Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica
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Resultados da Pesquisa
Dissertação Qualidade na prestação de serviços logísticos: uma perspectiva dos clientes(2015) Santos, E. M. dos- Sistema de suporte à decisão baseado em simulação para evitar situações de tensão em sistemas de emergência hospitalar(2019) Ferreira, D. S.Apesar do usual emprego de aços estruturais modernos de alta tenacidade (classe API) a gasodutos, permanece a O alto período de permanência e a superlotação nos departamentos de emergência, são dois problemas recorrentes no setor de saúde, seja no serviço público ou privado. Para diminuir o tempo médio de permanência e combater a superlotação, não há dúvidas quanto a necessidade de dimensionar adequadamente diversos recursos, desde médicos, enfermeiros, recepcionistas, até a disposição física dos ambientes; ao mesmo tempo que devem ser consideradas as restrições orçamentárias e físicas. Para lidar com essas situações, este trabalho adotou uma abordagem multimétodo baseado na teoria de agentes e eventos discretos. A simulação modelou o departamento de emergência no Hospital Infantil Sabará (HIS), localizado na capital do estado de São Paulo, São Paulo. Foram simulados os comportamentos dos pacientes, recepcionistas, enfermeiros de triagem, enfermeiros de emergência e médicos. Para avaliar o desempenho deste sistema, foram testados cenários diferentes, em cada cenário, indicadores-chave de desempenho foram acompanhados. Foi desenvolvido um sistema de suporte à decisão (DSS) baseado em simulação para execução dos cenários elaborados, a fim de melhorar sua gestão pelo sistema hospitalar. As saídas de cada simulação foram a quantidade de pacientes atendidos e o tempo de permanência no Departamento de Emergência (DE). Este estudo também demonstra o impacto potencial devido a um dimensionamento adequado da equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos.
- Avaliação numérico-experimental do comportamento mecânico de aços API X80 e investigação das variáveis mecânicas e microestruturais envolvidas no crack arrest(2019) Silva, L. N. G.Apesar do usual emprego de aços estruturais modernos de alta tenacidade (classe API) a gasodutos, permanece a necessidade de prever fenômenos de fraturamento dúctil que podem disparar trincas a velocidades próximas de 500 m/s e resultar em prejuízos significativos à sociedade. Neste sentido, e de um ponto de vista de engenharia, alguns modelos para previsão de falha em gasodutos, propostos no passado, deixaram de aderir à fenomenologia ocorrente nos materiais atuais, contribuindo para a perda de similitude entre os corpos de prova (Charpy V-Notch) e estruturas reais. Desta maneira, as pesquisas de Moço (2017) e Pereira (2017) disponibilizaram boas práticas de simulação de corpos de prova de impacto e gasodutos, para compreensão do fenômeno de propagação de trincas em materiais de alta tenacidade sob uma perspectiva da resposta carga-deslocamento e de energia. Contudo, um estudo mais detalhado se faz necessário, além de ensaios experimentais para fins de validação numérica e identificação das variáveis mecânicas e microestruturais que impactam diretamente no crack arrest. Neste cenário se inseriu esta pesquisa, que abordou toda a caracterização experimental por meio de ensaios mecânicos de tração e impacto Charpy instrumentado a partir de chapas de aço API X80, além de testes DWTT preliminares, sendo todos acompanhados por reprodução numérica envolvendo modelo de dano de GTN para compreensão dos fenômenos envolvidos. Assim, apesar do cunho estruturante desta pesquisa, os resultados das análises experimentais apontaram para um norte no que diz respeito às variáveis que impactam na capacidade de frenagem de trincas destes materiais, à exemplo da ocorrência de delaminações em casos onde o arrest não ocorreu. Portanto, este trabalho estabeleceu um alicerce sólido para continuidade das investigações energéticas envolvendo o fenômeno de propagação de trincas em aços de alta tenacidade, partindo das propostas de Leis (2013), Moço (2017) e Pereira (2017), bem como para a identificação das variáveis mecânicas e microestruturais que impactam no crack arrest
- Adoção da tecnologia da informação em saúde sob a perspectiva do custo efetividade(2019) Gonçalves, M. J.O progresso em tecnologias da informação em saúde oferece novas oportunidades, bem como novos cenários de aplicação, trazendo benefícios em qualidade dos serviços médicos e redução dos custos de saúde. As organizações de saúde, consideram a aplicação da Tecnologia da Informação como uma chave fundamental para melhorar a gestão de saúde, porém poucos trabalhos analisam o impacto de sistemas de informação em termos econômicos e de qualidade dos cuidados aos pacientes, além da escassez de estudos que considerarem as características da tecnologia da informação em saúde e as relações que vinculam a informação ao seu ambiente para tomada de decisão. A literatura relacionada com a Avaliação da Tecnologia da Informação em saúde parece ser ainda muito dispersa e fragmentada, demandando novos estudos. Assim, o objetivo geral deste trabalho consiste em propor um framework de avaliação de tecnologia da informação em saúde na perspectiva do custo efetividade, combinando diferentes modelos de adoção de tecnologia. A pesquisa buscou preencher a lacuna e examinar um modelo de avaliação abrangente e documentar o seu impacto sobre o processo decisório dos hospitais em adotar tecnologias em saúde e de fato alavancar resultados tanto para o paciente como uma forma de melhorar a gestão. Para o desenvolvimento do estudo foi aplicado o método Design Science Research (DSR) e avaliação do framework foi feito através de três estudos de caso realizados em hospitais público e público-privado. Os resultados indicam que a avaliação da tecnologia em saúde demanda um framework abrangente, sendo necessário abordar problemas de tecnologia, humanos, organização e aspecto econômico (custo-efetividade).
