Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Assunto "competência"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso Competências de líderes docentes:(2024-07-02) Borghi, Gabriela da Silveira Pereira ; Santos, Gabriela Fernandes dos ; Araújo, Laura Barrionuevo ; Silva, Samuel OliveiraNo atual contexto educacional, a liderança docente desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender as percepções dos graduandos e egressos do Centro Universitário FEI sobre as competências que consideram essenciais para a atuação eficaz de um professor universitário. Para atender ao objetivo geral do trabalho foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo. Foi recolhida uma amostra de 129 alunos e ex-alunos do Centro Universitário FEI, sendo composta por pessoas dos cursos de administração, ciências da computação e de diversos cursos de engenharia. Foi utilizada estatística multivariada para reduzir a dimensionalidade dos dados e identificar padrões de correlação entre 16 competências avaliadas pelos egressos e graduandos em relação à prática docente. Essas competências formaram quatro dimensões de habilidades docentes: (i) Competências tecnológicas e de avaliação; (ii) Competências pedagógicas personalizadas e reflexivas; (iii) Competências didáticas e de gerenciamento da aula; e (iv) Competências pedagógicas inclusivas. A dimensão avaliada pelo maior grau de importância na percepção do objeto de estudo, foi analisada por meio de estatística inferencial. Os resultados apontaram que o domínio do conteúdo lecionado exerce uma influência positiva na percepção dos egressos e graduandos sobre outras competências docentes, como a de realizar o planejamento das aulas e o de conectar a teoria à prática. Isso se reflete na capacidade dos professores de aplicarem o conhecimento em situações reais de aprendizado e na otimização do tempo em sala de aula.