Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Orientador "Rafael Barreto Castelo da Cruz"
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Trabalho de Conclusão de Curso Estudo da utilização de piezômetros para a geração de energia elétrica através de pavimentos(2020-12-04) Costa, Giovanna Delecroide da; Sartori, Guilherme Henrique; Santos, Thaís Portugal dos; Campos, Thayna PerrottaAtualmente, o petróleo é a maior e mais utilizada fonte de energia em todo o mundo, sabendo que este possui uma data fim, a elaboração de uma solução para uma geração de energia mais limpa, sustentável e renovável se faz necessário. Esta dissertação, irá propor uma alternativa de geração de energia limpa através de uma fonte até então inexplorada, a energia mecânica que é transmitida ao pavimento quando se dá a passagem de um fluxo de veículos. Para isso, foi proposto a utilização de materiais piezoelétricos, que possuem a capacidade de transformar a energia mecânica em elétrica, que serão instalados ao pavimento através de uma adaptação do atual método construtivo. Para a elaboração desta proposta, será primeiramente realizada uma análise do impacto da instalação do sistema no atual método construtivo, observando suas etapas de execução atuais e futuras com a inclusão do sistema proposto e também será utilizado o Método dos Elementos Finitos (MEF) para ser avaliado o comportamento estrutural do sistema dado os esforços que este estará exposto. Quanto ao comportamento do material piezoelétrico, através de uma aplicação de caso utilizando dados de tráfego do corredor de ônibus da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini em São Paulo, local onde foi possível mensurar uma circulação de veículos de forma mais precisa e constante, será possível observar como estes podem ter uma grande capacidade elétrica quando submetidos a esta utilização, bastando avanços tecnológicos para tornar sua aplicação mais comum e economicamente viável, embora a presente proposta não traga fatores econômicos em sua análise.Trabalho de Conclusão de Curso Índice de confiabilidade estrutural para marquises de concreto armado(2020-12-04) Tomita, Fernando Kanamura; Luz, Gustavo Rocha; Donato, WilliamAs Normas para o dimensionamento estrutural do concreto armado NBR 8681:2003 e NBR 6118:2014, recomendam os valores dos fatores que ponderaram as resistências e solicitações. No entanto, as normas brasileiras supracitadas não apresentam estudos que comprovem a confiabilidade da estrutura, através dos coeficientes de ponderação. Há diversos casos noticiados pelas mídias de comunicação sobre desastres relacionados ao colapso de estruturas do tipo marquise, sendo assim, a pesquisa baseia-se no comportamento de uma marquise, uma laje em balanço, que está submetida a flexão simples para o Estado Limite Último (ELU). Todos os parâmetros, de resistência e solicitação, são considerados variáveis aleatórias, enquanto a geometria da laje é modificada dentro de uma distribuição estatística normal, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo de analisar a confiabilidade assegurada pelas normas de concreto armado. Para obter o Índice de Confiabilidade Estrutural, será utilizado o Método de Monte Carlo, um método que consiste em realizar simulações de acordo com a probabilidade de cada variável, e assim, resulta em marquises com diferentes configurações. Estudos sobre esse tema, mostram que os Índices de Confiabilidade e a geometria da peça, estão diretamente ligados, pois quanto maior a seção menor seu valor. Notou-se que para avaliação de marquises, o índice de confiabilidade não bastava, por isso criou-se o índice de aproximação. Para larguras de marquises maiores do que 1,0m, os dados foram insatisfatórios, por apresentar dados negativos ou fora do intervalo aceitável. Para larguras de 0,5m, os dados foram os mais satisfatórios encontrados, pois apresentaram os maiores Índices de Aproximação.Trabalho de Conclusão de Curso Transporte urbano de cargas(2020-12-04) Tomé, Aline Alves de Souza; Lena, Geovani Lelli; Rocha, Rafaela da Silva; Silva, Yan CauêO adensamento populacional nas cidades