Departamento de Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Departamento de Matemática por Assunto "Algebraic Education"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Transformações lineares planas: um estudo com base nos registros de representação semiótica e na utilização da geometria dinâmica(2009-06-05) KARRER, Monica; JAHN, A.P.Este artigo apresenta um estudo relativo ao ensino e à aprendizagem da noção de transformação linear. Baseados em considerações teóricas sobre registros de representação semiótica e aprendizagem em Matemática, foram realizadas análises de livros didáticos e de um questionário aplicado a oitenta e seis estudantes universitários da área computacional. Estes estudos apontaram deficiências com relação ao uso dos registros numérico-tabular e gráfico de uma transformação linear. Utilizando a metodologia de design experiment,foram elaboradas e aplicadas atividades envolvendo diversas representações de transformações planas, nos ambientes Cabri-Géomètre e papel&lápis. Os principais resultados deste experimento são aqui relatados, destacando-se o papel do softwareutilizado