- Modelagem e simulação da propulsão por alavancas de cadeiras de rodas manuais(2019) De Vito Júnior, A. F.Cadeiras de rodas com propulsão por aros são utilizadas em larga escala por sua praticidade e baixo custo de fabricação. Porém, estima-se que 70% dos usuários deste tipo de cadeira de rodas sofre de algum desconforto ou dores nos membros superiores. Além disso, a locomoção com cadeiras de rodas manuais por aros é reconhecidamente ineficiente em termos energéticos. Uma forma de propulsão alternativa é a propulsão por alavancas, indicada na literatura científica como uma solução superior mas ainda pouco investigada. Não se conhece bem, por exemplo, os efeitos biomecânicos associados à variação de parâmetros construtivos. Nesse contexto, neste trabalho, propôs-se um modelo computacional e uma abordagem de controle ótimo para prever e investigar a influência de parâmetros como o comprimento de alavanca, a relação de transmissão e a posição do eixo de rotação da alavanca. Dois modelos representativos do conjunto de cadeira de rodas com propulsão por alavancas foram propostos, um atuado por momentos nas articulações e outro, por músculos equivalentes. O primeiro é eficiente computacionalmente mas não representa adequadamente as propriedades intrínsecas dos músculos envolvidos. O segundo, por sua vez, é capaz de representar funcionalmente modelos complexos do sistema músculo-esquelético dos membros superiores enquanto garante continuidade e baixa dimensionalidade, atributos importantes para a solução eficiente de problemas de controle ótimo. Simulações preditivas foram realizadas em diferentes velocidades médias, inclinações de rampa, relações de transmissão, posições do centro de rotação da alavanca e posições da mão na alavanca. Os resultados mostram que a posição do centro de rotação da alavanca é essencial para o desempenho da cadeira, sendo que posições mais posteriores e mais próximas ao eixo e rotação das rodas traseiras mostraram-se mais vantajosas. Os resultados mostraram ainda que as relações de transmissão mais adequadas dependem da velocidade média imposta e da inclinação da rampa e que há uma faixa de valores para o posicionamento da mão na alavanca que levou consistentemente a esforços musculares menores
- Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico(2019) Silva, Beatriz TorresRecentemente, uma etapa em especial do comércio eletrônico tem chamado atenção dos profissionais da logística: o Last Mile, em português, entrega de última milha, que se refere ao transporte da mercadoria para o destinatário final. Essa etapa é de extrema importância e decisiva para a experiência do cliente, pois é quando o consumidor avaliará o tempo de entrega e as condições em que a encomenda chegou. Dessa forma, o last mile é fundamental para uma loja virtual, tendo em vista ser a etapa na qual o lojista mostrará a qualidade do serviço. Contudo, além das características intrínsecas da atividade que a torna a mais complexa de todo o processo de transportes, em países emergentes, como o Brasil, há ainda a importante questão no que tange à segurança das cargas movimentadas. Embora o roubo de carga tenha se tornado um dos aspectos mais importantes no gerenciamento logístico, poucos estudos conseguiram resolver essa questão por meio de análises de negócios, sobretudo em economias emergentes. Assim, o objetivo deste estudo empírico é analisar as relações existentes entre o valor sinistrado e diversas variáveis independentes por meio da exploração de dados históricos do maior varejista on-line do mercado brasileiro. Os resultados empíricos da análise multivariada revelam que valor e quantidade embarcada, horário, uso de terceiro e ausência de escolta são fatores-chave por trás da gravidade do roubo de carga. Além disso, as empresas com dados podem utilizar o modelo de gerenciamento de risco desenvolvido para roubo de carga no intuito de identificar as variáveis relevantes; ou aquelas que não possuem dados podem empregar as estratégias de mitigação desenvolvidas
- Avaliação do perfil de pilotagem do motociclista brasileiro na cidade de São Paulo e sua relação com a durabilidade do veículo(2019) Fossa, Sergio SkoretzkyA principal ideia deste trabalho é apresentar uma proposta para a avaliação do perfil de pilotagem adotado por condutores brasileiros na cidade de São Paulo e sua influência com a durabilidade de uma motocicleta. Durante a execução da pesquisa, foi utilizada uma moto equipada com sensores e um sistema de aquisição de dados capaz de coletar informações da rede de bordo e dos sensores adicionais que foram anexados ao veículo. Para que o estudo pudesse ser executado, um banco de dados foi desenvolvido com as informações adquiridas durante sessões de pilotagem executadas por 30 diferentes condutores. Eles foram convidados a participar da pesquisa, de forma que o padrão de condução dos participantes pudesse ser avaliado. Após a coleta dos dados, um estudo estatístico baseado em testes de hipóteses foi aplicado para as três