Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica
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Navegando Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica por Orientador "Hilsdorf, Wilson de Castro"
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Dissertação Análise da cadeia de suprimentos de circuito fechado de baterias de chumbo-ácido(2020) Armelin, M. P.A cada ano aumenta a importância atribuída pelos pesquisadores e profissionais a questões referentes a sustentabilidade, seja pela degradação ambiental, consumo exacerbado, riscos à saúde, custos envolvidos na recuperação do meio ambiente, entre outros. A sustentabilidade deixou de ser vista apenas pelo prisma do meio ambiente e passou a agregar também a preocupação com aspectos sociais e econômicos, formando assim o tripé da sustentabilidade ou triple bottom line (TBL). Nesse contexto, um processo de cadeia de suprimento fechada - closed-loop supply chain (CLSC) - é fundamental para garantir o fluxo logístico desde a aquisição da matéria-prima até o destino adequado do produto após o término da sua vida útil, de modo a comprometer minimamente o meio ambiente e os recursos naturais. Em particular, essa preocupação é ampliada em situações que envolvem produtos perigosos que podem contaminar o meio ambiente, bem como as pessoas envolvidas em seus processos de produção, como o chumbo. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre conceitos de sustentabilidade (TBL), cadeia logística sustentável (sustainable supply chain management - SSCM), cadeia de fornecimento de circuito fechado (CLSC), logística reversa (LR) e reciclagem de baterias de chumbo-ácido, foi avaliada, por meio de um estudo de múltiplos casos de caráter exploratório, uma cadeia automotiva brasileira envolvendo a fabricação, o fornecimento, a recuperação e a reciclagem de baterias de chumbo-ácido, focando principalmente na recuperação e reciclagem do chumbo. O resultado foi uma analise sobre a participação e responsabilidade dos fabricantes, revendedores e empresas de reciclagem no gerenciamento do triple bottom line, destacando as barreiras e motivadores inerentes a sua prática e como os incentivos, financeiros ou não, afetam a taxa de coleta das baterias exauridasDissertação Análise das práticas de logística reversa na cadeia de suprimentos de medicamentos no estado de São Paulo(2021) Musolino, R. V.O tema sustentabilidade vem ganhando interesse entre a população, pesquisadores e as indústrias nas últimas décadas. O aumento desordenado da população, o aumento dos índices de poluição e a escassez de recursos naturais, bem como o seu mau uso, despertam para urgência do tema sustentabilidade, visando um melhor aproveitamento e preservação de recursos naturais. A Logística Reversa (LR) ganha destaque com intuito de diminuir a geração de resíduos e maximizar o reaproveitamento dos recursos. Para tal finalidade é necessário gerenciar os resíduos em consonância com a legislação vigente e preservação do meio ambiente. O avanço da medicina trouxe grandes benefícios à população com consequente aumento na produção de medicamentos e na quantidade disponível para comercialização, porém, os medicamentos, quando descartados incorretamente, podem contaminar a natureza, representando risco à vida humana, à fauna e à flora. O objetivo desta pesquisa é identificar as práticas da LR adotadas em diferentes segmentos da cadeia farmacêutica e compará-las aos artigos estudados e à legislação brasileira, destacando o papel dos atores da cadeia farmacêutica em relação ao consumidor final. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso único incorporado, baseado na cadeia farmacêutica e seus atores participantes, concentrando-se no Estado de São Paulo. Apesar de todos os atores da cadeia de suprimentos reconhecerem a importância da LR, é imprescindível a implementação do sistema de LR em um sentido mais amplo, visando o descarte adequado de medicamentos com ampla conscientização de todos os elos da cadeia e adequação às regulamentações governamentais que ainda é ambígua e complexaDissertação Corredores exclusivos de ônibus:contribuição à sustentabilidade urbana(2019) Ramos, R. F.Dissertação Gestão da sustentabilidade na construção civil: um estudo de múltiplos casos em obras públicas do setor de transportes(2016) Haber, P. C.O crescimento da geração de resíduos sólidos de construção civil no Brasil levou à elaboração de leis ambientais que regulamentam a gestão de resíduos, obrigando as empresas, a tomar diversas medidas para a minimização dos impactos causados pela geração dos mesmos. É neste contexto que se insere o objetivo do presente trabalho, que é avaliar em que medida as empresas de construção de obras públicas do setor de transportes adotam os princípios da gestão de sustentabilidade na construção civil. