Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Delatore, Fabio"
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Trabalho de Conclusão de Curso Estratégia de controle de estabilidade que incorpora o efeito de saturação de pneus com um digital twin model(2022-06-09) Bagodi, Artur Salvador; Palermo, João BrunoMaximizar e otimizar a aderência de veículos tanto de competição como veículos comerciais para reduzir o tempo de volta dentro de um circuito ou melhorar a capacidade de manobrabilidade e segurança são altamente desejáveis na industria de desenvolvimento de veículos. Para maximizar a aderência de um veículo sabe-se que os coeficientes de aderencia dos pneus são características fundamentais e definem a capacidade e limites de um pneu. Esse trabalho teve como objetivo investigar e desenvolver uma estratégia de controle de estabilidade capaz de aumentar a aderência a partir de dados de saturação dos coeficientes de atrito. Além disso, a estratégia foi testada e estudada junto a um modelo matemático capaz de avaliar diferentes comportamentos dinâmicos e a influência da estratégia de controle implementada. Para o modelo matemático será utilizado um programa de simulação veícular multi corpos e transiente (AVL VSM R1.6) junto a uma implementação da estratégia criada em MATLAB/Simulink. Com a estratégia de controle baseada na capacidade de tração dos pneus, temos que o nível de saturação de cada um dos pneus definem a deficiência do pneu em gerar forças a partir de linearização das forças e relevância de escorregamentos (slip), com isso o objetivo de distribuição de torque em cada uma das rodas pode ser atingido. A aplicação tem como principal objetivo o uso de arquiteturas de tração emergentes atualmente, como híbridos, elétricos e com tração independente em cada uma das rodas e capaz de ser utilizada em condições transientes como foi apresentado nesse trabalho.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo de baterias de segunda vida em um sistema de geração de energia elétrica sustentável e democrático(2022-06-15) Alves, Adoni Rodrigues; Tiozzo, Catarina Rodrigues Pinto; Silva, Evandro Miguel da; Felix, Igor dos Santos; Melo, Josimar Ferreira de; Santos, Victor SousaO Brasil vive um cenário influenciado pela pandemia do COVID-19 e uma crise hídrica acentuada no segundo semestre de 2021 que levou a uma crise energética, e ambas problemáticas amplificam os efeitos da desigualdade social que permeiam o país. Dentro de uma realidade na qual parte da população tem dificuldade de subsidiar os custos com energia elétrica devido sua classe social é necessário propor soluções que ao mesmo tempo apresentem uma redução no custo e sejam também sustentáveis. Visando diminuir o impacto com o descarte de baterias utilizadas nos carros elétricos, uma vez que a mobilidade elétrica vem crescendo a cada dia, desenvolver um sistema composto por baterias reaproveitadas conforme o conceito de segunda vida, tendo em vista a aplicação em um projeto de geração de energia com a conversão da energia solar em elétrica, é uma proposta para atender um público de baixa renda ou de lugares remotos para democratizar o acesso à energia elétrica. Para dimensionar o plano em questão, foi realizado um estudo com baterias de lítio polímero de forma análoga com as baterias descartadas do carro do Fórmula FEI, com o objetivo de utilizá-las no banco de baterias para armazenamento da energia elétrica, gerada através painéis fotovoltaicos.Trabalho de Conclusão de Curso Sistema de controle de vagas de estacionamento através de App(2022-06-09) Ferreira, Gabryel Loredo; Maebato, Guilherme Tadashi; Nunes, João Felipe Calvo; Apolinário, João Gabriel Paiva; Marcello, Liz MenichettiDevido ao crescente número de carros e condutores, a demanda por um lugar para se estacionar tende também a aumentar. Consequentemente, a procura por uma vaga torna-se cada vez mais difícil. Os objetivos principais do sistema de controle de estacionamento via aplicativo móvel são: reservar a melhor vaga para um usuário que está dirigindo no estacionamento e prover à este(a) motorista instruções de direção até uma vaga livre. Soluções existentes como a sinalização local nos corredores, placas de trânsito e sentido das vias são necessárias para que o condutor percorra o estacionamento na procura de uma vaga disponível. Nesse projeto, apresentamos uma solução econômico-financeira através de dispositivos Beacons de tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) de baixo custo e smartphones. Os usuários recebem serviços personalizados de localização geográfica indoor, tendo como base a sua localização física com a consulta nestes emissores Beacon através de soluções de conectividade já existentes na grande maioria dos aparelhos de celular.