Ciência da Computação
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- A Bio-Inspired Strategy for 3D Surface Reconstruction of Unstructured Scenes Applied to Medical Images(2019-09-05) BOUZON, M.; ALBERTINI, G.; VIANA, G.; MEDEIROS, G.; Paulo Rodrigues© 2019 IEEE.The use of 3D reconstruction, along with immersive technologies, is a technique used in several areas of research and development. Currently, the most common strategy for performing this type of reconstruction is using a stereoscopic camera model. The problem worsens when the challenge involves unstructured scenes, which are scenes that have an ill-defined cognitive architecture. The present work proposes a methodology for 3D reconstruction of unstructured surfaces using monocular cameras. Thus, modern AI techniques, Computer Vision and Computer Graphics techniques have been applied to solve this problem. The experiments performed in this work can be concluded that the proposed method can reconstruct structured scenes with a hit rate between 63% and 68%, depending on the number of thresholds used in the segmentation, thus being superior to the classical method, where the extraction of points is done over the original image without any pre-processing.
Trabalho de Conclusão de Curso Reconstrução 3D de ambientes externos baseada na correlação de poucas imagens de diferentes perspectivas(2024-12-11) Medrano, Alessandro Simões; Cunha, Daniel Alves; Mendes, João Vitor Simões; Videira, Pedro Bazaluk MachadoReconstrução 3D está em grande visibilidade atualmente, por conta do avanço tanto da tecnologia de hardwares quanto de softwares. Esse processo tem como propósito trazer novas experiências imersivas através da sua aplicação em diversas áreas, como, por exemplo, na área médica, entretenimento, e construção civil. Porém, há uma limitação na utilização de reconstrução 3D para a criação de malhas de ambientes externos, uma vez que a forma mais comum para a realização deste processo, considerando todas as perspectivas de um ambiente, dá-se por meio da utilização de sensores, os quais realizam o cálculo das profundidades do ambiente, o que facilita sua reconstrução, mas torna-se uma prática restrita por conta do custo dessa tecnologia. Além disso, grande parte das reconstruções 3D de um ambiente externo, a partir de imagens, são realizadas considerando apenas uma perspectiva e com a utilização de uma grande quantidade de dados processados referentes às imagens de um ambiente. Assim, este trabalho propõe a reconstrução 3D de ambientes externos a partir de poucas imagens com a completude de várias perspectivas e sem o uso de sensores. Trata-se de uma metodologia distinta daquelas do estado-da-arte. Os resultados alcançados mostraram que a metodologia proposta aqui é capaz de reconstruir ambientes externos a partir de poucas imagens de diferentes perspectivas, gerando malhas 6D visualmente realistas e em tempo real.