Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "Bagodi, Artur Salvador"
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Trabalho de Conclusão de Curso Estratégia de controle de estabilidade que incorpora o efeito de saturação de pneus com um digital twin model(2022-06-09) Bagodi, Artur Salvador; Palermo, João BrunoMaximizar e otimizar a aderência de veículos tanto de competição como veículos comerciais para reduzir o tempo de volta dentro de um circuito ou melhorar a capacidade de manobrabilidade e segurança são altamente desejáveis na industria de desenvolvimento de veículos. Para maximizar a aderência de um veículo sabe-se que os coeficientes de aderencia dos pneus são características fundamentais e definem a capacidade e limites de um pneu. Esse trabalho teve como objetivo investigar e desenvolver uma estratégia de controle de estabilidade capaz de aumentar a aderência a partir de dados de saturação dos coeficientes de atrito. Além disso, a estratégia foi testada e estudada junto a um modelo matemático capaz de avaliar diferentes comportamentos dinâmicos e a influência da estratégia de controle implementada. Para o modelo matemático será utilizado um programa de simulação veícular multi corpos e transiente (AVL VSM R1.6) junto a uma implementação da estratégia criada em MATLAB/Simulink. Com a estratégia de controle baseada na capacidade de tração dos pneus, temos que o nível de saturação de cada um dos pneus definem a deficiência do pneu em gerar forças a partir de linearização das forças e relevância de escorregamentos (slip), com isso o objetivo de distribuição de torque em cada uma das rodas pode ser atingido. A aplicação tem como principal objetivo o uso de arquiteturas de tração emergentes atualmente, como híbridos, elétricos e com tração independente em cada uma das rodas e capaz de ser utilizada em condições transientes como foi apresentado nesse trabalho.