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- Cross-dock design: análise de fatores que afetam o desempenho operacional(2023) Fugihara, Marcelo KoitiAs pesquisas em cross-docking (XD) tipicamente analisam apenas os fatores internos do desenho e planejamento das suas instalações como o layout, tamanho da instalação, quantidade de docas, stage único ou duplo, alocação das docas, entre outros ou tratam separadamente os fatores externos relacionados ao projeto da malha logística com foco na localização do XD, quantidade, área de atuação, janela de entrega, nível de serviço e custo do transporte. O problema de não se considerar uma abordagem holística no projeto do cross-docking é a não visualização dos efeitos interdependentes do desempenho operacional da instalação refletido nesta pesquisa através do nível de serviço. Esta pesquisa considerou fatores internos e externos ao XD para avaliar o efeito interdependente dos mesmos. Entre os fatores externos, foram considerados o perfil horário das chegadas dos veículos do recebimento e o horário de corte da onda de expedição que reflete uma alteração na janela de entrega do produto no cliente final. O fator interno usado para representar o tamanho da infraestrutura do XD foi a quantidade de docas. A pesquisa foi realizada com base em dados de uma empresa do setor do comércio eletrônico do Brasil e os seus achados contribuem para os gestores e planejadores de operações logísticas que precisam compreender o impacto isolado e combinado das variáveis de decisão para o projeto de um XD. O estudo mostrou que a antecipação do horário da chegada dos veículos do recebimento gera um impacto significativo no nível de serviço (NS) e esse efeito é similar tanto em uma estrutura mais robusta (mais docas) ou enxuta (menos docas). A antecipação do horário de corte da expedição tem um impacto mais significativo do que a antecipação do horário de chegada dos caminhões do recebimento no nível de serviço. O efeito da antecipação do horário de corte é diferente em um XD em uma operação com 13 docas em relação a um XD com 19 docas. Ao alterar o horário de corte da onda de 00:30 am para 01:00 am, o incremento do nível de serviço em um XD com 19 docas foi de 3,5% enquanto em uma estrutura com 13 docas foi de 20,9%. Dessa forma, pode-se observar a relevância e a importância de se considerar os fatores internos e externos ao XD para o estudo conceitual da sua operação adequada ao atendimento do nível de serviço esperado
- Integração multifuncional na gestão de manufatura externa: um estudo de caso(2023) Barberini, Luiz Alberto
- Construção e avaliação do índice de circularidade da indústria química brasileira de 1ª e 2ª geração(2022) Monteiro, André Gustavo de AndradeA química circular possui grande relevância para a evolução da economia circular. Seus princípios estão baseados na redução do consumo de matérias-primas e insumos por meio de uma menor complexidade dos processos produtivos, maior reutilização de solventes e aditivos, utilizando resíduos como matéria prima. O setor químico tem impacto direto na geração de resíduos, consumo de energia e lançamento de gases efeito estufa. No entanto, a migração para modelos de negócio circulares depende de fatores estratégicos e políticos para as organizações consigam implementar inovações e melhorias que as levem para outro patamar do ponto de vista de circularidade. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo calcular um indicador de circularidade (CEI) que permitiu agregar indicadores de geração de resíduo, emissões atmosféricas e consumo de energia do setor químico brasileiro, segmentado para as indústrias de primeira e segunda geração. Foi utilizado a análise de componentes principais como parte de metodologia para o cálculo do índice. O trabalho partiu da construção de um modelo teórico suportados por estratégias de circularidade e indicadores. Os dados foram fornecidos pelas plataformas digitais do IBAMA e IBGE. Além do cálculo, as variações do indicador foram estudadas tendo como referência fatores estratégicos e políticos para identificar quais fatores seriam mais fatores seriam mais relevantes para o caso brasileiro a nível das organizações e a nível estadual. Foi utilizado o período de 2017 a 2019 como base para a pesquisa. Como resultado do trabalho, obtiveram-se dois modelos de regressão. O primeiro identificando a receita liquida de vendas, investimentos em melhorias e pessoas como fatores estratégicos relevantes e o segundo identificando o potencial de crescimento dos estados, assim como seus investimentos em sustentabilidade social/ambiental além das ações em inovação como fatores relevantes para as variações do CEI. O estudo concluiu que o segmento da primeira e segunda geração tem espaço para avançar na circularidade pelas oscilações do CEI ao longo do período estudado. Outra conclusão é que os estados que possuem maior competitividade não possuem os valores CEI mais favoráveis. Os modelos conseguiram explicar 41% e 61% das variações do CEI mostrando que ainda existe potencial de pesquisa para um maior entendimento de como a indústria química está se adaptando para ambientes de negócio circulares
