Engenharia Mecânica
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Dissertação Operações de entrega de última milha e coleta de primeira milha isolada vs coleta e entrega intercaladas vs coleta e entrega simultâneas: uma análise comparativa(2024) Gabelini, Juliana DombradyO comércio eletrônico B2C, em constante crescimento, enfrenta desafios logísticos críticos, notadamente no que diz respeito à gestão da "última milha". Este estudo propõe a avaliação do impacto das estratégias de transporte VRPB (Problema de Roteamento de Veículo com Retornos) e VRPSPD (Problema de Roteamento de Veículo com Coleta e Entrega Simultâneas) em comparação com as operações de coleta e entrega isoladas no contexto do comércio eletrônico. Distingue-se pela abordagem holística, considerando todos os custos inerentes, investimentos e, crucialmente, a colaboração vertical entre diferentes níveis da rede de suprimentos. Utilizando uma abordagem de análise de caso comparativa, este estudo investiga três cenários distintos de logística: (1) o modelo de entregas e coletas isoladas, (2) a estratégia de rotas com entregas e coletas intercaladas, também conhecida como Backhaul, e (3) a estratégia de rotas com entregas e coletas simultâneas, referida como Interleaved. Este estudo é de relevância tanto para profissionais do mercado, ao proporcionar insights sobre implementação e vantagens econômicas, quanto para a academia, ao contribuir para o avanço do entendimento sobre otimização logística no comércio eletrônico. Foram avaliados três cenários logísticos distintos: (1) entregas e coletas isoladas, (2) entregas e coletas intercaladas - modelo Backhaul e (3) entregas e coletas simultâneas - modelo Interleaved. A análise revelou que o cenário de entregas e coletas isoladas incide no maior custo, decorrente do elevado número de rotas e da baixa ocupação dos veículos. Em contraste, o modelo Backhaul demonstrou uma redução de 27% nos custos e uma diminuição de 22 veículos, evidenciando uma melhoria significativa na eficiência operacional. O modelo Interleaved apresentou o melhor desempenho geral, com uma redução de 30% nos custos em relação ao modelo Backhaul e 50% comparado ao modelo de entregas e coletas isoladas, além de uma diminuição de aproximadamente 40 veículosDissertação O efeito do estoque no projeto de rede de suprimentos de um varejista de comércio eletrônico(2023) Zanré, Paulo Eduardo BarrosNesse trabalho foi realizada uma pesquisa aplicada em uma empresa de grande porte do ramo do varejo, com o objetivo de investigar o impacto gerado com a inclusão da variável estoques em um projeto de rede de suprimentos, analisando assim a diferença do resultado das otimizações, com e sem a consideração dos estoques dentro do projeto de rede. Essa otimização, considerando os estoques dentro do modelo, pode levar a uma redução da quantidade total de CDs (Centros de Distribuição) no projeto quando comparado com o modelo sem estoques, isso pode ocorrer uma vez que a literatura aponta que o custo de gestão do estoque possui relevância principalmente quando comparado com outros custos logísticos (fixo, manuseio e transportes). Portanto, com o intuito de colocar em prática, foram adquiridas todas as informações necessárias para desenvolvimento e aplicação de um modelo de pesquisa operacional, e com isso viabilizar os possíveis cenários e otimizá-los. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, uma vez que foi comprovado que a utilização dos estoques dentro do modelo resultou em uma diminuição da quantidade total de armazéns na rede, indo em linha com o que foi apontado na bibliografia, almejando assim encontrar o melhor cenário para a empresa estudada.- Cross-dock design: análise de fatores que afetam o desempenho operacional(2023) Fugihara, Marcelo KoitiAs pesquisas em cross-docking (XD) tipicamente analisam apenas os fatores internos do desenho e planejamento das suas instalações como o layout, tamanho da instalação, quantidade de docas, stage único ou duplo, alocação das docas, entre outros ou tratam separadamente os fatores externos relacionados ao projeto da malha logística com foco na localização do XD, quantidade, área de atuação, janela de entrega, nível de serviço e custo do transporte. O problema de não se considerar uma abordagem holística no projeto do cross-docking é a não visualização dos efeitos interdependentes do desempenho operacional da instalação refletido nesta pesquisa através do nível de serviço. Esta pesquisa considerou fatores internos e externos ao XD para avaliar o efeito interdependente dos mesmos. Entre os fatores externos, foram considerados o perfil horário das chegadas dos veículos do recebimento e o horário de