Engenharia Mecânica
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Navegando Engenharia Mecânica por Orientador "Almudi, Gabriela Scur"
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Dissertação Análise do impacto da diversificação na estratégia operacional em empresas de bens de capital(2009) Queiroz, R. P.O acirramento da concorrência e o aumento e competência dos chamados competidores globais tem dificultado o crescimento das empresas. Neste ambiente competitivo a diversificação das atividades tem sido uma opção de crescimento e fortalecimento seguida por muitas empresas, que tem como desafio coordenar suas atividades, de forma a competir eficazmente em "mercados diversos" e muitas vezes correlatos, em virtude das possíveis necessidades diferenciadas de estrutura produtiva e comportamento do mercado consumidor. Analisar o impacto da diversificação na estratégia operacional avaliando a influência de variáveis internas - recursos produtivos - e externas - necessidades e demanda do novo mercado consumidor - é a proposta deste trabalho. O emprego do estudo de caso permitiu enumerar aspectos importantes a serem observados na estratégia operacional em um processo de diversificação, assim como, a emissão de considerações e sugestão para estudos futuros.Dissertação Desenvolvimento de modelo de negócio de PSS:um estudo de caso na Mercedes-Benz do Brasil(2017) Ferreira Junior, R.Um desafio para as empresas de manufatura de produtos e de bens de capital é a busca constante de melhoria da sua eficiência econômica e rentabilidade, uma vez que as margens financeiras têm sofrido constantes deteriorações provocadas pela globalização e crescente aumento da competitividade, com excessiva pressão nos custos internos. Na busca da lucratividade e manutenção de negócios, é perceptível o crescimento da integração de serviços aos produtos, a conhecida servitização, criando uma possibilidade de melhor utilização de todos os recursos, num modelo de negócio PSS (Product Service System). Com o crescimento do uso da tecnologia de informação e comunicação, Internet das Coisas, Big Data, além dos conceitos de sustentabilidade, vem-se estruturando uma nova estratégia, que visa agregar valor ao modelo tradicional PSS, na integração de novos serviços aos produtos. Entretanto, não é trivial a mudança de modelo de negócio de uma empresa, de manufatura orientada a produto para orientada a serviço. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de entendê-la conceitualmente, mas muito tem-se a discutir quanto à efetiva estratégia de mudança, sendo o objetivo de este estudo propor a integração de serviços aos produtos PSS numa indústria automobilística de transporte de cargas e aprofundar-se nas estratégias para a mudança do seu modelo de negócio. Através de um estudo partindo de uma revisão bibliográfica, conseguiu-se determinar as boas práticas de empresas que praticam o modelo de negócio PSS. As principais ações foram selecionadas e organizadas de forma estratégica, construindo-se um direcionador para uma mudança de modelo de negócio. Para validar a proposta, foi desenvolvida uma pesquisa e colocado em discussão com executivos de empresas do grupo Daimler, tanto no Brasil como no exterior. Pelo resultado alcançado nesta pesquisa e pela sua extensão, inclusive internacional, este estudo contribui e consolida-se como um roteiro de mudança de modelo de negócio PSS para uma indústria automobilística de transporte de cargas, podendo também ser utilizado por diferentes empresas de outros segmentos..Dissertação Engenharia de produtos:desenvolvimento de veículos globais em subsidiária brasileira de multinacional(2010) Shibata, R. M.A competividade na indústria automotiva tem aumentado cada vez mais e os mercados maduros estão cada vez mais saturados. Neste contexto, a busca por vantagem competitiva através da globalizaçãop de operações em busca de redução de custos ou acesso a mercados em expansão têm sido parte das estratégias das multinalcionais no desenvolvimento de produtos. Os produtos globais oferecem vantagem devido a sua padronização mundial de componentes e sistemas associada à possibilidade de atender diversos mercados com poucas modificações específicas. Desta forma, a partir de uma arquitetura global, é possível desenvolver veículos