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de múltiplos casos, com a aplicação de entrevista semi-estruturada com perguntas elaboradas a partir da revisão da literatura. Os resultados demonstram que em todas as empresas a legislação ambiental é cumprida em sua íntegra e as ações sustentáveis são muito análogas entre si, sendo que em todas as empresas há algum tipo de prática que vise à prevenção e/ou minimização do consumo de recursos. Ainda que a legislação ambiental brasileira e os sistemas de gestão englobem os principais princípios de uma gestão sustentável, o conceito não é amplamente atingido. Verificou-se através do presente trabalho que nos casos estudados é possível verificar a adoção dos melhores princípios da gestão de sustentabilidade através de ações isoladas dentro de cada obra, e que ainda há muitas barreiras que impedem que os projetos atendam plenamente o conceito de gestão sustentável.Dissertação Gestão de relacionamento com fornecedores:relação entre práticas adotadas e o desempenho na cadeia de suprimentos de autopeças(2012) Romano, C. A. C.A Gestão de Relacionamento com fornecedores é assunto atual e de interesse para muitas empresas, visto a crescente dependência em relação a seus fornecedores, para alcançar os principais objetivos organizacionais. O objetivo desta dissertação é identificar se a utilização de práticas de Gestão do Relacionamento com fornecedores afeta o desempenho da estratégia da gestão do relacionamento com fornecedores. Para efetivar este estudo foi realizada uma pesquisa tipo survey com empresas de autopeças do Brasil, utilizando questionário com perguntas fechadas e escala de Likert, com responsáveis de áreas relacionadas à gestão de fornecedores. Através da avaliação dos resultados obtidos pode-se concluir que o desempenho da qualidade e da entrega dos fornecedores apresenta crescimento na medida da aplicação mais efetivas das práticas de gestão de relacionamento avaliadas. As conclusões alcançadas com este estudo são relevantes para profissionais que trabalham na gestão de fornecedores e também para estudantes e pesquisadores deste tema, para a definição das práticas de gestão do relacionamento com fornecedores a serem aplicadas.Dissertação Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos(2016) Bueno, M. S.Nos dias de hoje, a oferta de infraestrutura de transportes de um país está diretamente ligada à sustentabilidade, e a viabilidade no atendimento da crescente demanda é impulsionada pelo custo logístico deste processo. Neste contexto, muitas empresas, diante da perspectiva de desenvolver um diferencial competitivo, fortalecer o negócio e aumentar os lucros a curto, médio e longo prazo, passaram a incorporar a variável ambiental na formulação de suas estratégias e no desenvolvimento de suas atividades diárias. Dessa forma, ter pleno conhecimento dos modais de transporte de carga é, no mínimo, imprescindível para a análise do espaço que cada um tem dentro do processo logístico. Neste cenário, a intermodalidade, o incremento da infraestrutura portuária e o aumento da utilização do transporte marítimo de cabotagem têm papel de destaque para a implantação de um corredor verde marítimo para o transporte de cargas conteinerizadas no Brasil. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é analisar as condições de infraestrutura portuária necessárias para que um corredor verde sustentável de transporte intermodal possa ser implantado a partir do Porto de Santos. Utilizar-se-á, como estrutura do trabalho, a definição da questão de pesquisa, o desenvolvimento de seus instrumentos, a coleta de dados nos principais “players" do processo, a análise de dados e disseminação dos resultados. Espera-se, contudo, verificar se o Porto de Santos tem condições estruturantes à intermodalidade, uma das vertentes do conceito de green corridors já a tempo disseminado no continente europeu.Dissertação Métodos de cotação e negociação de preços e custos de transação na cadeia de suprimentos de autopeças do Brasil(2010) Genaro, EdelcioO presente trabalho tem por objetivo principal identificar quais são os métodos de cotação e negociação de preços predominantes na cadeia de suprimentos de autopeças brasileira. Ainda dentro do escopo do trabalho, buscar-se-à identificar quais os fatores geradores de custo de transação que podem diminuir ou aumentar o custo final. A competição global, a saturação dos mercados e o desenvolvimento do comércio mundial fizeram com que as firmas comerciais e industriais, os prestadores de serviços, os órgãos públicos, etc., empirrassem a responsabilidade de haver um custo competitivo em toda a cadeia de suprimentos ou cadeia de valor. E, portanto, a forma e o método como esse preço é negociado nas cadeias de suprimentos