é um fenômeno social que gera problemas urbanos de infraestutura, sendo a movimentação de cargas essencial para a manutenção dos serviços, atividades comerciais e industriais, o obejtivo deste trabalho é propor a possibilidade de integração mais equilibrada entre os sistemas de transporte da cidade de São Paulo, reduzindo a dependencia da movimentação de carga pelo modal rodoviário, proporcionando a otimização dos deslocamentos, gerando uma reação em cadeia que pode beneficiar não somente empresas mas a qualidade de vida da sociedade. Portanto, a proposta deste trabalho é, justamente, buscar alternativas com ações inovadoras para criar uma estrutura harmônica que possibilite o maior desenvolvimento e eficiência da logística urbana praticada hoje, e que ao mesmo tempo, atendam as diretrizes definidas pelos órgãos públicos para o progresso da cidade analisada. A metodologia empregada consiste na identificação dos motivos da adesão majoritária pelo transporte rodoviário, com o intuito de trazer alguns destes fatores, os mais interessantes, para a nova opção, para que desta forma, este seja um modal atrativo tanto para o setor público, quanto o privado. Foram definidos três meios de transporte: por hidrovias, ferrovias e uma adaptação do veiculo leve sobre trilhos, o modal será escolhido de acordo com a análise multicriterial de tomada de decisão, a relevância destes critérios será analisada por uma equipe de profissinais que colaboram com a área de transportes de alguma forma, seja academicamente, atuando com projetos ou planejamento urbano. O diagnóstico do trajeto, origem e destino dos bens faz-se essencial para que seja possivel a criação do traçado e determinação de terminais do novo modelo apontado, e por fim, a apresentar um anteprojeto com esquemas e números para a verificação da viabilidade econômica do empreendimento.Trabalho de Conclusão de Curso Viabilidade técnica e econômica para a implantação de fazendas verticais em centros urbanos(2020-12-03) Pinto, Felipe Eduardo Oliveira; Vaz, Isabela Gimenes; Leal, Natália ColbertO estudo propõe viabilizar Fazendas Verticas em centros urbanos, especificamente na região metropolitana de São Paulo, por meio da discussão de conceitos, características, aperfeiçoamentos e comparações de métodos de implantação. Gerouse indicadores técnicos e econômicos para que o incorporador possa decidir o melhor método de implantação da fazenda, com base em dois tipos de aplicações deste empreendimento. Para a definição dos parâmetros que estruturaram o estudo foi feita uma análise comparativa, com base em pesquisa exploratória, que permite a identificação e compreensão das alternativas de implantação de Vertical Farm em âmbito mundial e as categorias de análises de modelos de negócios e os conceitos que embasaram a definição de locais com mercado potencial em centros urbanos. Primeiramente o estudo é dividido em dois tipos de aplicações de Fazendas Urbanas, a primeira é a de forma marginal, representando um valor agregado a um empreendimento, e outra de forma integral, em que a fazenda ocupe 100% de um local. Cada uma nos proporciona algumas opções de implantação, como a marginal, podendo ser fazendas em telhados de shoppings, restaurantes ou até mesmo um espaço dentro de uma empresa para a plantação de alimentos para consumo dos funcionários. A aplicação integral já é necessário um investimento maior, pois precisase de uma análise de um local, para implantar um espaço para cultivo, ou até mesmo a utilização de um local abandonado. Foi indispensável um estudo de aperfeiçoamento do local, independente de qual aplicação, visto que para cultivar alimentos em um ambiente fechado, sem acesso a luz solar e fatores climático, será preciso a utilização de equipamentos específicos que não agridam a plantação. Quanto ao método de produção foi visto que pode ser aplicado para todos os tipos de empreendimentos analisados para esse estudo. Por fim, foi realizada uma avaliação de cada opção de implantação, sendo analisada separadamente para marginal e integral, nos resultando na melhor alternativa de investimento para cada aplicação.