em diversos tipos de carroceria e design, para diversos requisitos de desempenho, simultaneamente. No atual cenário da indústria automotiva, as subsidiárias localizadas em países emergentes, que têm se destacado economicamente nos últimos cinco anos, tornam-se importantes na estratégia de desenvolvimento de veículos devido ao conhecimento que possuem em relaçao aos produtos destes mercados. O presente trabalho buscou compreender o processo de desenvolvimento de produtos globais pela engenharia de produtos da subsidia´ria brasileira da General Motors. A primeira etapa compreendeu a pesquisa em fontes secundárias para descrever e entender o atual cenário da indústria automotiva e do processo de engenharia de desenvolvimento de veículos. A segunda etapa se refere ao estudo de caso realizado através de entrevistas com pessoas ligadas ao desenvolvimento de um veículo baseado na arquitetura global pela General Motors do Brasil (GMB). Dentre as principais conclusões, pode-se destacar que a engenharia de produtos da GMB deixou de ser apenas uma subsidiária que adaptava veículos desenvolvidos pela Opel, subsidia´ria alemãm ou pela matriz norte-americana, tornando-se uma subsidiária capaz de desenvolver produtos que atendam não apenas a mercados locais, mas sim a diversos mercados. Além disso, a estratégia de desenvolvimento de arquiteturas globais traz vantagens quanto ao custo e tempo por evitar duplicidade de desenvolvimentos. Para a GM, isto se tornou possível após a integração de todos os centros de engenharia de desenvolvimento de pordutos em uma engenharia global.Dissertação A estratégia de operações e a dimensão ambiental:um estudo de caso na indústria automotiva(2011) Heinz, GuilhermeAs prioridades competitivas historicamente consideradas na estratégia de operações das empresas têm sido as dimensões: Qualidade, Entrega, Flexibilidade e Custo. O desempenho dessas quatro dimensões até agora foi suficiente para assegurar a competitividade das empresas e manter sua sobrevivência. A dimensão ambiental, atualmente, está ampliando de forma global sua importância estratégica como prioridade competitiva para as empresas, principalmente com a crescente demanda da sociedade na obtenção da sustentabilidade ambiental além da econômica e social, aumentando a pressão sobre as empresas e exigindo sua participação responsável na redução dos impactos ambientais e sociais. Diante deste cenário de mudança é o objetivo desta pesquisa avaliar como as empresas consideram na sua estratégia de operações a dimensão ambiental, que têm de forma acelerada aumentado sua importância para a sociedade, governo e empresas. Essa pesquisa foi realizada na indústria automotiva por meio de um estudo de caso múltiplo em três montadoras de automóveis e veículos comerciais da região do ABC paulista. A análise e interpretação dos dados da pesquisa levaram à conclusão que as empresas pesquisadas, no sentido de se adequarem às demandas atuais e futuras do mercado, ampliaram as prioridades competitivas da sua estratégia de operações para além das "tradicionais", qualidade, entrega, flexibilidade e custo, incluindo também a prioridade competitiva meio ambiente, definindo ações, metas e objetivos e um modelo de gestão proativa, no sentido de maximizar os impactos positivos da dimensão ambiental no desempenho competitivo de operações.Dissertação Evolução dos processos de produção e da cadeia de suprimentos na Mercedes-Benz do Brasil(2010) Bastian, R.Desde o advento das novas práticas de produção e logística, originárias do sistema de produção Toyota (TPS- Toyota Production System), várias empresas ocidentais se decidiram por descartar a continuidade do sistema de produção em massa aderindo, com maior ou menor êxito, ao que se denominou Lean Manufacturing ou produção enxuta. Teorias e práticas foram estudadas e pesquisadas e muitas delas implementadas nas fábricas americanas, euroéias e também brasileiras, com variados níveis de profundidade, especialmente no ramo das automobilísticas, com resultados de melhorias de produtividade, redução de estoques, redução de áreas, incremento de qualidade, redução de lead-time de fabricação, etc. Várias ferramentas tornaram-se parte do vocabulário destas empresas: kanban, heijunka, andon, pokayoke, just in time, muda, gemba, 