Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica

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    Dissertação
    O impacto do imposto (ICMS) na emissão de gás carbônico em um projeto de rede: estudo de caso em uma empresa de sementes
    (2019) Rodrigues, Wilian Barbosa
    Diversas entidades, especialmente na Europa, dedicam-se a mensurar os impactos que cada empresa causa ao meio ambiente, provendo recomendações sobre o consumo de milhões de pessoas. O descaso com o meio ambiente pode trazer consequências sérias às empresas e à sua reputação. Do outro lado dessa equação, estão governos de diversos países, tentando ao mesmo tempo manter suas empresas competitivas frente ao mercado global e ainda tirar o máximo proveito da tributação para ampliar a arrecadação. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do ICMS na emissão de na malha logística de uma empresa de sementes com atuação em todo o território brasileiro. Foi realizado um estudo de caso para a coleta de dados e pesquisa operacional para a apuração dos resultados. O estudo detalha os valores de diversas linhas, como custos de produção, frete e armazenagem, comparando resultados em um cenário base com ICMS e outro sem o imposto. A pesquisa demonstra um aumento de 5% na emissão de proveniente de transporte de mercadorias, quando a empresa em estudo desenha sua malha de maneira a otimizar os custos operacionais incluindo o ICMS
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    Dissertação
    Avaliação numérica dos efeitos de tunelamento e plasticidade na flexibilidade elástica no descarregamento de geometrias C(T), SE(B) e SE(T) solicitado por garras
    (2016) Andrade, L. G. F.
    Avanços em ciência dos materiais vêm expondo ao mundo novos produtos com alta resistência e alta capacidade de absorção de energia. Entender integralmente como estes materiais se comportam é crucial para a sua aplicação com o máximo de segurança e confiabilidade, especialmente em um cenário de crescente otimização das aplicações. Para tal, é imprescindível saber como estruturas respondem sob a presença de trincas, fazendo com que a utilização das teorias de mecânica da fratura seja mandatória. Sabendo disto, este trabalho investiga como os efeitos de tunelamento e plasticidade localizada à frente de trincas impactam nas soluções de flexibilidade elástica no descarregamento. As geometrias de corpos de prova investigadas foram SE (T) solicitado por garras, C(T) e SE(B). O principal objetivo é a previsão de maneira mais precisa do tamanho instantâneo de trincas nos corpos de prova ao longo do ensaio, o que por sua vez suporta a descrição de maneira mais realista de curvas de resistência (curvas R), crescimento de trinca por fadiga (da/dN − Ak) e outros ensaios que possam se beneficiar dessa técnica. No estudo do efeito do tunelamento, foi observado que dentro dos limites impostos pela ASTM E1820 (2013) para curvatura máxima da frente de trinca e consideração de trinca retilínea equivalente, o erro na flexibilidade elástica no descarregamento é pequeno, podendo ser desprezado. Para curvaturas que violam os limites impostos pela norma citada o erro é maior e considerável. Foi então elaborada uma proposta de trinca retilínea equivalente, pendente de validação experimental, com principal objetivo de garantir mesma flexibilidade elástica com o aumento da curvatura da trinca. Para a plasticidade, observou-se que para as geometrias de corpos de prova estudados existiu uma tendência de queda e posterior aumento da flexibilidade quando a zona plástica era maior e maiores cargas eram impostas nos corpos de prova. Possívelmente este comportamento é resultado da somatória de três efeitos, sendo estes rotação (queda de flexibilidade), arredondamento da ponta da trinca (queda de flexibilidade) e plasticidade (aumento de flexibilidade).
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    Dissertação
    Projeto de redes de suprimento com estoques e impostos:um estudo de caso
    (2016) Mello, A. L.
    O tema projeto de rede é relevante em Gestão de Redes de Suprimentos. Esta pesquisa desenvolveu um modelo de programação linear mista para um projeto de rede de suprimento multiproduto que considera os seguintes custos: estoques (cíclico e segurança), transporte, custos fixos e variáveis de armazenagem e o imposto ICMS sobre produtos importados. O modelo também considera os níveis de serviço, a variabilidade da demanda e lead-time de transporte de cada classe ABC de produto. O modelo foi aplicado em um grande distribuidor de produtos farmacêuticos que atende todo mercado nacional. Esta rede logística é composta por locais de nacionalização dos produtos importados, de Centros de Distribuição e de clientes distribuidores. As análises dos cenários avaliaram o impacto dos impostos sobre circulação de mercadorias (ICMS) nos custos logísticos totais. Os resultados confirmam que os impostos são importantes direcionadores na modelagem de rede de distribuição. Este modelo contribui para a literatura com um modelo que amplia a pesquisa sobre ICMS desenvolvida anteriormente ao abordar produtos importados.