Dissertação Manufatura aditiva(2022) Pereira, Felipe di StefanoA manufatura aditiva é uma das tecnologias habilitadoras da Industria 4.0 e nos últimos anos vem aumentando sua utilização na indústria em todo o mundo, tanto na fase de prototipagem de um produto, quanto na fase de produção final. Além disso, é importante destacar que a manufatura aditiva está ligada à fabricação de uma diversa gama de produtos, que podem ir desde artigos de lazer, até componentes da área da medicina. No Brasil, o uso desta tecnologia está em amadurecimento e cresce a cada ano, porém, ainda em uma parcela menor do que no restante do mundo. O principal benefício da utilização da manufatura aditiva é poder projetar peças personalizadas devido à facilidade na elaboração de projetos e na obtenção de materiais como termoplásticos, elastômeros, cerâmicos e metais para finalizações. O objetivo deste trabalho é identificar as barreiras e oportunidades na utilização da manufatura aditiva pela indústria brasileira e para isso foi realizado um survey interseccional e exploratório. Para a análise estatística, algumas ferramentas foram utilizadas, como o teste T e a aplicação da análise fatorial por componentes principais (ACP). O resultado da pesquisa de campo identificou que as barreiras no grupo de empresas que já possuem ou utilizam manufatura aditiva são investimento excessivamente alto, falta de treinamento de pessoal e que a tecnologia não é adequada para o setor e como oportunidades a criação de novos produtos com geometrias complexas, maior desempenho e qualidade, redução do tempo de prototipagem e personalização do produto. Para as empresas que não utilizam manufatura aditiva as barreiras são design e softwares para projetos, confiança na tecnologia e operadores qualificados e as oportunidades, redução de custos de materiais, redução no tempo de prototipagem e redução do impacto ambiental. A contribuição desta pesquisa para a indústria brasileira é a possibilidade de utilização dos resultados obtidos como benchmark na tomada de decisão da utilização desta tecnologiaDissertação Transformação digital aplicada no planejamento de demanda baseado em inteligência artificial(2022) Correia, Caveiro FernandaA partir de mudanças no cenário atual, as empresas precisam, cada vez mais, se envolver no processo de transformação digital, com o objetivo de se manterem competitivas no mercado e criarem valor aos seus clientes. Neste cenário, a implementação de tecnologias digitais em diferentes áreas vem sendo utilizada para obter melhorias em todos os níveis organizacionais. A Cadeia de Suprimentos não é diferente e vem se beneficiando deste processo. Esta apresenta relação direta com os custos e níveis de serviço das empresas e, por esse motivo, é considerada de extrema importância pelas organizações. Sendo a demanda a principal responsável por movimentar todos os processos envolvendo a Cadeia de Suprimentos, surge a necessidade de realizar um planejamento de demanda, a fim de que decisões operacionais sejam tomadas muito antes da mesma ser conhecida. Neste contexto, a utilização de tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), pode ser de grande auxílio no processo de planejamento de demanda. Desta forma, o presente estudo tem, como objetivo principal, analisar como a IA está sendo aplicada pelas empresas no Planejamento de Demanda, com foco na identificação dos recursos necessários para essa implantação e, consequentemente, no desenvolvimento da capacidade desta por essas organizações. Para atingir o objetivo proposto, esse estudo utiliza uma abordagem qualitativa, tomando como método o estudo de caso múltiplos. Aqui estão sendo analisadas três empresas de grande porte, sendo duas delas do segmento de cosméticos e uma do setor alimentício. A partir da análise dos resultados obtidos, esse estudo identificou cinco recursos utilizados pelas organizações para a implementação da Inteligência Artificial. Estes estão