assume papel fundamental para o estabelecimento e sucesso das cadeias. O interesse recaiu sobre a Cadeia de Suprimentos de Autopeças do Brasil devido à sua complexidade, atualziação tecnológica e crescimento acentuado nos últimos anos e principalmente pelo fato de pertencer à Cadeia de Surprimentos Automotiva que talvez seja aquela de maior competitividade em termosde indústria de manufatura, devido à competição e participação de montadoras globais com suas próprias cadeias de suprimentos de autopeças, também globais. Esse ambiente competitivo obriga as cadeias de suprimentos locais a competirem em nível global, e dessa forma, são obrigadas a utilizar e desenvolver métodos e estratégias que anulem as assimetrias decorrentes da competição com outras cadeias e que atuem em mercados mais competitivos em termos de volume, tecnologia e recursos. Para responder as questões de pesquisa, foi utilizado questionário com perguntas fechadas tipo survey e escala Likert, enviado aos gestores da área de supply chain sas maiores empresas de cadeia de suprimentos de autopeças em termos de faturamento, com capital multinacional, empregam uma gama mais variada e estruturada de métodos de cotação e negociação de preços para aquisição de materiais direto, ao passo que as empresas de capital nacional empregam majoritariamente o método mais simples de cotação de negociação de preços que geram fatores de custo de transação, a maioria dos respondentes concordaram que os fatores geradores de custos de transação diminuem se as seguintes características estiverem presentes na negociação: transparência, frequência, poder de barganha do comprador e cotação com abertura de custo.Dissertação Planejamento e aplicação de modelos internacionais de organização do acesso portuário terrestre:o caso do Porto de Santos(2017) Caldeira, M. S.É de extrema relevância om papel que um porto possui para a economia, por onde passam a maioria das mercadorias comercializadas entre os países. Fatores como a operacionalização do canal de acesso, da movimentação portuária e dos acessos terrestres são alguns dos principais desafios para as autoridades portuárias mundiais. Acrescem-se a essas perspectivas as características inerentes aos países emergentes, nações que compõem a nova tendência de mercado global. No atual cenário da gestão portuária, há uma intensa preocupação com a interferência do complexo portuário no cotidiano do município, quer seja pela conjugação do tráfego terrestre ou na emissão de poluentes nocivos à vida da população que habita seu entorno. Assim, os portos adotam, entre outras estratégias, métodos de organização do acesso terrestre a fim de minimizar esses impactos. Sabendo que um porto deve adotar uma estratégia própria e específica, as principais formas de controle são o desenvolvimento de sistema de agendamento de caminhões e a expansão da área retroportuária. O Porto de Santos im plementou seu controle de acesso terrestre em 2013, à medida que outros portos pelo mundo perceberam o problema décadas antes. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia logística e ambiental do modelo de organização do acesso portuário terrestre adotado no Porto de Santos e compará-lo a portos de países desenvolvidos. Após a revisão da literatura existente sobre o tema, os portos pesquisados foram organizados em grupos e movimentação e modais de acesso semelhantes, identificando portos com as mesmas características operacionais de Santos, em que, relacionando os aspectos abordados neste estudo, são os portos de Nova Iorque/ Nova Jersei e Newark/Elizabeth. Utilizando dados coletados por meio de entrevistas e séries históricas das autoridades portuárias, foi demonstrada a formatação do sistema de agendamentos e do funcionamento dos pátios reguladores do Porto de Santos, bem como o método de restrição do sistema de agendamentos da Port Authoritty of New York and New Jersey. Conforntados, os pátios reguladores se mostram a estratégia mais eficaz sob o aspecto ambiental, considerando as limitações indicadas na pesquisa e restrições quanto a aplicação dos modelos em portos distintos.Dissertação Práticas de sustentabilidade em terminais portuários no Brasil(2018) Calcerano, Tomaz AlexandreDissertação Práticas de sustentabilidade na cadeia química brasileira(2016) Palacio, Rafael MarinSustentabilidade e as questões ambientais são atualmente assuntos em voga para a população, governos e organizações empresariais. Cadeias de suprimentos sustentáveis são consideradas um fator chave para promover a sustentabilidade organizacional e têm se desenvolvido como uma forma importante de gerenciamento de responsabilidade ambiental em economias emergentes. Apesar da importância do assunto para colaborar com a redução da degradação ambiental e gerar benefícios econômicos