corte da onda de expedição que reflete uma alteração na janela de entrega do produto no cliente final. O fator interno usado para representar o tamanho da infraestrutura do XD foi a quantidade de docas. A pesquisa foi realizada com base em dados de uma empresa do setor do comércio eletrônico do Brasil e os seus achados contribuem para os gestores e planejadores de operações logísticas que precisam compreender o impacto isolado e combinado das variáveis de decisão para o projeto de um XD. O estudo mostrou que a antecipação do horário da chegada dos veículos do recebimento gera um impacto significativo no nível de serviço (NS) e esse efeito é similar tanto em uma estrutura mais robusta (mais docas) ou enxuta (menos docas). A antecipação do horário de corte da expedição tem um impacto mais significativo do que a antecipação do horário de chegada dos caminhões do recebimento no nível de serviço. O efeito da antecipação do horário de corte é diferente em um XD em uma operação com 13 docas em relação a um XD com 19 docas. Ao alterar o horário de corte da onda de 00:30 am para 01:00 am, o incremento do nível de serviço em um XD com 19 docas foi de 3,5% enquanto em uma estrutura com 13 docas foi de 20,9%. Dessa forma, pode-se observar a relevância e a importância de se considerar os fatores internos e externos ao XD para o estudo conceitual da sua operação adequada ao atendimento do nível de serviço esperado
- Integração multifuncional na gestão de manufatura externa: um estudo de caso(2023) Barberini, Luiz Alberto
- Impacto do uso de técnicas de aprendizado de máquina, big data e variáveis causais na gestão de demanda(2022) Silva, Janderson LopesEste trabalho de dissertação tem como principal objetivo avaliar o efeito da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina e Big Data na acuracidade de previsão de demanda, além de analisar a influência das variáveis causais internas e externas. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com os principais conceitos de gestão de demanda para avaliar os principais métodos, abordagens e fatores relevantes para construção do modelo de planejamento de demanda. Além disso, estudou-se também os principais algoritmos de aprendizado de máquina e Big Data, que pudessem melhorar no desempenho do modelo. Após, elaborou-se um procedimento metodológico de estudo de caso em uma empresa do segmento de agronegócio, com coleta e análise de dados da demanda planejada e realizada, dos últimos cinco anos e, na sequência, realizou-se análises quantitativas para validar as hipóteses e análises qualitativas através de entrevistas com os especialistas da área. Ambas análises foram importantes para elaboração final do modelo. Como resultado, obteve-se que a utilização das técnicas de aprendizado de máquina e Big Data, melhorou em 37% a acuracidade de previsão de demanda em relação ao método qualitativo de ajuste de julgamento utilizado pela empresa. Além disso, o modelo proposto em 100% dos casos, utilizou de métodos mais robustos e sofisticados de aprendizado de máquina, do que utilizar métodos tradicionais de séries temporais simples. Outro fator importante é que as variáveis causais internas contribuíram em 100% dos casos da família de fungicidas para melhoria do planejamento de demanda e, em contrapartida, as variáveis causas externas apoiou em 50% dos casos, para melhoria desse modelo. Conclui-se, então, que as principais contribuições deste trabalho de pesquisa foram: avaliar o desempenho da acuracidade de previsão de demanda comparando métodos clássicos de séries temporais, com métodos de aprendizado de máquina; verificar as influências das variáveis causais internas e externas nos modelos de previsão de demanda; utilizar software de planejamento de demanda com modelos mais robustos, de fácil utilização e com um rápido tempo de processamento; e por fim, estruturar uma revisão sistemática da literatura, com as pesquisas mais recentes dos estudiosos da área de gestão de demanda e Supply Chain 4.0, com intuito de utilizar as melhores pesquisas praticadas no mercado
