Engenharia Mecânica
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Dissertação Qualidade na prestação de serviços logísticos: uma perspectiva dos clientes(2015) Santos, E. M. dos- O impacto do imposto (ICMS) na emissão de gás carbônico em um projeto de rede: estudo de caso em uma empresa de sementes(2019) Rodrigues, Wilian BarbosaDiversas entidades, especialmente na Europa, dedicam-se a mensurar os impactos que cada empresa causa ao meio ambiente, provendo recomendações sobre o consumo de milhões de pessoas. O descaso com o meio ambiente pode trazer consequências sérias às empresas e à sua reputação. Do outro lado dessa equação, estão governos de diversos países, tentando ao mesmo tempo manter suas empresas competitivas frente ao mercado global e ainda tirar o máximo proveito da tributação para ampliar a arrecadação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do ICMS na emissão de na malha logística de uma empresa de sementes com atuação em todo o território brasileiro. Foi realizado um estudo de caso para a coleta de dados e pesquisa operacional para a apuração dos resultados. O estudo detalha os valores de diversas linhas, como custos de produção, frete e armazenagem, comparando resultados em um cenário base com ICMS e outro sem o imposto. A pesquisa demonstra um aumento de 5% na emissão de proveniente de transporte de mercadorias, quando a empresa em estudo desenha sua malha de maneira a otimizar os custos operacionais incluindo o ICMS
- Big Data Analytics aplicado a logística:um estudo de multicasos(2019) Menezes, Guilherme Pereira de
- Análise do impacto da inclusão da variável CO2 no projeto de rede de distribuição(2019) Barros, R. C.
- Lean e seis sigma em logística(2019) Carvalho, M. S.
- Logística 4.0:um estudo exploratório sobre tecnologias emergentes(2019) Corrêa, J. S.
Dissertação Evolução dos processos de produção e da cadeia de suprimentos na Mercedes-Benz do Brasil(2010) Bastian, R.Desde o advento das novas práticas de produção e logística, originárias do sistema de produção Toyota (TPS- Toyota Production System), várias empresas ocidentais se decidiram por descartar a continuidade do sistema de produção em massa aderindo, com maior ou menor êxito, ao que se denominou Lean Manufacturing ou produção enxuta. Teorias e práticas foram estudadas e pesquisadas e muitas delas implementadas nas fábricas americanas, euroéias e também brasileiras, com variados níveis de profundidade, especialmente no ramo das automobilísticas, com resultados de melhorias de produtividade, redução de estoques, redução de áreas, incremento de qualidade, redução de lead-time de fabricação, etc. Várias ferramentas tornaram-se parte do vocabulário destas empresas: kanban, heijunka, andon, pokayoke, just in time, muda, gemba, 5'Ss, etc. No Brasil, em especial nas grandes montadoras automotivas da região do grande ABc, São Paulo, a adoção desta nova filosofia se intensificou e, com maior ou menor sucesso, com maiores ou menores dificuldades, tornou-se imperiosa. Várias emoresas dos mais variados ramos de atividades, por exemplo: metalúrgicas, serviços, hospitais, comércio, etc. também adotaram esta nova filosofia, cada uma delas com suas adaptações necessárias. Esta dissertação tem como objetivo analisar a evolução dos processos de produção e da cadeia de suprimentos dos últimos 15 anos na Mercedes-Benz do brasil, uma das grandes fabricantes e montadoras de veículos comerciais - caminhões e chassis de ônibus. Através de levantamento de dados e de arquivos do período, de entrevistas com profissionais executivos que participaram e participam desta história, procura-se demonstar as vantagens da utilização do sistema Toyota de produção, as melhorias implantadas, além de um diagnóstico de como se encontra a empresa neste quesito.Dissertação O impacto do nível de serviço logístico na satisfação e lealdade do cliente(2012) Su, Alexandre Fun GhiAs empresas estão sempre em busca de novos caminhos para manter e/ou aumentar sua competitividade e ganhar participação de mercado. Uma das iniciativas mais relevantes nos últimos anos é a oferta de níveis de serviços logísticos adequados que auxiliem os clientes a alcançar suas metas. O objetivo desta pesquisa é demonstrar o impacto do serviço logístico sobre a satisfação do cliente e, consequentemente, sobre sua lealdade. A evidência empírica fornecida é a avaliação das relações entre os desempenhos operacional e relacional, a satisfação, o comprometimento afetivo, o comportamento de compra e a lealdade dos profissionais da área de compras do setor químico brasileiro. É demonstrada a importância do desempenho relacional, que possui impacto direto e significativo na satisfação do cliente, além de influenciar diretamente a percepção de desempenho operacional por parte do comprador. Também é demonstrado que a satisfação do cliente não tem influência direta no comportamento de compra, mas sim influência indireta através do comprometimento afetivo. Em outras palavras, a satisfação pode levar ao comprometimento afetivo, e essa conexão emocional é que influencia o futuro comportamento de compra do cliente. Esta pesquisa possibilita uma visão mais complexa e completa do fenômeno da lealdade.- Fatores que afetam o grau de maturidade do processo de planejamento de vendas e operações(2012) Rocha, Nadilson Pereira daO processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) sempre foi um campo de batalha para sincronizar as oportunidades de demanda com restrições de oferta. Apesar de ser cada vez mais popular nas empresas e de haver poucos estudos acadêmicos realizados sobre o assunto, já existem tentativas de implementação, mas que não atingiram um nível de maturação desejado. Consequentemente, não foi possível coletar as vantagens e benefícios do processo. A própria literatura já aponta que em muitos casos a implementação é falha (BREMER, AZEVEDO, MATHEUS, 2008). Como um processo estruturado, e já com uma existência aproximada de 30 anos, ainda é questionável no que diz respeito à sua efetiva implementação e execução? Esta pesquisa, portanto, teve o objetivo de investigar a maturidade do processo de S&OP nas organizações, bem como os fatores que viabilizam e inibem a implementação desse processo com sucesso.
- Logística sustentável:corredores verdes e a infraestrutura para a intermodalidade no Porto de Santos(2016) Bueno, M. S.Nos dias de hoje, a oferta de infraestrutura de transportes de um país está diretamente ligada à sustentabilidade, e a viabilidade no atendimento da crescente demanda é impulsionada pelo custo logístico deste processo. Neste contexto, muitas empresas, diante da perspectiva de desenvolver um diferencial competitivo, fortalecer o negócio e aumentar os lucros a curto, médio e longo prazo, passaram a incorporar a variável ambiental na formulação de suas estratégias e no desenvolvimento de suas atividades diárias. Dessa forma, ter pleno conhecimento dos modais de transporte de carga é, no mínimo, imprescindível para a análise do espaço que cada um tem dentro do processo logístico. Neste cenário, a intermodalidade, o incremento da infraestrutura portuária e o aumento da utilização do transporte marítimo de cabotagem têm papel de destaque para a implantação de um corredor verde marítimo para o transporte de cargas conteinerizadas no Brasil. Diante disto, o objetivo desta pesquisa é analisar as condições de infraestrutura portuária necessárias para que um corredor verde sustentável de transporte intermodal possa ser implantado a partir do Porto de Santos. Utilizar-se-á, como estrutura do trabalho, a definição da questão de pesquisa, o desenvolvimento de seus instrumentos, a coleta de dados nos principais “players" do processo, a análise de dados e disseminação dos resultados. Espera-se, contudo, verificar se o Porto de Santos tem condições estruturantes à intermodalidade, uma das vertentes do conceito de green corridors já a tempo disseminado no continente europeu.