divididos nas seguintes dimensões: tangíveis, humano e intangíveis. Na dimensão tangível, os recursos citados são os de dados e os da arquitetura do modelo. Na dimensão humano, o principal recurso identificado foi o das habilidades técnicas. E, na dimensão intangível, foram levantados os pontos da necessidade de redesenho do processo atual e o da importância de apoio da liderança. A identificação dos recursos é relevante para gestores e profissionais, que podem desenvolver critérios de benchmark específicos e podem quantificar prontidão em relação a cada umas das dimensões avaliadas- Impacto do uso de técnicas de aprendizado de máquina, big data e variáveis causais na gestão de demanda(2022) Silva, Janderson LopesEste trabalho de dissertação tem como principal objetivo avaliar o efeito da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina e Big Data na acuracidade de previsão de demanda, além de analisar a influência das variáveis causais internas e externas. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com os principais conceitos de gestão de demanda para avaliar os principais métodos, abordagens e fatores relevantes para construção do modelo de planejamento de demanda. Além disso, estudou-se também os principais algoritmos de aprendizado de máquina e Big Data, que pudessem melhorar no desempenho do modelo. Após, elaborou-se um procedimento metodológico de estudo de caso em uma empresa do segmento de agronegócio, com coleta e análise de dados da demanda planejada e realizada, dos últimos cinco anos e, na sequência, realizou-se análises quantitativas para validar as hipóteses e análises qualitativas através de entrevistas com os especialistas da área. Ambas análises foram importantes para elaboração final do modelo. Como resultado, obteve-se que a utilização das técnicas de aprendizado de máquina e Big Data, melhorou em 37% a acuracidade de previsão de demanda em relação ao método qualitativo de ajuste de julgamento utilizado pela empresa. Além disso, o modelo proposto em 100% dos casos, utilizou de métodos mais robustos e sofisticados de aprendizado de máquina, do que utilizar métodos tradicionais de séries temporais simples. Outro fator importante é que as variáveis causais internas contribuíram em 100% dos casos da família de fungicidas para melhoria do planejamento de demanda e, em contrapartida, as variáveis causas externas apoiou em 50% dos casos, para melhoria desse modelo. Conclui-se, então, que as principais contribuições deste trabalho de pesquisa foram: avaliar o desempenho da acuracidade de previsão de demanda comparando métodos clássicos de séries temporais, com métodos de aprendizado de máquina; verificar as influências das variáveis causais internas e externas nos modelos de previsão de demanda; utilizar software de planejamento de demanda com modelos mais robustos, de fácil utilização e com um rápido tempo de processamento; e por fim, estruturar uma revisão sistemática da literatura, com as pesquisas mais recentes dos estudiosos da área de gestão de demanda e Supply Chain 4.0, com intuito de utilizar as melhores pesquisas praticadas no mercado
- O papel do uso das tecnologias digitais na execução de práticas de economia circular(2022) Carlos, Ricardo LuizO planeta caminha em direção crescente para a escassez de seus recursos naturais, assim a economia circular vem recebendo cada vez mais atenção por parte das empresas, sociedades e seus governantes, que buscam novas formas de produção e consumo visando modelos mais sustentáveis e um menor impacto ambiental. Neste contexto as tecnologias digitais como IoT, Big Data e Blockchain buscam atuar como habilitadoras nesta transição de modelos de economia linear para modelos que utilizem práticas de economia circular, possibilitando o monitoramento, otimização, segurança e rastreabilidade dos processos, produtos e serviços, proporcionando assim uma resposta mais rápida a possíveis barreiras a serem encontradas durante o percurso e para a visualização de oportunidades que possam proporcionar vantagens competitivas. Sendo que neste cenário de transição, os estudos enfatizam que as tecnologias digitais oferecem diversas barreiras e oportunidades no processo de melhoria no desempenho de práticas circulares, assim, ainda existe a lacuna sobre como as tecnologias digitais afetam as práticas circulares e sobre o potencial de mudança que essas tecnologias juntamente a modelos de economia circular podem oferecer para as empresas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar o papel do uso das tecnologias digitais como