- Gestão holística de inventário para indústrias de alto mix e baixo volume(2022) Toni, Flávio DottiO aumento da demanda por produtos customizados faz com que alguns cenários produtivos sejam caracterizados pelo ambiento de alto mix e baixo volume (high mix low volume - HMLV). Este ambiente costuma ser de alta complexidade, com elevada incerteza de demanda e altos padrões de nível de serviço exigido pelos clientes. A gestão de inventário, se eficiente, pode se tornar uma importante vantagem competitiva para as empresas inseridas neste contexto: seja como ferramenta para aumentar a lucratividade através do melhor gerenciamento de seus custos de operação; seja como fator estratégico para ganhar novos mercados ou contribuir na retenção de clientes. Para que essa eficiência seja alcançada, é necessário tratar a gestão de inventário de forma holística – levando em consideração a estratégia de fabricação dos produtos e suas respectivas características de volume e perfil de demanda para a correta definição das políticas de estoque. Entretanto, a revisão de literatura mostra que os problemas de gestão de demanda e gestão de inventário são abordados, majoritariamente, de forma separada. A fim de endereçar essa lacuna de pesquisa, essa dissertação tem como objetivo propor um framework holístico de gestão inventário, integrando os processos de análise do comportamento de demanda com as políticas de estoque. Esse método é aplicado através de um estudo de caso em uma empresa dentro do ambiente HMLV, com produtos caracterizados pela estratégia de produção híbrida de fabricação sob encomenda e/ou de montagem sob encomenda – além da venda de algumas de suas peças de reposição atrelarem-se a fabricação para estoque. Os resultados indicam melhorias quantitativas – com ganho de eficiência do trade-off entre os níveis de estoque de segurança e de serviço – e qualitativas – por meio de um processo claro e horizontalizado – em comparação ao método de abordagem tradicional presente na Empresa A
- Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico(2019) Silva, Beatriz TorresRecentemente, uma etapa em especial do comércio eletrônico tem chamado atenção dos profissionais da logística: o Last Mile, em português, entrega de última milha, que se refere ao transporte da mercadoria para o destinatário final. Essa etapa é de extrema importância e decisiva para a experiência do cliente, pois é quando o consumidor avaliará o tempo de entrega e as condições em que a encomenda chegou. Dessa forma, o last mile é fundamental para uma loja virtual, tendo em vista ser a etapa na qual o lojista mostrará a qualidade do serviço. Contudo, além das características intrínsecas da atividade que a torna a mais complexa de todo o processo de transportes, em países emergentes, como o Brasil, há ainda a importante questão no que tange à segurança das cargas movimentadas. Embora o roubo de carga tenha se tornado um dos aspectos mais importantes no gerenciamento logístico, poucos estudos conseguiram resolver essa questão por meio de análises de negócios, sobretudo em economias emergentes. Assim, o objetivo deste estudo empírico é analisar as relações existentes entre o valor sinistrado e diversas variáveis independentes por meio da exploração de dados históricos do maior varejista on-line do mercado brasileiro. Os resultados empíricos da análise multivariada revelam que valor e quantidade embarcada, horário, uso de terceiro e ausência de escolta são fatores-chave por trás da gravidade do roubo de carga. Além disso, as empresas com dados podem utilizar o modelo de gerenciamento de risco desenvolvido para roubo de carga no intuito de identificar as variáveis relevantes; ou aquelas que não possuem dados podem empregar as estratégias de mitigação desenvolvidas
- O impacto do imposto (ICMS) na emissão de gás carbônico em um projeto de rede: estudo de caso em uma empresa de sementes(2019) Rodrigues, Wilian BarbosaDiversas entidades, especialmente na Europa, dedicam-se a mensurar os impactos que cada empresa causa ao meio ambiente, provendo recomendações sobre o consumo de milhões de pessoas. O descaso com o meio ambiente pode trazer consequências sérias às empresas e à sua reputação. Do outro lado dessa equação, estão governos de diversos países, tentando ao mesmo tempo manter suas empresas competitivas frente ao mercado global e ainda tirar o máximo proveito da tributação para ampliar a arrecadação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do ICMS na emissão de na malha logística de uma empresa de sementes com atuação em todo o território brasileiro. Foi realizado um estudo de caso para a coleta de dados e pesquisa operacional para a apuração dos resultados. O estudo detalha os valores de diversas linhas, como custos de produção, frete e armazenagem, comparando resultados em um cenário base com ICMS e outro sem o imposto. A pesquisa demonstra um aumento de 5% na emissão de proveniente de transporte de mercadorias, quando a empresa em estudo desenha sua malha de maneira a otimizar os custos operacionais incluindo o ICMS
- Big Data Analytics aplicado a logística:um estudo de multicasos(2019) Menezes, Guilherme Pereira de
- Análise do impacto da inclusão da variável CO2 no projeto de rede de distribuição(2019) Barros, R. C.
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