variáveis de interesse (tempo de condução, velocidade média e porcentagem de abertura do acelerador), todas monitoradas em tempo real durante a pilotagem por um trajeto real em vias públicas. Os testes estatísticos confirmaram que para estas variáveis, pelo menos uma das classes de condutores estudadas se destacou em comparação com as demais, sendo que com a intensão de se desenvolver uma análise de durabilidade a partir dos dados colhidos, a força vertical no eixo dianteiro da motocicleta foi calculada para cada piloto ao longo do tempo de execução do percurso. Posteriormente, a partir da aplicação de um algoritmo baseado na teoria de contagem de ciclos Rainflow, uma nova análise estatística para que uma comparação entre os intervalos de confiança associados aos quocientes de severidade média entre as três amostras da população de pilotos fosse executada. Ao término do trabalho, concluiu-se que dois dos três grupos analisados apresentaram características semelhantes associadas aos carregamentos impostos pelos diferentes pilotos
- Assimilação de tecnologia digital no gerenciamento de ativos em projetos complexos(2019) Attencia, G. F.O desenvolvimento de novas soluções tecnológicas deve proporcionar melhores resultados econômicos e operacionais para as empresas, ter capacidade de assimilar essas tecnologias pode ser uma característica fundamental para as organizações. A gestão de ativos representa uma parcela importante na composição de vários modelos de negócio, em especial no ambiente de projetos complexos, não apenas sob o aspecto de custo, mas também sob o aspecto de resultado. De acordo com esse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a assimilação de tecnologia na gestão de ativos inteligentes em projetos complexos, através de estudo de caso múltiplos, identificando as tecnologias utilizadas assim como os possíveis fatores que afetam a assimilação de tecnologia na gestão de ativos. Foram utilizados os conceitos Technology-Organization-Enviroment - TOE framework e Technology Acceptance Model (TAM) para analisar os principais fatores que influenciam a assimilação de tecnologia na gestão de ativos inteligentes em grandes projetos de construção civil. A contribuição do estudo está na integração dos conceitos de gestão de ativos e assimilação de tecnologia. Esta integração permite estruturar um framework teórico de assimilação de tecnologias em projetos complexos através da identificação de fatores de assimilação em cada fase do ciclo de gestão dos ativos
- O impacto do imposto (ICMS) na emissão de gás carbônico em um projeto de rede: estudo de caso em uma empresa de sementes(2019) Rodrigues, Wilian BarbosaDiversas entidades, especialmente na Europa, dedicam-se a mensurar os impactos que cada empresa causa ao meio ambiente, provendo recomendações sobre o consumo de milhões de pessoas. O descaso com o meio ambiente pode trazer consequências sérias às empresas e à sua reputação. Do outro lado dessa equação, estão governos de diversos países, tentando ao mesmo tempo manter suas empresas competitivas frente ao mercado global e ainda tirar o máximo proveito da tributação para ampliar a arrecadação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do ICMS na emissão de na malha logística de uma empresa de sementes com atuação em todo o território brasileiro. Foi realizado um estudo de caso para a coleta de dados e pesquisa operacional para a apuração dos resultados. O estudo detalha os valores de diversas linhas, como custos de produção, frete e armazenagem, comparando resultados em um cenário base com ICMS e outro sem o imposto. A pesquisa demonstra um aumento de 5% na emissão de proveniente de transporte de mercadorias, quando a empresa em estudo desenha sua malha de maneira a otimizar os custos operacionais incluindo o ICMS
Dissertação Práticas sustentáveis: um estudo de caso na cadeia de suprimentos de latas de alumínio(2012) Leite, Cláudio TadeuDiante da consciência atual que as matérias primas são finitas e da contínua necessidade de bons resultados financeiros, o critério de avaliação das cadeias de suprimentos vêm sofrendo mudança nos últimos anos. Com isso, os estudos sobre cadeia de suprimentos verde ou cadeia de suprimentos sustentável vêm aumentando. Por outro lado, são encontrados poucos trabalhos que identificam e definem as práticas sustentáveis em uma cadeia de suprimentos. Este trabalho teve como objetivo identificar quais as práticas sustentáveis encontradas na literatura são aplicadas na cadeia de suprimento de latas de alumínio. A qual possui um ambiente propício para observação destas práticas, tanto no fluxo de abastecimento direto quanto no reverso. A pesquisa foi baseada em entrevistas em profundidade, observações in loco dos principais membros desta cadeia, e análise de dados históricos e estatísticos disponíveis nas principais associações afins à cadeia estudada. Conclui-se que a cadeia estudada apresenta as práticas sustentáveis utilizadas como referência. Contudo, há oportunidade de melhoria.