IoT, Big Data e Blockchain na execução das práticas de economia circular e quais mecanismos as empresas estão adotando para integrar as tecnologias digitais no contexto circular. O método de pesquisa consiste em um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as tecnologias digitais tem relevância na execução de práticas no contexto de economia circular, onde as tecnologias tiveram relativa importância para o êxito da implementação de práticas circulares nas empresas que fazem parte do estudo. Ocorreram barreiras durante os processos de implementação, onde a grande maioria pode ser contornada através de ações das tecnologias digitais. As oportunidades salientadas pelas empresas, contemplam que a análise de Big Data melhorou o desempenho no processamento e gerenciamento dos dados, a IoT adicionou a otimização das práticas e rastreabilidade para as embalagens das empresas, assim, trazendo eficiência para as práticas de reciclagem, recuperação, reutilização e descarte, e o Blockchain fornece rastreabilidade, segurança e confiabilidade para a prática implementada. A contribuição teórica da pesquisa está relacionada a inclusão de um construto de tecnologia digital como viabilizador para a implementação de práticas de economia circular, pois, a integração das tecnologias digitais juntamente as práticas circulares apresentou um diferencial para as organizações que buscavam sua implementação, assim, o desenvolvimento e inclusão de um construto de tecnologias digitais dentro de uma estrutura de economia circular, demonstra-se relevante para apoiar a execução de operações que envolvam práticas circulares. Como contribuição prática, as empresas do estudo compreenderam que a integração com startups proporciona benefícios para o desenvolvimento dos projetos, onde além de propostas inovadoras, apresentam as tecnologias digitais como soluções gerenciais para a implementação das práticas de economia circular, visto que a integração com as startups teve papel de destaque para o desenvolvimento das áreas de tecnologia, gestão de dados e execução de práticas sustentáveis
- Transformação digital e as mudanças na criação de valor(2022) Novais Filho, Marivaldo José deA Transformação Digital vem influenciando pessoas, empresas e sistemas, e essa revolução está mudando a maneira como as empresas administram seus negócios, desenvolvem relacionamentos dentro e entre ecossistemas (por exemplo, com consumidores e fornecedores), oferecendo novas oportunidades e desafios de gerenciamento. A influência das tecnologias emergentes na inovação de produtos e serviços faz crescer significativamente as pesquisas e práticas de gerenciamento voltadas à transformação digital, que representam um problema em constante evolução e, portanto, ainda há lacunas que necessitam serem estudadas – dentre elas, o entendimento de como a transformação digital pode mudar as práticas na criação de valor. Neste contexto, o objetivo geral do estudo consiste em entender como as empresas estão implantando a Transformação Digital, as tecnologias aplicadas, as práticas utilizadas no processo de Transformação Digital, e como podem criar valor para as empresas. O método de pesquisa foi estudo de múltiplos casos, realizado com empresas do segmento do varejo. Como contribuição deste trabalho, destacam-se as práticas utilizadas pelas empresas, evidenciando formas de conduzir funções organizacionais que evoluem em função da dinâmica do ambiente dos negócios, destacando a transformação digital
- Gestão holística de inventário para indústrias de alto mix e baixo volume(2022) Toni, Flávio DottiO aumento da demanda por produtos customizados faz com que alguns cenários produtivos sejam caracterizados pelo ambiento de alto mix e baixo volume (high mix low volume - HMLV). Este ambiente costuma ser de alta complexidade, com elevada incerteza de demanda e altos padrões de nível de serviço exigido pelos clientes. A gestão de inventário, se eficiente, pode se tornar uma importante vantagem competitiva para as empresas inseridas neste contexto: seja como ferramenta para aumentar a lucratividade através do melhor gerenciamento de seus custos de operação; seja como fator estratégico para ganhar novos mercados ou contribuir na retenção de clientes. Para que essa eficiência seja alcançada, é necessário tratar a gestão de inventário de forma holística – levando em consideração a estratégia de fabricação dos produtos e suas respectivas características de volume e perfil de demanda para a correta definição das políticas de estoque. Entretanto, a revisão de literatura