Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Identidade, moda e consumo:
    (2024-06-04) Mendonça, Fernanda Sorato
    O trabalho aborda questões sobre o comportamento de consumidoras transexuais no Brasil, analisando quais fatores influenciam em seu processo de decisão de compra de produtos de moda. Para qualquer potencial comprador, fatores importantes fazem parte da decisão de compra deste tipo de produto, não somente questões sociais ou de renda, mas também a forma com que o cliente se sentirá com qual tal peça. Entender o modo de pensamento neste mercado permite que marcas saibam se posicionar de maneira adequada e entender quais públicos atender, visando melhores estratégias para maior alcance de seu público- alvo.O objetivo deste estudo é mostrar como há falta de atenção quando falado sobre peças de vestuário para mulheres transexuais no Brasil, provando que há certo tipo de preconceito e negação das marcas para atender esta comunidade. Seguindo os objetivos específicos e examinando as metas impostas neles, foi possível determinar uma linha de pensamento de forma organizada que facilitará o entendimento sobre o tema. Para chegarmos a esta conclusão, foi utilizada a pesquisa de profundidade, esta que permite maior opinião e interpretação de cada entrevistado, possibilitando dissertação sobre o tema, de forma pessoal. Também foram utilizados, no referencial teórico, grandes nomes que estudaram o comportamento do consumidor para fundamentar o trabalho, permitindo uma melhor análise conceitual de cada entrevistada, correlacionando cada resposta com o que foi escrito ao decorrer do estudo. Artigos acadêmicos como teses e dissertações, e blogs foram necessários para se aprofundar no tema, uma vez que não se é muito estudado e falado, fontes de informações informais tiveram de ser coletadas para maior repertório informativo. A forma de pesquisa selecionada para o estudo, foi a pesquisa qualitativa, é possível concluir que há sim a ausência de produtos específicos para mulheres trans no mercado nacional, mostrando a falta de cuidado das marcas que possuem grande parcela nesta indústria. Destacando seus descontentamentos em suas respostas, as entrevistadas falam sobre a possibilidade de mudança para suprir esta carência, visando maior sensibilidade e maior atendimento desta demanda específica.