Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica

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    Dissertação
    Análise do efeito da suspensão traseira de veículo rodoviário de carga no desempenho de pavimentos flexíveis
    (2009) Shiotsuki, Rafael Domingues
    Este trabalho apresenta um estudo do efeito da suspensão traseira de um veículo rodoviário de carga no desempenho de pavimentos flexíveis. Compara-se a degradação ao longo do tempo causada por um caminhão com suspensão traseira mecânica e outro com suspensão traseira pneumática. Um modelo matemático de meio veículo com 4 graus de liberdade é utilizado para modelar a dinâmica vertival do veículo. Para a simulação dos veículos em estudo utilizam-se dados de caminhões reais e realizam-se as simulações no programa Matlab/Simulink. Para simulação do desempenho de pavimentos flexíveis utiliza-se o programa SisPav 2009. Este programa foi desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2007 e utiliza a teoria da elasticidae com um modelo elástico não linear para calcular as tensões e deformações no pavimento e modelos mecãnicos para previsão dos danos acumulados por fadiga, da deformação permanente e da estimativa da vida de serviço do pavimento
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    Dissertação
    Controle de impedância aplicado a uma suspensão ativa
    (2014) Silva, D. L. F. da
  • Dissertação
    Estudo de amortecedores com válvula inercial na dinâmica vertical de um veículo
    (2014) Abreu, Guilherme Caravieri de
    Como a literatura sobre a influência dos amortecedores com válvulas inerciais na dinâmica do veículo é escassa e estes não são utilizados em grande escala nos veículos comercializados pelos grandes fabricantes, este trabalho visa contribuir para o esclarecimento do possível benefício que o emprego desses equipamentos poderia trazer na qualidade de rodagem, fornecendo uma referência teórica para uma tomada de decisão do investimento em experimentações práticas onde geralmente emprega-se considerável tempo de pessoas especializadas, máquinas e equipamentos específicos e recursos com construção de protótipos e testes. Neste trabalho é realizado um estudo comparativo entre sistemas de suspensão com amortecedores dotados de válvulas inerciais e sistemas com amortecedores convencionais. Para isso, foram elaborados modelos matemáticos para investigar a dinâmica vertical em termos de conforto e segurança resultante da utilização de amortecedores convencionais ou com válvulas inerciais. Primeiramente, um modelo de ¼ de veículo com 1GdL é utilizado em simulações para se determinar a dependência mais favorável entre a resposta do amortecedor com válvula inercial e a aceleração da massa suspensa em termos do critério de conforto. Após esta análise preliminar, um modelo de ¼ de veículo com 2GdL é utilizado para uma análise da resposta do veículo em diferentes condições do pavimento utilizando critérios objetivos de conforto e de segurança. O trabalho também compara um amortecedor inercial sensível à aceleração da massa suspensa a outro sensível à aceleração da massa não suspensa. Os resultados apontam um bom potencial para o emprego de amortecedores inerciais, porque mostram possibilidade de melhoria dos índices de conforto sem prejuízo à segurança.