Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Engenharia Mecânica

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/23

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    NEOVECTIS
    (2022-06-20) Pontes, Arthur Caravieri; Xavier, Ayra Christina Santos Laurindo; De Almeida, Bruno Sobral Coelho; Matiuci, Enrico Steinle; Beraldini, Gabriel Batistioli; Celino, Gabriel José; Araujo, Luiz Henrique Marques; Inserra, Matheus Gasparetto; Bessa, Vinicius Guimarães
    Conforme dados levantados no Censo de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil. Ademais, 7% da população brasileira possui algum tipo de dificuldade para se movimentar. Já em escala mundial, apenas uma em cada dez pessoas possui acesso aos equipamentos assistivos que necessitam. Diante do exposto, o NEOVECTIS traz uma nova visão ao projeto VECTIS, incluindo melhorias e maior viabilidade financeira. Em acréscimo, importante ressaltar o objetivo, qual seja construir um dispositivo modular para auxiliar a propulsão das cadeiras de rodas, consistindo em duas alavancas que, ao serem empurradas, transmitem movimento ao eixo das rodas. Referida mudança faz-se necessária para preservar as musculaturas da região do ombro do cadeirante. Com o intuito de dar continuidade ao projeto Vectis, pretende-se otimizar os seguintes mecanismos: sistema de freio, conjunto de alavancas e acoplamento. Para o sistema de freio, será preciso empregar componentes mais eficazes, sem comprometer a estética e modularidade. No conjunto de alavancas, as melhorias envolvem: (i) alteração da geometria para empregar materiais mais leves sem comprometer sua eficiência mecânica; (ii) adição de um sistema de contrabalanceamento, a fim de deixar a alavanca em posição estável, na hipótese de ser solta pelo cadeirante; e (iii) permissão de manobras e deslocamento em marcha ré. Por fim, no acoplamento propõe-se a otimização de componentes com o objetivo de reduzir o peso e a largura.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Projeto VECTIS
    (2021-06-23) Nunes, Giovanni Ricci; Menegati, Guilherme Feliscino; De Oliveira, Guilherme Tavano; Brandão, Isabella Rotta; Borges, Italo Ventura Saddi; Da Silva, Rafael Vazquez Alves; Trigueirinho, Vinícius Moreno
    Atualmente no mundo, mais de um bilhão de pessoas precisam de algum tipo de tecnologia assistiva. Dentre elas, setenta e cinco milhões de pessoas precisam de cadeiras de rodas, cento e cinquenta milhões de pessoas precisam de algum tipo de dispositivo para auxílio na locomoção e trinta e cinco milhões de pessoas precisam de próteses. No entanto, a cada dez pessoas que necessitam de algum tipo de dispositivo assistivo, somente uma tem acesso, tendo o alto custo dos equipamentos como principal fator impeditivo. Estima-se que até 2030 haverá dois bilhões de pessoas que necessitem de alguma assistência tecnológica. Tendo em vista a situação atual e previsões futuras, o projeto VECTIS tem como objetivo primário contribuir para que tecnologias assistivas eficientes e baratas cheguem para toda a população. O projeto VECTIS tem como objetivo: idealizar, projetar e simular um dispositivo modular de auxílio na propulsão em cadeira de rodas através de duas alavancas que transmitem movimento ao eixo das rodas, onde o usuário empurra as alavancas e gera torque para locomoção. Isso torna a transmissão de força mais eficiente, pois o torque gerado pelo braço de alavanca é maior do que acelerar diretamente com as mãos nas rodas. A alavanca gera, também, maiores ou menores esforços, dependendo de onde o usuário segura para realizar o movimento. É importante ressaltar que o baixo custo é muito importante para o sucesso do projeto, visto que o principal fator de inacessibilidade da população a dispositivos assistivos é o alto custo. Como objetivo secundário, visamos algum tipo de parceria com o sistema único de saúde brasileiro (SUS), para assistir o maior número de pessoas.