Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Orientador "Diego Lourenço Cartacho"
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Trabalho de Conclusão de Curso Análise da implementação de um monotrilho de cargas para o aumento do escoamento de mercadorias do Porto de Santos(2020-12-04) Silva, Felipe Soares da; Magnani, Guilherme Fabretti; Cardoso, Leonardo da Silva; Vicente, Pedro Rogério Themoteo; Paschoal Junior, Rodrigo Umburanas; Rodrigues, Anderson Samuel Araujo CoelhoCom a grande demanda de importação e exportação de cargas no Porto de Santos, podese ver uma grande necessidade de escoamento dessas cargas que chegam no retroporto, é explícito a necessidade de um meio de transporte que auxilie em conjunto com o sistema atual de transporte de cargas. Referente a esse problema o trabalho terá o foco em quatro pontos, o primeiro é de contemplar o cenário antecedente do porto, através da história, dificuldades e seu crescimento. No segundo ponto, ver o contexto atual, analisar os dados, desempenhar a quantificação dessas cargas que atualmente chegam e o quanto sai do nosso país através do porto. No terceiro ponto verificar as soluções que atualmente existem no mercado, analisando possíveis inovações no sistema de transporte de cargas mundiais e qual será o que melhor se adequa ao porto de santos. Com tudo isso definido, no quarto e último ponto, traremos o estudo desse sistema implantado. Analisando qual seria o melhor lugar e como seria implantado, assim como o quanto tempo demandaria para a construção e o quanto seria necessário investir, para ver esse projeto trazer um retorno positivo para nosso país.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação do BIM a anteprojetos de obras portuárias(2020-12-03) Oltramari, Guilherme; Carvalho, Matheus Ferreira de; Gomes, Stefanie CorreaA dissertação a seguir aborda a incorporação do BIM às obras portuárias. O foco foi especificamente o estudo de berço portuário (componente fundamental para a logística de um empreendimento deste tipo), mais especificamente um modelo de píer de contêiner para navios de porte “Panamax”. A partir destas considerações, foi feita uma automatização para a confecção de modelagens computacionais 3D (que combinou o uso dos softwares “Dynamo”, “Revit” e “Excel”), baseando-se no porte de 11 navios distintos contidos na tipologia “Panamax”, previamente citada. O usuário hipotético do produto gerado por este estudo se comunica com o sistema de automatização por meio de uma interface, onde, para este, serão apresentadas as informações de porte de cada um dos navios (cabendo ao usuário escolher entre uma das 11 opções). Feita a escolha, o sistema retornará ao usuário, além da modelagem em 3D, uma estimativa de custo para a confecção do empreendimento (píer) em questão. Por se tratar de um “primeiro passo” no que tange à utilização do “Dynamo” em um projeto de automatização de modelagem de estruturas deste tipo, muitas considerações de simplificação foram feitas no que se refere ao estudo de dimensionamento estrutural (todas embasadas em conceitos teóricos, normas técnicas e arquivos do acervo pessoal do professor orientador deste estudo). Obtiveram-se resultados satisfatórios. O “Dynamo” apresenta uma excelente alternativa para automatizar a modelagem em 3D de anteprojetos de estruturas deste gênero. Há, portanto, grande potencial para este tema no tocante a pesquisas futuras quanto à padronização de rotinas computacionais para estruturas portuárias.Trabalho de Conclusão de Curso Construção modular(2020-12-03) Ferreira, Beatriz Galdino dos Santos; Ávila, Bruna Gabrielle Sena; Shinohara, Letícia Miyuki; Takahashi, Milena SayuriNas últimas décadas, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010 e um estudo do grupo CEM em 2016, pode-se observar um crescimento acentuado no déficit habitacional de São Paulo, estimando que 1.675.221 paulistanos residem em setores de precariedade, já que o modelo de construção atual não supre a demanda necessária de habitação, principalmente das pessoas mais carentes. De acordo com Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado pelo IBGE, o custo da construção por metro quadrado subiu 0,25% de janeiro a fevereiro de 2020, alcançando R$1.165,13, com isso, dificultando a moradia digna. Portanto, desenvolveu-se um modelo de conjunto habitacional para pessoas de baixa renda utilizando um método construtivo inovador capaz de construir de forma mais rápida, barata e eficiente em relação ao método convencional (alvenaria, viga, laje e pilar), tendo em vista o conforto e o bem-estar do usuário. O contêiner marítimo, utilizado para o transporte de cargas pelo mundo, tornou-se útil dentro da construção civil, sendo possível construir por meio de sua estrutura uma forma de habitação. Com isso, a partir da revisão bibliográfica levantou-se parâmetros construtivos e técnicos de forma a realizar um projeto que atenda às necessidades de interesse social utilizando contêineres. Desta forma, desenvolveu-se um complexo com 36 unidades habitacionais com dois tipos de layouts diferentes para assim atender famílias com diferentes necessidades. Foi feito o estudo da metodologia completa para aplicação nesse modelo, desde sua fundação aos seus acabamentos, demonstrando soluções eficientes para os principais problemas de sua aplicação na construção civil, como o seu desconforto térmico e acústico. Para a entrega do projeto, foi demonstrado que é possível utilizar fundação com sapatas isoladas, que a estrutura do contêiner é autoportante, mostrando a possível forma de empilhamento, montagem das habitações e as instalações mais relevantes para edifício para transformá-los em edifício de 4 pavimentos, incluindo o térreo. Por fim, foi apresentado a viabilidade econômica com a implantação completa do projeto desenvolvido ao longo deste trabalho.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo e análise prévia de modelagem da despoluição e revitalização do rio Pinheiros com participação da iniciativa privada(2020-12-03) Meneghini, Leandro Bartolozzi; Silva, Rebeca Vilela Gimenes da; Martin, Victor BruschiniUma breve análise do contexto político econômico brasileiro mostra uma alternativa de financiamento de um projeto completo para além da despoluição a revitalização do Pinheiros e seus entornos, levantando a oportunidades para o investidor privado e para o setor público. Visto que o estado deve interferir no bemestar da população, e já existem programas de parcerias bem sucedidas em outros setores, como de aviação e portuário, uma opção é a iniciativa privada, dona de capital e em busca de novos projetos para investir visando possível rentabilidade. Para atrair esses novos formatos de relação público-privada é necessário levantar formas de retorno aos investidores, sob esse aspecto será pensado em uso da via para navegação comercial ou mesmo como alternativa de transporte público, juntamente com comercialização das áreas do entorno para comércio e serviços, ou mesmo na criação de parques elevados. Em grupo, a despoluição do rio e a reutilização da área de forma ativa espera-se melhorar o aspecto da região, melhorar a qualidade do ar e de uma forma geral trazer qualidade de vida a população. Serão usados exemplos e modelos internacionais estudados dentro do contexto da cidade de São Paulo, e então apresentado um modelo de EAP do projeto juntamente com o detalhamento com uma das soluções apresentada.