Produção
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção por Assunto "Acessórios para automóveis-Indústria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Métodos de cotação e negociação de preços e custos de transação na cadeia de suprimentos de autopeças do Brasil(2010) Genaro, EdelcioO presente trabalho tem por objetivo principal identificar quais são os métodos de cotação e negociação de preços predominantes na cadeia de suprimentos de autopeças brasileira. Ainda dentro do escopo do trabalho, buscar-se-à identificar quais os fatores geradores de custo de transação que podem diminuir ou aumentar o custo final. A competição global, a saturação dos mercados e o desenvolvimento do comércio mundial fizeram com que as firmas comerciais e industriais, os prestadores de serviços, os órgãos públicos, etc., empirrassem a responsabilidade de haver um custo competitivo em toda a cadeia de suprimentos ou cadeia de valor. E, portanto, a forma e o método como esse preço é negociado nas cadeias de suprimentos assume papel fundamental para o estabelecimento e sucesso das cadeias. O interesse recaiu sobre a Cadeia de Suprimentos de Autopeças do Brasil devido à sua complexidade, atualziação tecnológica e crescimento acentuado nos últimos anos e principalmente pelo fato de pertencer à Cadeia de Surprimentos Automotiva que talvez seja aquela de maior competitividade em termosde indústria de manufatura, devido à competição e participação de montadoras globais com suas próprias cadeias de suprimentos de autopeças, também globais. Esse ambiente competitivo obriga as cadeias de suprimentos locais a competirem em nível global, e dessa forma, são obrigadas a utilizar e desenvolver métodos e estratégias que anulem as assimetrias decorrentes da competição com outras cadeias e que atuem em mercados mais competitivos em termos de volume, tecnologia e recursos. Para responder as questões de pesquisa, foi utilizado questionário com perguntas fechadas tipo survey e escala Likert, enviado aos gestores da área de supply chain sas maiores empresas de cadeia de suprimentos de autopeças em termos de faturamento, com capital multinacional, empregam uma gama mais variada e estruturada de métodos de cotação e negociação de preços para aquisição de materiais direto, ao passo que as empresas de capital nacional empregam majoritariamente o método mais simples de cotação de negociação de preços que geram fatores de custo de transação, a maioria dos respondentes concordaram que os fatores geradores de custos de transação diminuem se as seguintes características estiverem presentes na negociação: transparência, frequência, poder de barganha do comprador e cotação com abertura de custo.