Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Departamento de Matemática

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/789

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Artigo
    Análise das interações curriculares em um curso de ciência da computação: buscando subsídios para aprimoramento curricular
    (2014) GERAB, Fábio; BUENO, I. A. M.; GERAB, I. F. da S.
    O processo de mudança curricular deve estar alicerçado em evidências institucionais de mudanças. Neste sentido, o presente trabalho objetiva caracterizar e discutir as interações curriculares em um curso de Ciência da Computação a partir do desempenho dos alunos egressos. Os dados de desempenho foram submetidos à Análise de Componentes Principais e à Análise por Agrupamento Hierárquico para identificar eventuais correlações entre: o rendimento nas distintas disciplinas, a influência da classificação no exame de ingresso e o tempo necessário para a conclusão do curso. Observou-se a associação de disciplinas em nove grupos, com destaque para o agrupamento rotulado de “Básicas”, que interfere na duração do curso. Notou-se que o desempenho no vestibular perde sua importância no decorrer do curso. Compreender estas relações pode contribuir para a melhoria do curso de Ciência da Computação e favorecer o bom aproveitamento do aluno.