Engenharia de Produção
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Navegando Engenharia de Produção por Assunto "after-sales service"
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Trabalho de Conclusão de Curso Aprimorando o nível de serviço ao cliente em uma empresa do ramo da agricultura(2023-02-09) Freitas, Alvaro de Souza; Silva, Bruno Medeiros; Oliveira, Gabriel Almeida de; Rocha, Hyago PereiraEm um mercado tão competitivo como o dos dias atuais, a excelência operacional deixou de ser um diferencial e se tornou um fator comum. Para se destacar, uma empresa necessita atender plenamente as expectativas do seu cliente para não correr o risco de perdê-lo para a concorrência. Neste sentido, faz-se necessário a exploração dos pontos de contato entre companhia e cliente em busca de melhorias de processos que atendam ou até mesmo superem as expectativas dos clientes. O presente trabalho tem como objetivo analisar o serviço pós-vendas de uma empresa do ramo da agricultura, identificar oportunidades de melhoria e propor planos de ação para aprimorar o nível de serviço oferecido. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: o mapeamento dos processos de atendimento e de gestão dos clientes; identificação de atividades que não atendem o nível de serviço acordado com os clientes; levantamento das causas raízes do atendimento insatisfatório ao nível de serviço acordado e a proposição de planos de ação para eliminar as causas raízes identificadas. Os dados utilizados foram coletados por meio de entrevista com um funcionário da empresa estudada e dos dados históricos de prestações de serviços obtidos no CRM (Customer Relationship Management) da companhia. Por meio da análise dos dados históricos, foi selecionado o serviço pós-vendas com pior desempenho para o desenvolvimento de propostas de melhoria. Como resultado da aplicação dos planos de ação desenvolvidos para o serviço selecionado, foram observados o aumento de 13% do número de serviços realizados de acordo com a expectativa dos clientes e uma redução de 72,6% no tempo médio para execução dos serviços.