Repositório do Conhecimento Institucional do Centro Universitário FEI
 

Engenharia de Produção

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/19

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Impacto do cashback na fidelização de clientes em uma empresa de varejo
    (2024-12-09) Ubeid, Yasmin Tadini
    O aumento da competitividade e as transformações no comportamento do consumidor exigem que as empresas se adaptem a um cenário de constante mudanças. Nesse contexto, as estratégias de fidelização, como programas de cashback, desempenham um papel crucial na gestão do relacionamento com os clientes, tornando-os mais duradouros e lucrativos. O objetivo deste trabalho é analisar como o programa de cashback contribui para a fidelização dos clientes e qual o impacto dessa estratégia no desempenho de uma empresa de varejo. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de um estudo de caso, envolvendo coleta de dados e entrevistas com uma empresa varejista brasileira. Os resultados mostram uma melhoria no desempenho financeiro e na retenção de clientes ao longo do tempo, a partir da criação de Key Performance Indicators, a fim de comparar os períodos anterior e posterior da adoção do programa de recompensas. Além disso, a análise do Lifetime Value, em comparação com o CAC, revela uma diferença positiva, que confirma a eficácia das estratégias de marketing e vendas adotadas pela empresa, o que viabiliza o sucesso da implementação do cashback no comércio.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Economia circular:
    (2024-06-12) Geraldeli, Isabella; Nogueira, João Pedro Dutra; Samos, Leonardo dos Santos; Ferreira, Luísa Cabalin; Nóbrega, Pedro Bruno Nascimento
    Diante da crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por uma sociedade mais sustentável, as empresas têm direcionado seus esforços para desenvolver pilares sustentáveis, assegurando que suas decisões sejam viáveis e aplicáveis, permitindo a coexistência de sustentabilidade e eficiência no cotidiano. Essa mudança de mentalidade das empresas alinha-as ao modelo de Economia Circular, responsabilizando-as desde a produção até o incentivo ao descarte correto dos produtos. Neste trabalho de conclusão de curso, são investigadas as práticas e métodos adotados por uma empresa de café em cápsulas, visando estabelecer um modelo de negócio sustentável ao longo de toda a sua cadeia produtiva. A pesquisa focaliza a Nespresso e sua cadeia produtiva, analisando as práticas implementadas e explorando possíveis soluções para promover a sustentabilidade. O estudo enfatiza como a sustentabilidade se tornou um elemento fundamental na cultura da empresa, contribuindo para um desenvolvimento mais responsável e consciente.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica:
    (2024-06-20) Silva, Ana Carolina Shoga da; Carelli, André dos Santos; Silva, Laís Tavares da; Jacomino, Pedro Henrique Zoia
    Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso que desenvolva a gestão estratégica por meio da aplicação do Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício. A premissa é que ao analisar performance alguns vetores são relevantes para o desempenho e estratégia organizacional além do financeiro. Este conceito é de extrema importância para consolidação de um bom plano estratégico que permite definir metas e objetivos alinhados à estratégia. Como forma de apoiar o BSC e viabilizar sua aplicação foram utilizadas algumas ferramentas, como: Matriz SWOT, 5W2H e Ciclo PDCA, que direcionaram o estudo. Mais importante ainda é conseguir acompanhar a aplicação e os resultados de modo que a assertividade em tomadas de decisões seja garantida assim como a correção de desvios etc. Para isso, são propostos indicadores de desempenho. A partir da proposta a empresa consegue obter resultados mais eficientes, além de um crescimento sustentável e a escalabilidade do negócio.