupamento de modelos conexonistas por meio de sinapses artificiais e suas aplicações no mercado de criptomoedas
    (2020) Vilão Júnior, C. O.
    Este trabalho propõe um algoritimo, chamado de CMEAS, tem inspiração biológica focada na forma que o crescimento de axônios neuronais atinge seu destino sináptico em outras redes de neurônios. Esse crescimento segue caminhos específicos no cérebro de animais, definidos por determinadas proteínas. O CMEAS foi desenvolvido para agrupar duas redes neurais convolucionais, treinadas a priori em dois tópicos que influenciam simultâneamente o mercado de criptomoedas, como o tópico de notícias e de cotações. O meio pelo qual as redes são agrupadas, ocorre usandose conexões externas às redes originais, para se conectar aos neurônios internos de cada rede. Duas vertentes foram propostas para o treinamento do CMEAS, sendo um com aprendizado supervisionado e outro com aprendizado por reforço. Os resultados comprovados pelos testes de Wilcoxon, demonstram que o CMEAS teve melhor fator de lucro e índice sharpe superior nos experimentos em relação aos algoritimos de agrupamento clássico por meio de votação e redes profundas usadas de forma individual, o algoritimo, também, foi superior em todas as métricas da estratégia compra e retêm (buy and hold), além disso, o algoritimo obteve resultados próximos, porém, melhores que os da CNN-LSTM considerada estado da arte, dadas as métricas utilizadas
  • Dissertação
    Um sistema de visão computacional monocular para um robô móvel humanóide
    (2015) Vilão Júnior, C. O.
    Uma única imagem representa um conjunto de dados de tamanho considerável e tipicamente várias operações precisam ser feitas em cada pixel da referida imagem. Em uma estrutura de vídeo, a qual pode ser descrita como uma sucessão de várias imagens, esta tarefa torna-se ainda mais difícil, já que a taxa de quadros analisadas necessita ser mantida mesmo com a câmera em movimento. Este trabalho descreve um sistema de visão monocular para quatro robôs humanoides desenvolvidos para participar da liga humanoide na categoria KidSize, da Robo-Cup. O sistema de visão proposto permite que os robôs acompanhem uma bola e detectem companheiros e adversários, fornecendo informações como distâncias e orientações de todos esses objetos simultaneamente, de forma que, todos os processos possam ser executados em tempo real com diferentes resoluções de câmera. Devido a mudança constante de regras da competição, aumentando cada vez mais a complexidade do ambiente, o uso de técnicas de alto nível começam a parecer atraentes. Dessa forma o uso do Haar-Adaboost e do HOG-SVM para detecção de objetos pertencentes ao jogo, apresentaram resultados relevantes. Técnicas de baixo, médio e alto nível foram utilizadas em nossos robôs com poucas adversidades, com taxa de quadros por segundo condizentes com um robô de ação rápida e com a capacidade de generalização e identificação dos objetos demonstrados nas Curvas de Características de Operação do Receptor (ROC)