5'Ss, etc. No Brasil, em especial nas grandes montadoras automotivas da região do grande ABc, São Paulo, a adoção desta nova filosofia se intensificou e, com maior ou menor sucesso, com maiores ou menores dificuldades, tornou-se imperiosa. Várias emoresas dos mais variados ramos de atividades, por exemplo: metalúrgicas, serviços, hospitais, comércio, etc. também adotaram esta nova filosofia, cada uma delas com suas adaptações necessárias. Esta dissertação tem como objetivo analisar a evolução dos processos de produção e da cadeia de suprimentos dos últimos 15 anos na Mercedes-Benz do brasil, uma das grandes fabricantes e montadoras de veículos comerciais - caminhões e chassis de ônibus. Através de levantamento de dados e de arquivos do período, de entrevistas com profissionais executivos que participaram e participam desta história, procura-se demonstar as vantagens da utilização do sistema Toyota de produção, as melhorias implantadas, além de um diagnóstico de como se encontra a empresa neste quesito.Dissertação Interação e conversão do conhecimento no sistema local de produção do etanol de Piracicaba(2009) Silva Junior, R. L.Esse trabalho teve por objetivo contribuir para o entendimento das interações e da conversão do conhecimento no SLP do etanol de Piracicaba, identificando as contribuições das instituições de ensino, fomento e pesquisa a este SLP, e de que maneira estes agentes interagem entre si. Com intuito de atingir o objetivo proposto foi realizada uma ampla revisão bibliográfica qyue abrangeu estudos sobre a conversão do conhecimento, bem como os conceitos de sistemas locais de produção, a fim de melhor caracterizar o ambiente de estudo. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, visando descobrir as interações entre os elementos deste SLP, relacionando com a geração e difusão de conhecimento. Para o estudo exploratório foi utilizada a técnica de pesquisas semi-estruturadas em plantadores, usinas, fábricas e prestadoresd e serviço, instituições de ensino, fomento e pesquisa, a fim de identificar como ocorrem as interações e a conversão do conhecimento. Foram identificadas as contribuições expressivas da APLA, CTC e centro da Cana, e as menos expressivas da Incubadora de Piracicaba, ESALQTEC e da Casa do Produtor Rural. Da mesma forma, o trabalho mostrou que as conversões do conhecimento por Socialização e Externalização são intensas no SLP do etanol de Piracicaba, que comprovadamente apresenta forte vocação em todas as atividades envolvidas com o tema, desde o plantio até a fabricação de máquinas e sistemas de informação que suportam o processamento deste biocombustível.Dissertação Interação entre clientes e fornecedores:análise do desenvolvimento de capacidades em fornecedores da indústria têxtil(2013) Gabriel, Camila Roseane KolososkiO fenômeno da globalização, a evolução tecnológica e o aumento da competitividade ocorridos nas últimas décadas obrigaram as empresas a se reestruturarem e a desenvolverem novas configurações que reduzissem custo e gerassem velocidade e flexibilidade como forma de manter seu posicionamento competitivo. Uma delas foi a terceirização produtiva, que se apresentou como estratégia compatível à nova necessidade da indústria, uma vez que possibilita rápida reação das empresas às variações do mercado e também permite que cada uma se mantenha focada em seu core business. Este novo modelo de produção vai ao encontro da Visão Baseada em Recursos (RBV), que sugere que a vantagem competitiva sustentável das empresas seja atingida por meio da valorização e da exploração de seus recursos e competências. Tendo em vista tal contexto, julga-se uma oportunidade sua aplicação no caso da indústria brasileira do vestuário que, por sua vez, é adepta ao modelo de produção terceirizada e caracterizada como uma indústria familiar, imatura e pouco provida de tecnologia e de conhecimento em processos. Assim, o objetivo do trabalho consiste em analisar como ocorre a interação entre clientes e fornecedores do setor brasileiro do vestuário, de forma a verificar como relacionamentos mantidos podem contribuir para o desenvolvimento das capacidades de suas confecções. Para isso, um estudo de casos múltiplos foi realizado com oito empresas, entre clientes e fornecedores, visando obter e cruzar informações