e sociais, o estudo das práticas de cadeias de suprimentos sustentáveis em indústrias químicas brasileiras ainda é pouco aprofundado. Através de um survey enviado a um total de 720 empresas, esse trabalho identificou a existência de cinco práticas principais de cadeias de suprimentos sustentáveis. O resultado da pesquisa de campo em empresas químicas que possuem operações no Brasil identificou que as práticas mais utilizadas pelas indústrias químicas com operação no Brasil são: design sustentável, compra verde, gerenciamento ambiental interno e logística verde.Dissertação Práticas de sustentabilidade:um estudo de múltiplos casos na indústria automotiva(2013) Maciel, Liliane Oliveira de CamposImpulsionadas por uma crescente condição competitiva no Brasil, as empresas do setor automobilístico relatam sua evolução e suas inovações tecnológicas, importantes características do seu desenvolvimento, a partir de quatro principais critérios: desempenho, consumo, emissões e, por último e não menos importante, a sustentabilidade. Ao longo do tempo, ficou claro que as empresas automotivas são um dos principais motores do crescimento econômico, pois têm um impacto significativo sobre o meio ambiente, economia e sociedade. Sua produção e suas operações convertem matérias-primas em produtos acabados e serviços; o gerenciamento de suas cadeias de suprimentos é realizado de forma sustentável; os investimentos, como chave principal, aderem à gestão de desempenho e os empregados melhor capacitados transformam a sustentabilidade no quarto critério nessa evolução. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o conceito de sustentabilidade, a proposta desta pesquisa é investigar a lacuna entre a perspectiva teórica e as práticas de sustentabilidade aplicadas nas indústrias de veículos pesados de carga do estado de São Paulo. O estudo de múltiplos casos visa a analisar a interdependência entre os processos-chave das empresas, saber quais elementos e iniciativas são integrados aos princípios da sustentabilidade e quais diferenciais as tornam sustentáveis. Os resultados do estudo apontam que a área de produção e operações demonstra um alto nível de interdependência, expressando que a sustentabilidade é impulsionada por princípios simples e iniciativas corporativas nas dimensões social, econômica e, principalmente, ambiental.Dissertação Práticas sustentáveis: um estudo de caso na cadeia de suprimentos de latas de alumínio(2012) Leite, Cláudio TadeuDiante da consciência atual que as matérias primas são finitas e da contínua necessidade de bons resultados financeiros, o critério de avaliação das cadeias de suprimentos vêm sofrendo mudança nos últimos anos. Com isso, os estudos sobre cadeia de suprimentos verde ou cadeia de suprimentos sustentável vêm aumentando. Por outro lado, são encontrados poucos trabalhos que identificam e definem as práticas sustentáveis em uma cadeia de suprimentos. Este trabalho teve como objetivo identificar quais as práticas sustentáveis encontradas na literatura são aplicadas na cadeia de suprimento de latas de alumínio. A qual possui um ambiente propício para observação destas práticas, tanto no fluxo de abastecimento direto quanto no reverso. A pesquisa foi baseada em entrevistas em profundidade, observações in loco dos principais membros desta cadeia, e análise de dados históricos e estatísticos disponíveis nas principais associações afins à cadeia estudada. Conclui-se que a cadeia estudada apresenta as práticas sustentáveis utilizadas como referência. Contudo, há oportunidade de melhoria.Dissertação O processo de desenvolvimento de novos produtos:um estudo de caso no setor automotivo(2012) Correia, Fabio GuedesO presente trabalho tem por objetivo principal estudar o processo de desenvolvimento de novos produtos (PDNP), identificando seu nível de estruturação e correlacionando-o com os indicadores de desempenho de quantidade de falhas e quantidade de atrasos ocorridos ao longo desse processo. Para isso, foram estudadas seis empresas mltinacionais de grande porte, localizadas dentro do Estado de São Paulo, todas fornecedoras de produtos automotivos para uma montadora de origem americana, sediada no Brasil há mais de oito décadas. Os resultados mostraram indícios de correlação entre essas duas variáveis, de forma que as empresas com PDNP melhor estruturado, obtendo um maior nível de aderência em relação ao modelo de Lambert (2008), apresentaram um melhor desempenho no processo, através de seus dois indicadores coletados individualmente dentro da montadora.Dissertação Qualidade na prestação de serviços logísticos: uma perspectiva dos clientes(2015) Santos, E. M. dosDissertação Variáveis de desenvolvimento sustentável e sua relação com o desempenho operacional do Porto de Santos(2014) Nogueira, A. C. S.