Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Engenharia Civil

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do dimensionamento do EMAS de Congonhas:
    (2024-12-10) Leite, Gabriela Coronado; Albuquerque, Guilherme Medeiros; Walter, Julia Maravalhas
    A história da aviação na civilização começou nos anos 1900 e, desde então, a sociedade tem buscado inovações nesse campo, com inúmeras melhorias no conforto, na mobilidade, nos modelos de aeronaves, nas pistas e, principalmente, na segurança. No Brasil, destaca-se o Aeroporto de Congonhas que, desde sua inauguração em 1936, vem sofrendo uma crescente evolução para atender às demandas geradas pelo crescimento urbano e tecnológico da cidade de São Paulo. Dessa forma, várias inovações são estudadas e implementadas ano a ano, como a construção de novas pistas, a ampliação de terminais e a melhoria dos sistemas de segurança. A mais recente delas é um sistema de frenagem de aeronaves feito de concreto poroso, conhecido como Engineered Material Arresting System (EMAS). Este sistema foi concebido para atenuar os danos causados por acidentes e incidentes com aeronaves durante a aterrissagem e a decolagem. Este trabalho analisou a extensão necessária do EMAS para o aeroporto de Congonhas através da calibração e simulação para as velocidades de entrada de 50, 60 e 70 nós, utilizando o software LS-DYNA. Comparando os resultados obtidos com as dimensões reais do sistema de desaceleração construído no Aeroporto de Congonhas, foi possível concluir que o EMAS está projetado de forma adequada. Ou seja, o EMAS com a extensão atual que possuí é capaz de frenar a aeronave mais crítica que o aeroporto recebe até uma velocidade de entrada de 70 nós, mesmo essa sendo uma velocidade acima da projetada em seu dimensionamento.