de ambas as partes. Observou-se que a prática de relacionamentos colaborativos e de longo prazo é benéfica para as empresas e que clientes possuem grande influência no desenvolvimento das confecções com quem trabalham, embora muito ainda possa ser feito para elevar o nível de conhecimento e de competitividade do setor.Dissertação O módulo de planejamento da suíte de manufatura nas implementações do sistema ERP:uma análise de fatores que determinam sua utilização(2012) Miranda, Marcel Luiz Garcia deOs sistemas ERP nasceram da evolução dos sistemas de planejamento de materiais, chamados de Mrp, e dos sistemas de planejamento dos recursos de produção, chamados de MRP II. Sua utilização tem sido observada como um padrão entre as grandes corporações e, nos últimos anos, também as pequenas e médias empresas vêm seguindo o mesmo caminho. Apesar de ter surgido da evolução do MRP e do MRP II, há indícios de um contingente de empresas de manufatura que implementam o ERP, mas não a suíte de manufatura. Outras implementam a suíte de manufatura sem, contundo, implementar o módulo de planejamento de materiais (MRP) ou o módulo de planejamento de recursos de produção (MRP II). O objetivo principal desta pesquisa é entender qual a improtância que as empresas de manufatura, que implementam um ERP e sua suíte de manufatura, dispensam aos módulos de planejamento dessa suíte. trabalho discute as prováveis causas desse fenômeno atribuindo sua ocorrência a questões relacionadas às lacunas de gestão nas empresas, pois, suspeita-se que as empresas atribuam menor importância aos módulos de planejamento por questões relacionadas à: liderança corporativa; a um planejamento estratégico que permeie os níveis estratégico, tático e operacional; a uma metodologia formal de gestão de operações; e a adaptabilidade dos fundamentos de concepção do ERP aos processos de negócios da empresa. A partir da revisão bibliográfica foi elaborado um modelo concentual que prop~es constructos e variáveis que afetam a visão de valor da empresa em relação ao uso dos módulos de planejamento da suíte de manufatura. Para verificação do modelo em campo, foi utlizado o método de estudos de casos múltiplos, que tem como intuito prover subsídios para delinear o perfil de mepresas em relação às práticas gerenciais, de engenharia e de produçãoDissertação Dissertação O papel do gerente de projetos e dos stakeholders no sucesso de projetos:um estudo a partir da abordagem soft e hard(2017) Cruz, Cristiane EstevesA gestão de stakeholders é relevante uma vez que pode gerar impactos de diferentes naturezas ao longo da vida do projeto, sendo assim, atender suas expectativas é crucial para o sucesso do projeto. Quem garante que as expectativas dos stakeholders sejam atendidas é o gerente de projetos, monitorando suas necessidades em relação aos principais objetivos do projeto. O gerente de projetos, por sua vez, detém um conjunto de competências essenciais e influentes na gestão e sucesso de projeto. Nesse contexto, o presente estudo consiste no entendimento de quais competências do gerente de projetos sob as perspectivas soft e hard impactam na relação com stakeholders e como esses elementos influenciam a percepção de sucesso de projeto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey através da rede profissional LinkedIn com 100 gerentes de projetos. O resultado obtido mostrou que as hipóteses de que as competências do gerente de projetos (R² =12,7%, p-value = 0,030 e t-student = 2,173) e os stakeholders (R² = 9,8%, p-value = 0,000 e t student = 4,262) possuem impacto estatisticamente significante no sucesso de projeto Além disso, foi possível verificar que as competências soft explicam melhor a relação o sucesso de projeto do que aquelas consideradas hard. Essa constatação é um fator importante para a formação e experiência do gerente de projetos. Tanto no universo universitário e empresarial o desenvolvimento da comunicação, liderança, habilidades e atitudes interpessoais e gestão de pessoas e stakeholders podem gerar benefícios aos projetos e, consequentemente, às organizações. Ademais, o mapeamento da influência dos stakeholders e o entendimento do impacto do cliente no projeto podem melhorar o atendimento às suas necessidades a fim de potencializar o resultado dos projetos.