mostra que os problemas de gestão de demanda e gestão de inventário são abordados, majoritariamente, de forma separada. A fim de endereçar essa lacuna de pesquisa, essa dissertação tem como objetivo propor um framework holístico de gestão inventário, integrando os processos de análise do comportamento de demanda com as políticas de estoque. Esse método é aplicado através de um estudo de caso em uma empresa dentro do ambiente HMLV, com produtos caracterizados pela estratégia de produção híbrida de fabricação sob encomenda e/ou de montagem sob encomenda – além da venda de algumas de suas peças de reposição atrelarem-se a fabricação para estoque. Os resultados indicam melhorias quantitativas – com ganho de eficiência do trade-off entre os níveis de estoque de segurança e de serviço – e qualitativas – por meio de um processo claro e horizontalizado – em comparação ao método de abordagem tradicional presente na Empresa A
- Desenvolvimento de produto em empresas da indústria têxtil: caracterização do processo e identificação de práticas da gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores. Estudo de caso em múltiplos ramos de atividades(2021) Paula, L. de O.A essência do processo de desenvolvimento de produtos manifesta-se fundamentada na concepção de contextos organizacionais promissores à disseminação do conhecimento e aprendizagem individual. Atividades centradas ao conhecimento apresentam-se como moderadoras à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, bem como, ao sucesso de novos produtos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva identificar e caracterizar práticas de gestão do conhecimento e seus recursos capacitadores no processo de desenvolvimento de produtos de empresas da indústria têxtil atuantes em múltiplos ramos de atividades. Visando ao alcance deste propósito, foi realizada uma pesquisa empírica de cunho qualitativo embasada na adoção do procedimento técnico de estudos de caso múltiplos empregue em cinco organizações de grande porte responsáveis pela fabricação de fibras e filamentos sintéticos, fios fiados naturais e mistos, tecidos planos acabados, malhas acabadas, bem como, confecção de produtos para moda lar. Amparada na análise das evidências empíricas, o estudo constatou que o desenvolvimento de produtos têxteis exibe-se um processo estruturado, realçado pela ênfase às macrofases de pré-desenvolvimento e desenvolvimento, motivadas, essencialmente, por novos projetos requisitados pela dinâmica de mercado ou solicitados diretamente pelo consumidor, concretizados mediante esforços coletivos de pluralidades departamentais, todavia, escasso da aplicação de metodologias e ferramentas suportáveis às tomadas de decisões envolvidas paralelamente à coordenação de tarefas relacionadas, ponderados fundamentalmente com base em indicadores financeiros tradicionais de vendas e rentabilidade. Ademais, pertinente às iniciativas orientadas ao conhecimento e elementos impulsionadores da gestão do conhecimento, os achados coletados em campo demonstraram a eminência de processos de conversão do conhecimento concernentes a prática de criação, suportável pela vigência de comportamentos colaborativos, comumente a notoriedade de esforços orientados ao compartilhamento do conhecimento entre funcionários, clientes e consumidor final, frente a operacionalização de infraestruturas tecnológicas, sobretudo, nas empresas designadas ao desenvolvimento de coleções de produtos, à medida que, iniciativas referentes ao armazenamento, potencializadas pela presença de lideranças orientadas ao conhecimento sincronicamente a disposição de estímulos motivadores à aprendizagem, revelaram-se destacáveis às empresas destinadas ao atendimento de pedidos diferenciados solícitos por clientes. Também, condutas pertinentes a utilização do conhecimento, alavancadas segundo a oferta de treinamentos contínuos, mecanismos de premiações e recompensas e políticas formais de estratégia de gestão do conhecimento, exibiram-se evidentes, particularmente, nas organizações detentoras de processos produtivos verticalizados. Neste particular, a pesquisa atestou a íntegra execução das práticas de gestão do conhecimento somente na companhia desenvolvedora de tecidos planos acabados em razão a extensão de ocorrência e efetividade dos recursos capacitadores à gestão do conhecimento paralelamente a vigência de iniciativas compenetradas a disposição de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, intrínsecas ao modelo de negócios ESG, qualificadas como fomentadoras à sistematização do conhecimento